Jump to content

Raro Boeing 747SP com interior VIP foi sucateado nos Estados Unidos


Recommended Posts

Meus prezados

Raro Boeing 747SP com interior VIP foi sucateado nos Estados Unidos

Avião colidiu com estrutura do hangar e foi declarado irrecuperável

spacer.pngspacer.png

Raro 747 executivo teve o seu derradeiro fim após a passagem de um furacão

Após ser declarado irrecuperável, um Boeing 747SP com interior VIP foi desmontado nos Estados Unidos. Durante um forte temporal a aeronave de luxo colidiu com a estrutura de um hangar em outubro do ano passado.

O veterano 747SP havia sido configurado com um luxuoso interior VIP e era operado pela rede de hotel e cassinos Sands Corporation. Utilizado especialmente no transporte de executivos da rede hoteleira e para atender hóspedes de alta renda e com elevada atração por jogos, o avião de matrícula VQ-BMS aguardava uma manutenção programada em um hangar no aeroporto internacional de Chennault, na Louisiana, quando um vendaval atingiu o local.

A extensão dos danos estruturais, somado ao custo de reparo elevado frente ao preço real do avião, tornou improvável sua recuperação. O avião que já acumulava 41 anos de serviço tem um valor de mercado pouco atraente, custando geralmente menos que jatos de negócios de entrada. Segundo dados de mercado o preço médio de um 747SP, com configuração VIP é de aproximadamente US$ 7 milhões.

spacer.png

Na ocasião do incidente na Louisiana, o furacão Laura atingiu a região causando grandes danos não só nos hangares, mas também em aeronaves que estavam no local, incluindo o 747SP, além de atingir também um Boeing 737 BBJ que estava próximo.

Na ocasião o avião também colidiu com o 747 VIP causando danos diversos, como uma avaria sob o nariz do Jumbo.

A aeronave era pertencente à rede de cassinos Sands Corporation, do bilionário Sheldon Adelson, que controla os cassinos The Venetian e The Palazzo, em Las Vegas, além de outros negócios ao redor do mundo.

O bilionário utiliza diversas aeronaves luxuosas, incluindo dois 747SP, que faziam parte das últimas sete unidades (agora seis) restantes do modelo ainda em operação.

Saiba mais...

A série 747 SP (Special Performance) foi projetada como uma versão encurtada do 747-100, oferecendo maior alcance, mas seu elevado custo operacional levou a Boeing produzir apenas 45 jatos.

O VQ-BMS foi entregue para a Pan American Airways em meados de maio de 1979, recebendo o nome de batismo China Clipper. Em 1995 o avião foi convertido como aeronave VIP, sendo utilizada pelo sultanato de Brunei e na sequência pelo governo do Bahrain, até ser vendido para a Sands Corporation, em 2008.

Ainda que ofereça um grande espaço interno, permitindo a instalação de um luxuoso interior, a idade avançada do 747SP, somado a existência de modelos com capacidade superior, tornou o uso do veterano Jumbo uma excentricidade.

Fonte:  Gabriel Benevides – Aero Magazine 11 jun 2021

 

Link to post
Share on other sites

Poderia ter ido para um museu, mas creio que o espaço seria para apresentação seria grande e, portanto, caro (além do traslado não ser mais possível após o incidente).

Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade