Jump to content

Grupo Latam aumentará frota de cargas com 10 767-300


Recommended Posts

Grupo Latam aumentará frota de cargas com 10 767-300

18/05/2021  

Por Artur Luiz Andrade

O Grupo Latam anunciou a expansão do seu plano de crescimento de frota convertida em cargueiros, com a expectativa de incorporar de forma gradativa 10 Boeing 767-300 Boeing Converted Freighters nos próximos três anos, completando assim uma frota de 21 Boeing 767 cargueiros até 2023. O primeiro avião será recebido no final deste ano.

A princípio, o plano de crescimento da frota cargueira contemplava quatro aviões já confirmados com a Boeing e mais quatro opções de conversão. Dois meses após o anúncio, a Latam ratificou a aquisição das oito aeronaves e anunciou a conversão de mais dois Boeing 767-300ERs adicionais. Desta forma, a frota total dos operadores de carga do grupo Latam será de 21 aeronaves até o final de 2023, o que significa que o grupo vai praticamente dobrar a sua capacidade de cargas e reduzirá de 17 para 14 anos a idade média desta frota.

“A decisão de expandir a frota está baseada nas atrativas oportunidades de crescimento, nos ganhos de eficiência que serão alcançados e na flexibilidade oferecida pelo Boeing 767F. Com isso, será possível crescer com rentabilidade, inclusive em cenários semelhantes aos enfrentados antes da pandemia. Graças a isso, as filiais de carga da Latam continuarão respondendo às necessidades de seus clientes e apoiando o desenvolvimento do continente com uma conectividade melhor e mais ampla”, afirma Andrés Bianchi, CEO da Latam Cargo.

“De forma geral, a conectividade entre a América do Sul e a América do Norte sai reforçada. Especificamente a conexão da Colômbia e do Equador sai fortalecida para apoiar a exportação do setor da floricultura. Além disso, a exportação de salmão do Chile e seu mercado de importação serão fortalecidos. E, no Brasil, a capacidade de e para a América do Norte e Europa será ampliada, promovendo os mercados de exportação e importação”, comenta Kamal Hadad, diretor de Alianças e Malha Aérea da Latam Cargo.

Hadad também acrescenta que a flexibilidade da frota de carga permite que a Latam avalie múltiplas alternativas. “Por exemplo, as duas conversões adicionais podem ser usadas para renovar a frota atual ou para iniciar novos projetos de crescimento. O grupo tem tempo para tomar as decisões adequadas”, conclui.

Os operadores de cargas da Latam utilizarão alguns 767-300ERs que aguardam para serem convertidos em um formato híbrido. Para isso, os assentos da cabine de três aeronaves serão totalmente removidos, para atingir uma carga útil de até 46 toneladas por voo. Duas dessas aeronaves já estão em operação para fornecer mais capacidade e a terceira deverá iniciar operações durante o segundo trimestre.

Além disso, a Latam está aumentando a similaridade entre seus cargueiros 767-300 de fábrica e convertidos para maximizar a sua capacidade, incluindo a possibilidade de transportar cargas sensíveis.

https://www.panrotas.com.br/viagens-corporativas/aviacao/2021/05/grupo-latam-aumentara-frota-de-cargas-com-10-767-300_181583.html

 

De acuerdo con el nuevo cronograma de flota, entre 2021 y 2022 LATAM debiera recibir cuatro B767-300BCF. Las restantes seis aeronaves se incorporarán a la flota entre 2022 y 2023.

https://aero-naves.com/2021/05/18/latam-dispondra-de-21-aeronaves-de-carga-para-2023-con-mas-conversiones-de-b767/

 

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Que legal, achei que iriam converter os próprios de passageiros em cargueiros mas a nota diz que virão da Boeing esses 10 B767 cargueiros, então serão um adicional, será que alguns virão pra Latam Cargo Brasil?

Link to post
Share on other sites
4 hours ago, Luckert said:

Que legal, achei que iriam converter os próprios de passageiros em cargueiros mas a nota diz que virão da Boeing esses 10 B767 cargueiros, então serão um adicional, será que alguns virão pra Latam Cargo Brasil?

São convertidos, mas não dizem se serão ex-pax da LTM.  Acredito que sim, porque vão sair 12 767 da frota.

During the year 2020, the sale of a Boeing 767 aircraft took place and therefore US $ 5.5 million was recognized as profit from the transaction

During 2020, eleven Boeing 767 aircraft were transferred from the Property, plant and equipment item, to the Non-current assets item or groups of assets for disposal classified as held for sale. 

 

Nota 13 (pág31)  http://www.latamairlinesgroup.net/static-files/e2b1a9a7-a68e-4391-aa97-845b1585fc2d

  • Thanks 1
Link to post
Share on other sites

Sentido mesmo teria se convertessem os CC-CXx/CWx (média de 12 anos) pra cargueiro e manterem os CC-BDx e os PT-MSx/MOx (média de 8 anos) pra pax. Mas vai entender...

Pelo menos não terão o trabalho de desmontar o interior retrofitado dos modelos pra montar nos novos...

Link to post
Share on other sites

LATAM also announced that it will use some of the 767-300ERs that are awaiting conversion under a hybrid format to benefit customers in the short term. The seats will be completely removed from three planes for this purpose in order to have a payload of up to 46 tons per flight. Two of these planes are already operational. The third one is expected to be available in the second quarter of 2021.

 

https://www.aviationbusinessnews.com/cargo/latam-to-expand-cargo-fleet-to-21-b767-aircraft-by-2023/

 

3 767 Preighters enquanto aguardam a conversão.

Link to post
Share on other sites
18 minutes ago, Aero User said:

Alguém sabe dizer quantas destas 10 aeronaves virão para a Latam Brasil?

LTM tem 11 76F:  3 na M3 e 7 (UC/L7), e 1 alugado à M7 (MAS AIR MX), deve seguir a mesma proporção.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade