Jump to content

Emirates pode converter novamente os pedidos do 777X por 787

Recommended Posts

Meus prezados

Triple seven versus Dreamliner

Emirates pode converter novamente os pedidos do 777X por 787

Empresa árabe analisa desenvolvimento do avião e o futuro do mercado de transporte aéreo

spacer.png

Pedido original da Emirates previa 150 unidades da família 777X

O CEO da Emirates, Sheik Ahmed bin Saeed Al Maktoum, disse nesta segunda-feira (17) que pode converter alguns dos 126 pedidos do Boeing 777-9 em 787 Dreamliner. Além de não ser a primeira vez que a Emirates cogita reduzir ainda mais o pedido do novo 777, recentemente houve uma conversão similar, em favor do 787, o menor avião de fuselagem larga da Boeing.

O pedido original para o 777X previa 150 aeronaves, mas foi reduzido posteriormente para 126, com a adição de trinta unidades do 787 Dreamliner.

Recentemente, a Emirates demonstrou frustração com o novo modelo, especialmente pelo atraso do desenvolvimento que dura três anos e foi afetado pelas incertezas da economia desde o ano passado. A companhia árabe ainda exigiu da Boeing maior transparência sobre a produção e certificação.

Em entrevista à agência Reuters, o Sheik Al Maktoum disse que sempre existe a possibilidade de reconsiderar pedidos e que está avaliando suas necessidades enquanto a companhia negocia com a Boeing sobre a revisão de sua frota, impactada diretamente pelos efeitos da pandemia do coronavírus.

Nos próximos dias a companhia aérea irá divulgar os resultados anuais para o ano financeiro encerrado em 31 de março, o que pode revelar detalhes sobre a negociação.

Fonte:  Marcel Cardoso – Aero Magazine 17 mai 2021

Meus prezados

Contrato em jogo

Emirates pode desistir do 777X caso a Boeing não cumpra acordo

Advertência foi a declaração pública mais dura feita pela empresa aérea árabe

spacer.png

Problemas causados pela crise sanitária atrasou ainda mais o desenvolvimento do 777X

Em mais uma advertência aos atrasos da Boeing em certificar o novo 777-9, a Emirates Airline, maior cliente do modelo, ameaçou a cancelar a totalidade dos pedidos. A empresa que já reduziu parte do pedido original e anunciou a compra do rival da Airbus, o A350-1000, está preocupada com a falta de informações sobre o programa de desenvolvimento.

Em entrevista à agência Reuters, nesta segunda-feira (24), o CEO da Emirates, Tim Clark, disse que a companhia pode desistir das entregas do 777X, caso a fabricante não cumpra compromissos de desempenho previstos em contrato.

Clark afirmou não ter recebido até agora nenhum detalhe sobre o desempenho dos motores da aeronave, apesar de os voos de teste já estarem em andamento. O executivo se mostrou preocupado com o histórico recente de promessas exageradas envolvendo os lançamentos do 737 MAX e do 787 Dreamliner.

"Não aceitaremos um avião a menos que ele esteja executando 100% do contrato. A menos que esteja fazendo o que eles [Boeing] disseram que [o 777-9] faria e contratamos, não levaremos aquele avião”, alertou Clark.

A Emirates tem 126 encomendas ativas do Boeing 777-9 e outras trinta do 787 Dreamliner, em um pedido avaliado em mais de US$ 50 bilhões (R$ 267,3 bilhões). Atualmente a empresa árabe é a maior cliente de aeronaves de fuselagem larga do fabricante norte-americano no mundo, com 145 aeronaves em serviço, composta integralmente pelo 777-300ER.

O programa 777X, que deverá dar origem aos 777-9 e ao 777-8, acumula uma série de atrasos e problemas. Um dos maiores incidentes foi a explosão da fuselagem em um teste estático, que ocorreu em uma área que não havia sequer previsão que fosse sofrer problemas estruturais. Uma revisão emergencial no projeto atrasou o primeiro voo, que somou aos problemas com o motor GE9X, desenvolvido pela GE Aviation, que retardou ainda mais o início da campanha de ensaios em voo.

Por fim, as incertezas no transporte aéreo desde abril de 2020 tem levado a Boeing a ter cautela no andamento do projeto, evitando ter o avião certificado e pronto para entregas antes da retomada da demanda.

Fonte: Marcel Cardoso – Aero Magazine 24 mai 2021

Parece que a EK quer pular fora do programa 777X e usar uma cláusula como desculpa.

Até onde sei é a primeira vez que vejo uma declaração deste tipo, parece mais da Qatar/AAB do que Emirates.

As melhores previsões da BOE já indicam que o modelo -9 terá alcance menor que o 77W/A380, será mais pesado que os atuais modelos de ultima geração, não conseguirá oferecer os 18' de pitch oferecidos nos A350/A380 e ainda vém apresentando uma série de problemas... graças a Deus antes de ser lançado. 

Eu gostei razoavelmente das minhas experiencias voando 777, principalmente pq pude aproveitar várias cabines (Y/W/C na BA e Y na KL, Y/C na AA)... mas eu ainda acho os Airbuses mais confortáveis pra long-haul, principalmente os A330.

Não sei, mas o projeto já foi lançado a tanto tempo e tem se arrastado... poucos pedidos certos, muitos cancelamentos, trocas... mas não tem parecido que será nem de perto o sucesso que a atual geração de 777s foi. Talvez por não impressionar e nem renovar em nada, há não ser pelas as asas dobráveis. Longe de mim falar mal, acho uma aeronave fantástica... mas não tenho visto as demais cias pensando igual...

Por muito menos, a Emirates desistiu dos A350. O 777X não é uma fonte de problemas, mas está deixando a desejar em diversos aspectos, o que o torna pouco competitivo em relação às aeronaves da geração atual cujos projetos foram feitos do zero, sobretudo o A350-1000. Some a isso os sucessivos atrasos que o projeto vem sofrendo, é muito provável que a Emirates reduza os pedidos. Não digo nem uma conversão de todo o pedido em 787, falo em cancelamento mesmo. A EK precisa de um substituto para o 77W e hoje a única aeronave capaz de cumprir esse papel, além do próprio 777X, é o A350-1000. O 787 - e o A350-900 - são pequenos para a Emirates, os 80 pedidos de aeronaves desse porte (280-310 assentos) são suficientes para atender à demanda da empresa e o 787-10 sofre com o baixo alcance e performance prejudicada no calor dos EAU. 

Eu, particularmente, creio que a Emirates irá converter uma pequena parcela de seus 777X em 787, manter outra pequena parcela para suprir a demanda por aeronaves na faixa dos 400 assentos na frota, mas irá efetuar o cancelamento de alguns pedidos e migrar para o A350-1000 visando atender a demanda por aeronaves na faixa dos 350 assentos com alcance ultra longo. O A350-900 já irá integrar a frota, portanto a incorporação do modelo maior não trará muitos custos extras. Acredito que será uma frota com algo em torno de 50 787, 50 777X, 50 A359 e 50 A35K, em face dos previstos 30 787, 126 777X e 50 A359.

• Like 2