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GOL compra MAP Linhas Aereas


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7 hours ago, PT-KTR said:

O mais engraçado é voce achar que a G3 está com medo de algo, vamos lembrar que o Pacheco acusou de existir um contrato de gaveta G3/2Z com a compra da MAP?

https://www.aeroin.net/gol-acusada-pago-compra-map-pela-passaredo/

E olha que coincidencia, o Pacheco acusou justamente 27mi. Rolou 1mi de "comissão" a 2Z.

“O mundo não gira, capota”

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Mas na prática a MAP já não existe mais, as operações estão ocorrendo sob o nome VoePass. Não muda nada, o "se desfazer" do ATR na verdade é: Vão deixar os ATR com a VoePass e vão colocar os 737-700 n

Se realmente pretendem entrar no mercado regional com a compra, já estão errando logo na largada ao anunciar que vão se desfazer dos ATR e colocar os "mais modernos e eficientes 737-700" para atender

Aooo povo de UBA, olha a esperança de vocês voltarem a ter voo direto para CGH. Haha. E essa frase do Kakinoff, hein?! “Acreditamos que a aquisição da MAP seja, nesse momento, a única oportu

18 minutes ago, teiacontabil said:

Seria plausível pensar no ERJ-E2 na MAP? A quantidade de assentos do 195-E2 é parecida com o 737-700, não é?

G3 deve ir de 7M7, ou alugar +737.

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Jan20 foi o maior movimento pra AD+JJ em CGH, 3.976 decolagens = 128 dia

                                                            G3                3.387                        109

 

Independente de codeshare ou fusão/aquisição, a G3 está se garantindo pra ter pelo menos 50% dos slots de CGH.

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7 hours ago, TheJoker said:

Medo é força de expressão, mas que a G3 está incomodada desde o codeshare AD/JJ, isso ela está. 

 https://exame.com/negocios/gol-pede-ao-cade-que-aplique-sancoes-contra-azul-e-latam/

Sinceramente, até agora a 8I não disse a que veio, mas não entendo esse alvoroço todo entre as BR3 por um mercado que está funcionando abaixo dos 50%, acumulando prejuízos e dívidas bilionárias.

O Bôbo da Corte, na verdade a GOL pediu sanções ao CADE pois a Azul e Latam estavam vendendo rotas sobrepostas (que normalmente carece de uma avaliação do CADE). Aliais, a Azul e Latam suspenderam a comercialização dessas rotas sobrepostas, devem ter tomado uma carcada CADEana.

Como pode ver aqui nunca houve reclamações do code share em rotas complementares, como visto aqui:

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2020/06/para-gol-parceria-entre-azul-e-latam-e-natural-e-positiva_174440.html

Agora mudando de ATR para Boeing, os slots da MAP são da empresa mesmo? Lembro que quando houve a redistribuição de slots da Avianca a ANAC disse que era uma distribuição temporária até que uma nova norma de slots fosse definida. Se não forem pq a GOL compraria a MAP?!?

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2 hours ago, TheJoker said:

São 107 G3 + 13 2Z/7M = 120 decolagens/dia. Porém, sabe-se lá quando isso vai acontecer.

Atualmente, só se transferir toda a operação de GRU pra CGH. :o

Em jan19, foram 3.311 / 31 = 107 dia em média         GRU  3.459  ou 112 dia

     jan21,            1.237             40                           +             2.909         94          = RMSP 134  decolagens/dia  

 

Só que jan21 (G3 15.161 decolagens) foi 2.2x  melhor que mai21 (6.864).  

Li em uma reportagem da Aeroflap (não sei se é confiável) que a Gol possui 234 slots, a Azul 41, MAP 12, Passaredo 14 e Latam 236.

234 + 12 + 14 = 260

260/2 = 130 partidas.

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10 hours ago, diasfly said:

Se realmente pretendem entrar no mercado regional com a compra, já estão errando logo na largada ao anunciar que vão se desfazer dos ATR e colocar os "mais modernos e eficientes 737-700" para atender as rotas. Mas imagino que a intenção real por trás da compra realmente seja concentrar mais slots em CGH, o que fortaleceria a GOL frente à um cenário onde a Latam realmente seja engolida pela Azul em um futuro próximo.

 

1 hour ago, TheJoker said:

Vc quis dizer slot não é atrelado a rota, pode usar pra qualquer uma. Mas o meu comentário foi baseado nisso:

Em entrevista ao EXAME IN, o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, explica que a Gol vai operar as rotas  atuais da MAP com aviões Boeing, mantendo seu modelo de frota única. A MAP usa turbo-propulsores. Essas aeronaves somente serão utilizadas, de acordo com o executivo, em eventuais locais que não comportarem os 737 adotados pela empresa.

 

Não creio que a G3 vai querer manter os ATRs, até porque têm +22 anos de uso, e também porque os funcionários da MAP não vão ser transferidos pra G3.

[...]

2. Maior Densidade de Oferta de Assentos a Mercados Historicamente Sub-ofertados. Além de expandir para novas rotas, a Companhia disponibilizará uma oferta de assentos por voo substancialmente maior que a atualmente disponível pela MAP para esses mercados. Os ATRs serão substituídos por aeronaves maiores e mais eficientes, dando continuidade à estratégia regional da GOL, que hoje opera com 23 Boeing 737-700 – um modelo que pode ser substituído por outro tipo de aeronave ainda mais eficiente no futuro.

 

Aquele meu primeiro comentário (citado acima), que aparentemente alguns não entenderam, também foi baseado nessas declarações do presidente da GOL.

5 minutes ago, TheJoker said:

Jan20 foi o maior movimento pra AD+JJ em CGH, 3.976 decolagens = 128 dia

                                                            G3                3.387                        109

 

Independente de codeshare ou fusão/aquisição, a G3 está se garantindo pra ter pelo menos 50% dos slots de CGH.

Também acredito que ela está claramente se posicionando em função do risco real de a Azul absorver a Latam e todos os seus slots de CGH.

É como se tivesse marcando seu território, construindo um muro mais alto para proteger o seu quintal... Errada não tá. Só acho que a G3 tinha que começar a pensar em ter aeronaves menores para bater de frente com a Azul em rotas regionais, pra ontem, se quiser realmente bater de frente e fazer concorrência forte com ela. Ficar pensando em meter 737 em rota de ATR vai ser um tiro no pé. Mas acredito que essas declarações do Kakinoff tenham sido apenas blefes,para encobrir que a aquisição é uma mera compra de slots.

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E tem a concessão de CGH, dependendo do que seja pedido/prometido, o atual limite pode subir de 34 pra 40-44 movimentos/hora, e quem sabe extensão do horário de operação. Seriam pelo menos +48 a 80 decolagens/dia a serem distribuídas ou quem sabe pra nova empresa...

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12 minutes ago, Fabrício163 said:

Li em uma reportagem da Aeroflap (não sei se é confiável) que a Gol possui 234 slots, a Azul 41, MAP 12, Passaredo 14 e Latam 236.

234 + 12 + 14 = 260

260/2 = 130 partidas.

Pode até ser, eu usei a informação do que foi usado (ANAC). Final de semana geralmente não usam todos, mês a mês tem variação devido a cancelamentos, etc.

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2 hours ago, TheJoker said:

Vc quis dizer slot não é atrelado a rota, pode usar pra qualquer uma. Mas o meu comentário foi baseado nisso:

Em entrevista ao EXAME IN, o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, explica que a Gol vai operar as rotas  atuais da MAP com aviões Boeing, mantendo seu modelo de frota única. A MAP usa turbo-propulsores. Essas aeronaves somente serão utilizadas, de acordo com o executivo, em eventuais locais que não comportarem os 737 adotados pela empresa.

 

Não creio que a G3 vai querer manter os ATRs, até porque têm +22 anos de uso, e também porque os funcionários da MAP não vão ser transferidos pra G3.

 

No começo o discurso tem que ser esse mesmo. Depois que Anac e Cade aprovarem, tudo muda...

 

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2 hours ago, TheJoker said:

E tem a concessão de CGH, dependendo do que seja pedido/prometido, o atual limite pode subir de 34 pra 40-44 movimentos/hora, e quem sabe extensão do horário de operação. Seriam pelo menos +48 a 80 decolagens/dia a serem distribuídas ou quem sabe pra nova empresa...

É mais fácil eu me tornar um unicórnio do que conseguirem aumentar o horário de operações de CGH. Eu diria que após o 3054, aumentar ainda mais o número de operações/hora também é muito difícil, ainda que o aeroporto consiga absorver. Uma série de questões jurídicas são envolvidas nisso, incluindo a véia lá de Moema que desde os anos 80 recolhe documentos pedindo para fecharem o aeroporto — e conseguiu montar uma rede bastante forte “anti-CGH”. 

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5 hours ago, TheJoker said:

 

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No release oficial,

 

Existia uma "sinergia" entre as empresas?! 

Ou cada macaco no seu galho, enquanto estiveram juntas!?
Tripulação MAP era paga por algum CNPJ diferente da Tripulação VoePass? 

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Posted (edited)

Essa compra da MAP pela Gol dá cacife pra ela assumir os outros contratos enrolados (Monte Dourado, Trombetas, Urucu, São Gabriel, Tabatinga). Pegar o contrato da aeronáutica era um dos planos. Pinta uns 4 73G de verde e o milagre está feito.

 

Querendo ou não é dinheiro garantido

Edited by Kripuna
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33 minutes ago, thor.rao said:

Existia uma "sinergia" entre as empresas?! 

Ou cada macaco no seu galho, enquanto estiveram juntas!?
Tripulação MAP era paga por algum CNPJ diferente da Tripulação VoePass? 

MAP Transportes Aéreos Ltda ficou independente, exceto o nome fantasia que era compartilhado, inclusive salários distintos. O organograma foi ocupado em "duplicidade" em vários setores.

3 minutes ago, Kripuna said:

Essa compra da MAP pela Gol dá cacife pra ela assumir os outros contratos enrolados (Monte Dourado, Trombetas, Urucu, São Gabriel, Tabatinga). Pegar o contrato da aeronáutica era um dos planos. Pinta uns 4 73G de verde e o milagre está feito.

Querendo ou não é dinheiro garantido

Não vai rolar, o negócio é SLOT EM CGH, ponto. Kakinoff foi bem claro com isso e o comunicado do Felício também (quando fala que o pessoal e operações do norte serão assumidas por uma empresa do grupo, ou seja, a Voepass 2).

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Eu imagino os funcionários da Gol como devem estar furiosos com essa aquisição enquanto trabalham com salários reduzidos há quase 2 anos a empresa vai lá e assume uma dívida de 100 milhões e mais 53 milhões pra adquirir uma concorrente em meio a crise 

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15 hours ago, TheJoker said:

Esse não é o primeiro sinal da Gol de que a empresa já está vivendo o “pós-pandemia” no setor de aviação — um dos mais fortemente afetados pela crise sanitária global da Covid. “Nós estamos entre as únicas três companhias aéreas do mundo que conseguiu, nesse período conturbado, amortizar dívida e, simultaneamente, reduzir frota, mesmo com momento em que as receitas chegaram a ficar entre 20% e 30% do normal. E isso sem adotar nenhum programa de auxílio de governo”, destaca Kakinoff.

Isso é vero ou um jogo de palavras?

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2 hours ago, A345_Leadership said:

Isso é vero ou um jogo de palavras?

Rolaram dívidas, transformaram leasing mensal em horário, reduziram salários de funcionários, postergaram pagamentos/despesas, estão sobrevivendo graças ao mercado doméstico ser maior que o internacional, termos Governos aversos ao lockdown, etc.

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Posted (edited)

https://transparencia.infraero.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/DECLARAÇÃO-DE-CAPACIDADE-W21-SBSP.pdf

6h a 32mov/h = 192                               Aviação Geral  17h  a 2 mov/hora na principal  = 34

9h a 33            = 297                                                        17h     6                  na auxiliar    = 102                                         

1h a 16            =   16

total principal  = 505  Comercial                                                                             total   = 136

 

Aí ficam as dúvidas, os voos da 2F/7M/2Z são considerados Geral? operam na auxiliar? a G3 vai conseguir operar com 737? ou essa declaração de capacidade é só pra constar :uhm:      

 

Edited by TheJoker
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4 hours ago, Luckert said:

Eu imagino os funcionários da Gol como devem estar furiosos com essa aquisição enquanto trabalham com salários reduzidos há quase 2 anos a empresa vai lá e assume uma dívida de 100 milhões e mais 53 milhões pra adquirir uma concorrente em meio a crise 

Posso dizer que a notícia foi recebida... Nem todos digeriram....

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5 hours ago, Luckert said:

Eu imagino os funcionários da Gol como devem estar furiosos com essa aquisição enquanto trabalham com salários reduzidos há quase 2 anos a empresa vai lá e assume uma dívida de 100 milhões e mais 53 milhões pra adquirir uma concorrente em meio a crise 

São R$25 milhões + 100k GOLL4 (em tesouraria) que valem R$2.8 milhões.

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2 hours ago, TheJoker said:

Rolaram dívidas, transformaram leasing mensal em horário, reduziram salários de funcionários, postergaram pagamentos/despesas, estão sobrevivendo graças ao mercado doméstico ser maior que o internacional, termos Governos aversos ao lockdown, etc.

Famosa frase; "dívida não se paga, se rola".

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3 hours ago, A345_Leadership said:

Famosa frase; "dívida não se paga, se rola".

Eles até pagam, fazendo uma nova.

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14 hours ago, Macuxi said:

 

No começo o discurso tem que ser esse mesmo. Depois que Anac e Cade aprovarem, tudo muda...

 

Pode ser que mantenham sim as cidades, por conta do desconto no ICMS.

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