Jump to content

Onze aviões estão abandonados no Aeroporto de Manaus há pelo menos 17 anos, aponta Infraero


Recommended Posts

Meus prezados

Aeroporto de Manaus tem cemitério de aviões

Onze aviões estão abandonados no Aeroporto de Manaus há pelo menos 17 anos, aponta Infraero

spacer.png

Sete empresas de aviação são responsáveis pelos aviões que estão abandonados no aeroporto. Foto: Patrick Marques/G1 AM

Por Patrick Marques

Há pelo menos 17 anos, a pista do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, também passou a ser um “estacionamento” para aviões abandonados. Até os dias de hoje, quem olha para a pista, mesmo do lado de fora do aeroporto, consegue ver as aeronaves abandonadas e com as marcas do tempo.

spacer.png

As aeronaves estão ao lado da pista do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. Foto: Patrick Marques/G1 Amazonas

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no total, 11 aeronaves estão abandonadas atualmente no aeroporto. Os aviões que estão abandonados no Aeroporto de Manaus são dos modelos Boeing 707-300 e 737-200, DC-8 F, Learjet 35, Cessna 210, ATR-42 e Citation-J2.

spacer.png

Marcas do tempo podem ser vistas nas aeronaves abandonadas no aeroporto de Manaus. Foto: Patrick Marques/G1 AM

Sete empresas de aviação são responsáveis pelos aviões que estão abandonados no aeroporto. Segundo a Infraero, as aeronaves foram deixadas no local após a falência de empresas, após as aeronaves terem o certificado de aeronavegabilidade cancelado ou terem sido acidentadas.

spacer.png

Aviões são dos modelos Boeing 707-300 e 737-200, DC-8 F, Learjet 35, Cessna 210, ATR-42 e Citation-J2. Foto: Patrick Marques/G1 AM

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou ao G1 que cabe ao operador aeroportuário notificar o proprietário para retirada e pagamento de eventuais taxas de estacionamento das aeronaves no local.

Caso haja dificuldades, o administrador deve recorrer à Justiça para que o bem seja removido. A Anac disse ainda que, em muitos casos, as aeronaves acabam indo para leilão por determinação judicial.

https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2021/05/Carca%C3%A7as-Cemit%C3%A9rio-de-avi%C3%B5es.jpg

Segundo Infraero, a empresa apenas recebe as aeronaves que estão na pista do aeroporto como depositária do Poder Judiciário. Foto: Patrick Marques/G1 AM

Segundo a Infraero, a empresa apenas recebe as 11 aeronaves que estão na pista do aeroporto como depositária do Poder Judiciário, e as coloca em áreas que evitem interferência nas operações regulares do aeroporto.

Quando ocorre essa decisão e as aeronaves ficam a cargo da Justiça, a Anac informou que pode ser chamada para avaliar as condições técnicas e operacionais da aeronave e peças a fim de direcionar o bem para uso ou sucata. O G1 entrou em contato com as empresas responsáveis pelas aeronaves, mas não obteve retorno.

Fonte: G1 via  Luiz Padilha - blog Defesa Aérea & Naval 23 mai 2021

 

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade