Jump to content

Azul anuncia forte expansão no Amazonas, que ligará Manaus a 23 destinos


Recommended Posts

A Azul anuncia, nesta quinta (10), o que ela descreve como o maior plano de expansão regional da história da aviação brasileira no Amazonas. Em parceria com os governos local e federal, a empresa planeja adicionar à sua malha aérea oito novos destinos no estado ainda no segundo semestre deste ano.

As novas operações para Barcelos, Apuí, Eirunepé, Itacoatiara, Humaitá, Borba e Novo Aripuanã, terão seu início após a conclusão dos investimentos em infraestrutura aeroportuária. O anúncio foi feito na manhã de hoje em Manaus e Brasília, em encontro entre representantes da empresa, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o Ministro do Turismo, Gilson Machado, e parlamentares da bancada amazonense.

São Gabriel da Cachoeira, cidade que a Azul havia anunciado interesse em operar, já tem data para receber voos da companhia. Os voos com destino a Manaus serão cumpridos três vezes por semana com as aeronaves brasileiras da Embraer, que comportam até 118 passageiros, a partir do dia 3 de agosto.

As vendas para São Gabriel da Cachoeira começam hoje, assim como a comercialização de passagens aéreas para Parintins, que já conta com operação da Azul Conecta, e passará a ter operações com os aviões da Embraer a partir do dia 2 de agosto.

Coari, Lábrea e Maués, outros destinos atendidos que despertam o interesse da Azul Conecta, empresa sub-regional da Azul, terão suas operações implementadas conectando Manaus até outubro, e a expectativa da empresa é oferecer melhores opções de horários e conectividade para esses voos.

A Azul anuncia, nesta quinta (10), o que ela descreve como o maior plano de expansão regional da história da aviação brasileira no Amazonas. Em parceria com os governos local e federal, a empresa planeja adicionar à sua malha aérea oito novos destinos no estado ainda no segundo semestre deste ano.

As novas operações para Barcelos, Apuí, Eirunepé, Itacoatiara, Humaitá, Borba e Novo Aripuanã, terão seu início após a conclusão dos investimentos em infraestrutura aeroportuária. O anúncio foi feito na manhã de hoje em Manaus e Brasília, em encontro entre representantes da empresa, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o Ministro do Turismo, Gilson Machado, e parlamentares da bancada amazonense.

São Gabriel da Cachoeira, cidade que a Azul havia anunciado interesse em operar, já tem data para receber voos da companhia. Os voos com destino a Manaus serão cumpridos três vezes por semana com as aeronaves brasileiras da Embraer, que comportam até 118 passageiros, a partir do dia 3 de agosto.

As vendas para São Gabriel da Cachoeira começam hoje, assim como a comercialização de passagens aéreas para Parintins, que já conta com operação da Azul Conecta, e passará a ter operações com os aviões da Embraer a partir do dia 2 de agosto.

Coari, Lábrea e Maués, outros destinos atendidos que despertam o interesse da Azul Conecta, empresa sub-regional da Azul, terão suas operações implementadas conectando Manaus até outubro, e a expectativa da empresa é oferecer melhores opções de horários e conectividade para esses voos.
 

09fa88760c2f4c121f50bd79fc58c25d.jpg




“Estamos felizes em ser a maior companhia aérea do Brasil em número de destinos atendidos no país e vamos fazer valer também essa marca para o Amazonas e região. Esse movimento é mais uma ação da Azul para alcançar a meta de chegar a 200 cidades atendidas no país nos próximos anos”, completa Rodgerson.

Confira, a seguir, o detalhamento da operação planejada para o Amazonas:
 

38972c82cf154da1e2925519486a30e3.jpg
 
  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Forte expansão: Barcelos, Apuí, Eirunepé, Itacoatiara, Humaitá, Borba e Novo Aripuanã, que só serão atendidas após a conclusão dos investimentos em infraestrutura aeroportuária....

 

PArece que a Azul está carente

  • Thanks 1
  • Haha 2
Link to post
Share on other sites
2 minutes ago, Macuxi said:

Forte expansão: Barcelos, Apuí, Eirunepé, Itacoatiara, Humaitá, Borba e Novo Aripuanã, que só serão atendidas após a conclusão dos investimentos em infraestrutura aeroportuária....

 

PArece que a Azul está carente

Efeito Gol.

  • Thanks 2
Link to post
Share on other sites

Espantado com o mapa de rotas, onde São Gabriel da Cachoeira, Apuí e Humaitá foram posicionadas próximas à Manaus. Também estranha Manicoré constar no mesmo mapa, porém, não foi anunciado voos para esta localidade.

Link to post
Share on other sites
2 hours ago, Macuxi said:

Forte expansão: Barcelos, Apuí, Eirunepé, Itacoatiara, Humaitá, Borba e Novo Aripuanã, que só serão atendidas após a conclusão dos investimentos em infraestrutura aeroportuária....

 

PArece que a Azul está carente

Lembro que, em 1997, a finada empresa aérea paraense PENTA aventurou-se em voos de Manaus para Itacoatiara, que não duraram muito tempo, pois não conseguiram competir com as linhas de ônibus, cuja passagem, à época, custava R$10,00.

Link to post
Share on other sites
2 hours ago, A345_Leadership said:

Efeito Gol.

Como assim efeito Gol? Essas operações no norte já estão sendo planejadas a mais de 6 meses…. Pessoal acha que as coisas são feitas de um dia pro outro rsrs

  • Like 7
Link to post
Share on other sites
14 minutes ago, Hirondelle said:

Lembro que, em 1997, a finada empresa aérea paraense PENTA aventurou-se em voos de Manaus para Itacoatiara, que não duraram muito tempo, pois não conseguiram competir com as linhas de ônibus, cuja passagem, à época, custava R$10,00.

Outros tempos! E mais, o ICMS que vão certamente ganhar, vale a pena voar até vazio.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
18 minutes ago, PT-KTR said:

Outros tempos! E mais, o ICMS que vão certamente ganhar, vale a pena voar até vazio.

Pois é... Nem sei qual o desconto de ICMS que negociaram, mas chutando que seja uma redução de 3 a 5% no ICMS, só o que a Azul deixa de pagar de ICMS em um voo MAO-VCP de A330 já paga ao menos uma meia dúzia de voos de Caravan pela floresta afora.

E isso já assumindo que os voos de Caravan realmente vão sair quase sempre vazios, o que é improvável, mas só saberemos após algumas semanas de operação.

Link to post
Share on other sites

Eirunepé é próximo do Acre, distante mais de 1.000 km de Manaus, mas a população da regional que abrange também Envira e Itamarati é muito pequena para viabilizar um voo non-stop de E-195 e é longe para ATR.

Humaitá dista 200 km de PVH pela BR-319, mas cresce economicamente impulsionado pelo agronegócio.

Barcelos tem o turismo de pesca a favor.

Alguma perspectiva de basear um ATR em MAO caso saia do papel?

Link to post
Share on other sites

Dei uma olhada superficial via google maps e entre esses destinos anunciados alguns me chamaram a atenção:

Eirunepé, que será atendida por ATR e está localizada à aproximadamente 1200 km de distância de MAO. Se realmente partir de MAO esse será de longe o voo de ATR mais longo do país, ganhando por muito do CNF-BRA e suas atuais 2:20 hrs de viagem.

Barcelos, Borba, Maués e Itacoatiara, que possuem um casebre menor do que um ônibus coletivo para ser utilizado como terminal aeroportuário.

Por fim, Novo Aripuanã, que aparentemente possui uma pista de cascalho.

Edit.: É possível que as operações da Conecta nesses destinos sem infraestrutura aeroportuária ocorra nos mesmo moldes de algumas das operações que ocorreram naquela fase do "Verão Azul Conecta". O Guarapari-CNF por exemplo, os cartões de embarque dos clientes eram entregues aos pilotos na origem do voo de ida em CNF, e os próprios pilotos faziam o atendimento de check-in dos clientes em Guarapari usando estes cartões já impressos. Se considerarmos essa possibilidade, pode ser que tais operações comecem sem a necessidade de construírem terminais nesses aeroportos.

Edited by diasfly
  • Like 1
Link to post
Share on other sites
1 hour ago, Uptrim said:

Como assim efeito Gol? Essas operações no norte já estão sendo planejadas a mais de 6 meses…. Pessoal acha que as coisas são feitas de um dia pro outro rsrs

Se foi planejado, retiro que eu disse. Mas não acho, tenho certeza, que as coisas são feitas de um dia para outro sim, mesmo em aviação e empresas bem estruturadas - não falo necessariamente da Azul.

Link to post
Share on other sites
24 minutes ago, Natan - RBR/SBRB said:

Eirunepé é próximo do Acre, distante mais de 1.000 km de Manaus, mas a população da regional que abrange também Envira e Itamarati é muito pequena para viabilizar um voo non-stop de E-195 e é longe para ATR.

Humaitá dista 200 km de PVH pela BR-319, mas cresce economicamente impulsionado pelo agronegócio.

Barcelos tem o turismo de pesca a favor.

Alguma perspectiva de basear um ATR em MAO caso saia do papel?

Se não me engano, a VOEPASS ainda opera a rota Manaus-Eirunepé (sem escala) com o ATR72-500.

Link to post
Share on other sites
3 minutes ago, Hirondelle said:

Se não me engano, a VOEPASS ainda opera a rota Manaus-Eirunepé (sem escala) com o ATR72-500.

Não sabia que a VOEPASS operava o Eirunepé, boa informação! A distância é enorme mas realmente é possível de ser atendida por ATR, só acredito que devem ocorrer algumas restrições de peso caso não haja reabastecimento em Eirunepé.

Link to post
Share on other sites
20 minutes ago, A345_Leadership said:

Se foi planejado, retiro que eu disse. Mas não acho, tenho certeza, que as coisas são feitas de um dia para outro sim, mesmo em aviação e empresas bem estruturadas - não falo necessariamente da Azul.

Não foi o caso, teve ATR fazendo voo de experiência na região em Setembro de 2020 para checar a infra dos aeródromos envolvidos. Lá se vão 9 meses.

  • Like 2
Link to post
Share on other sites

Voepass opera ERN via TFF.

No passado a TRIP operou MAO-TBT de ATR72, creio que tenha sido o voo mais longo do tipo em operação doméstica. Houve também o insano MVD-GIG da BQB com mesmo equipamento.

  • Like 2
Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade