Jump to content

Passageira é dominada por comissário em voo da Azul, após não usar máscara e revoltar-se

Recommended Posts

https://www.aeroin.net/passageira-e-dominada-por-comissario-em-voo-da-azul-apos-nao-usar-mascara-e-revolta/

Passageira é dominada por comissário em voo da Azul, após não usar máscara e revoltar-se

Por
 Carlos Ferreira
-

15 de junho de 2021

Um caso de indisciplina a bordo num voo da Azul hoje (15), resultou numa atitude extrema da tripulação: A contenção de uma passageira que não usava máscara. O vídeo, disponível abaixo (aguarde carregar), mostra como tudo ocorreu.

https://www.instagram.com/p/CQH4qEIBQGo/?utm_source=ig_embed&ig_rid=6a40f359-ec49-4750-b5a1-751517ca031f

Este tipo de ocorrência tem sido muito comum nos EUA, onde passageiros são presos, multados e até proibidos de voar nas companhias aéreas. No Brasil, não se pode ter recusa de serviço, o que impossibilita a proibição de passageiros problemáticos, mas a prisão pode ser efetuada pela Polícia Federal em casos que interferem na segurança do voo.

No caso divulgado hoje, que ocorreu num voo da Azul entre São Paulo e Rio de Janeiro, a situação foi bem peculiar. A mulher não identificada se recusou a usar máscara após a decolagem e começou a discutir com a tripulação. O comissário então fez uma manobra de contenção, com uma espécie de “mata-leão” para conter a passageira, enquanto suas colegas traziam o kit de contenção, para poder prendê-la.

Mais detalhes sobre a ocorrência ou seu desfecho não foram informados e o vídeo que foi divulgado pela página Gossip no Instagram não fala nada além do que está sendo mostrado, mas é possível ver que o fato aconteceu num Embraer E195-E1 da companhia, e que passageiros falaram que o caso era “bizarro”. Não poderia deixar de ser.

Entramos em contato com a Azul para entender melhor o caso, e assim que a companhia nos responder, iremos atualizar a matéria.

Quando li ontem a noticia no Facebook, comentei: tem gente que pensa que vida de comissário é só glamour, viagem, etc. Não sou comissário, sou mero fã da aviação, mas tenho enorme respeito e admiração pelos profissionais da aviação e, ao me deparar com um caso desses, fico indignado. Dentro da cabine de passageiros, pressurizada, à n pés de altitude, não é um ambiente para se brincar, se exaltar: é para sentar, curtir a viagem e obedecer a tripulação. Penso que passageiro em voo, só tem 1 direito: "polo or pasta" (frango ou massa, uma alusão à escolha do cardápio). 
Espero que os tripulantes envolvidos no lamentável incidente (lamentável por causa da pax descontrolada) não tenham se contaminado e nem que tomem processo por parte da mesma (que, claro, estava errada). Até alguém comentou lá no Face que, por parte da empresa, não deve haver sanções ou advertências visto serem orientados a agirem assim. Parabéns à tripulação que, praticamente colocando em risco suas vidas (se contaminarem), agiram com profissionalismo (pelo que eu posso concluir no vídeo) em prol da segurança do voo.

Imagino eu que o funcionário em questão possa inclusive abrir um processo no Civil contra a jumen..digo passageira em questão. 

abs

• Thanks 1
  • Haha 1

Nem tem o que dizer, irretocável a atitude. Fizeram o que foram treinados pra fazer em casos de indisciplina. 

impressionante como esses casos de passageiros surtados nesse período da pandemia estão comuns por aí, fazendo até empresas suspenderem alcoólicos a bordo. 

Se recusar a usar máscara é indisciplina, está previsto nas normas desse momento e quem compra a passagem sabe disso. Passageiro que se recusa tem que ser desembarcado e tripulante que fere essa regra merece ser demitido. 

• Like 9
  • Thanks 8

Atitude correta da tripulação!

O ocorrido no dia 11/06 expôs desnecessariamente a imagem da CIA e arrastou a empresa para o meio da CPI. Agora AZUL precisa mostrar que está comprometida com a questão sanitária (sempre esteve, exceto por algumas atitudes pontuais de alguns tripulantes ).

• Like 2
  • Thanks 4
12 hours ago, A350XWB said:

Nem tem o que dizer, irretocável a atitude. Fizeram o que foram treinados pra fazer em casos de indisciplina. 

impressionante como esses casos de passageiros surtados nesse período da pandemia estão comuns por aí, fazendo até empresas suspenderem alcoólicos a bordo. 

Se recusar a usar máscara é indisciplina, está previsto nas normas desse momento e quem compra a passagem sabe disso. Passageiro que se recusa tem que ser desembarcado e tripulante que fere essa regra merece ser demitido. 

E como fica a situação dos tripulantes do voo do nosso excelentíssimo presidente? Se a regra de usar mascara vale pro passageiro, não deveria valer também para o tripulante? Se a sanção prevista para o passageiro que não a utiliza é a contenção, a sanção administrativa ou demissão não seria uma sanção de nível até mais brando?

Edit: apenas para deixar claro, sou completamente a favor do uso de mascara e apoio 100% a ação dos tripulantes deste voo, o que questiono é a ausência de atitude da companhia no voo que o Bolsonaro deu showzinho.

Edited by ricardomilhomem
  • Like 11

Nada mais do que reflexo das atitudes do chefe do executivo federal.

• Like 9
  • Thanks 2
7 hours ago, ricardomilhomem said:

E como fica a situação dos tripulantes do voo do nosso excelentíssimo presidente? Se a regra de usar mascara vale pro passageiro, não deveria valer também para o tripulante? Se a sanção prevista para o passageiro que não a utiliza é a contenção, a sanção administrativa ou demissão não seria uma sanção de nível até mais brando?

Edit: apenas para deixar claro, sou completamente a favor do uso de mascara e apoio 100% a ação dos tripulantes deste voo, o que questiono é a ausência de atitude da companhia no voo que o Bolsonaro deu showzinho.

A Azul estuda punir a tripulação, assim eu li ontem no IG. Os posts com relação a esse fato foram apagados, por isso os questionamentos continuam em outros posts. 
Li também que o Presidente foi convidado pelo comandante, e que a empresa não pode impedir os convites. Um senador protocolou um pedido de explicação a Azul pelo ocorrido, ou seja, acho que o comandante expôs muito a empresa.

https://administradores.com.br/noticias/azul-considera-punicao-a-piloto-que-convidou-bolsonaro-a-aviao-no-es

https://revistaoeste.com/brasil/cpi-da-covid-pede-explicacoes-a-azul-por-visita-de-bolsonaro-a-aviao/

1 minute ago, MRN said:

A Azul estuda punir a tripulação, assim eu li ontem no IG. Os posts com relação a esse fato foram apagados, por isso os questionamentos continuam em outros posts. 
Li também que o Presidente foi convidado pelo comandante, e que a empresa não pode impedir os convites. Um senador protocolou um pedido de explicação a Azul pelo ocorrido, ou seja, acho que o comandante expôs muito a empresa.

https://administradores.com.br/noticias/azul-considera-punicao-a-piloto-que-convidou-bolsonaro-a-aviao-no-es

https://revistaoeste.com/brasil/cpi-da-covid-pede-explicacoes-a-azul-por-visita-de-bolsonaro-a-aviao/

Vai lá o espertão, convida seu político de estimação pra entrar na aeronave e perca seu emprego pra deixar de ser otário (e isso vale pra qualquer político)

• Like 21
4 minutes ago, raverbashing said:

Vai lá o espertão, convida seu político de estimação pra entrar na aeronave e perca seu emprego pra deixar de ser otário (e isso vale pra qualquer político)

Phod@ é o presidente da companhia ter que se explicar pra um bando de senador ladrão…

• Like 1
  • Haha 6

A questão precisa ser vista de forma neutra e racional: uma equipe aplica on treinamento à risca contém uma passageira a desrespeitar regras de segurança e sanitária, enquanto outra equipe com o mesmo treinamento descumpre regras de segurança e sanitárias, precisando essa última ser exemplarmente punida, apenas isso! A equipe de embarque foi vítima da decisão equivocada do piloto?

A Azul vem agindo para remover reclamações em plataformas de queixa como o Reclame Aqui e Consumidor.gov.br, clara censura, como se empurrar o rinoceronte branco pro canto da sala de paredes escuras fosse esconder o rinoceronte!

A empresa também se calou quando às ofensas preconceituosas e "xenófobas" proferidas em seus domínios; quem cala consente e é assim que a Azul enxerga a nós, nordestinos??? Deveria ter prontamente emitido nota rechaçando tais afirmações mas não o fez.

Não há qualquer componente político em minha manifestação aqui; sendo assim, a remoção do conteúdo apontaria parcialidade e falta de coerência. Podemos, sim, discutir os ocorridos de forma desenviesadas e o que houve foi, sim, desrespeito a regras sanitárias e de segurança, ou vai se negar isso!

PS1. E a administração do aeroporto não se manifesta?
PS2. Soube por dois amigos de CGH e PVH que a GOL soltou CI pra evitar que o mesmo aconteça em suas aeronaves, algum colaborador confirma?

• Like 3
  • Thanks 8
11 hours ago, ricardomilhomem said:

Concordo em gênero, número e grau. Só não citei a micareta do adolescente do planalto pra não excluírem o tópico de novo. A azul permitiu que seus representantes gargalhassem ao vivo pra +100 pax das medidas de proteção em vôo.

Que agora aguente o carinho da torcida nas redes sociais.

• Thanks 1
4 hours ago, MRN said:

Essa postura covarde da azul foi o maior choque pra mim. Se eu sair pra deputado em 2022, posso pedir pra cmte amigo meu me deixar dar dois minutinhos de campanha nos aviões?

O que aconteceu foi absurdo do ponto de vista da segurança do acesso a aeronave e dos milhões de protocolos de segurança contra a covid. Se se a autoridade do comandante permite que ele faça avião de palanque, a azul precisa deixar isso claro. Se a empresa vai expulsar autista sem mascara e imobilizar passageira indisciplinada sem máscara mas permitir que seu representante tire foto sem máscara com politico, precisa deixar isso claro, se a a azul vai continuar fazendo desembarque por fileiras mas permitir um mini-carnaval na galley por razões políticas, precisa deixar isso claro. A covardia da empresa nesses casos custa caro pra opinião publica. Pegou mal. Fim.

E peço por favor e com todo o respeito que a moderação veja que a situação foi suis generis, fora da curva, foi o que mais tem se falado sobre aviação nessa semana e me causa estranhamento que não se permita falar sobre isso no maior fórum de aviação do país só porque o assunto inevitavelmente esbarra em politica. O que aconteceu foi grave, vem repercutindo e merece ser discutido.

• Like 7
  • Thanks 3
26 minutes ago, A350XWB said:

Essa postura covarde da azul foi o maior choque pra mim. Se eu sair pra deputado em 2022, posso pedir pra cmte amigo meu me deixar dar dois minutinhos de campanha nos aviões?

O que aconteceu foi absurdo do ponto de vista da segurança do acesso a aeronave e dos milhões de protocolos de segurança contra a covid. Se se a autoridade do comandante permite que ele faça avião de palanque, a azul precisa deixar isso claro. Se a empresa vai expulsar autista sem mascara e imobilizar passageira indisciplinada sem máscara mas permitir que seu representante tire foto sem máscara com politico, precisa deixar isso claro, se a a azul vai continuar fazendo desembarque por fileiras mas permitir um mini-carnaval na galley por razões políticas, precisa deixar isso claro. A covardia da empresa nesses casos custa caro pra opinião publica. Pegou mal. Fim.

E peço por favor e com todo o respeito que a moderação veja que a situação foi suis generis, fora da curva, foi o que mais tem se falado sobre aviação nessa semana e me causa estranhamento que não se permita falar sobre isso no maior fórum de aviação do país só porque o assunto inevitavelmente esbarra em politica. O que aconteceu foi grave, vem repercutindo e merece ser discutido.

A moderação tem apagado todos os post sobre este tema. Deve ter algum motivo.

a regra é clara: é pra ficar de máscara? Fique de máscara. Posso então, levar qualquer político pra fazer a galley de palanque? O pior: chamar os clientes de jegue e ficar calado ? A imagem da azul só não vai deteriorar pq ela precisa do governo 

43 minutes ago, diegocmro said:

A moderação tem apagado todos os post sobre este tema. Deve ter algum motivo.

a regra é clara: é pra ficar de máscara? Fique de máscara. Posso então, levar qualquer político pra fazer a galley de palanque? O pior: chamar os clientes de jegue e ficar calado ? A imagem da azul só não vai deteriorar pq ela precisa do governo 

Caro diegocmro,

Alguns de seus posts foram apagados por terem sido postados em tópicos em que fugiam da discussão. Outros porque estavam em atitude de flammer.

O Contato Radar sempre prezou pela imparcialidade e respeito as mais diversas correntes de pensamento e opinião, com seus colaboradores com posturas neutras. Mas não aceitamos provocações, alcunhas pejorativas e palavras de baixo calão, independente ou não do pensamento do Staff, cujas as ações estão pautadas nos Termos & Regras do Fórum Contato Radar, sem privilégios.

Portanto, antes de vir a público, entre em contato conosco, assim como muito dos foristas fazem, para saber o motivo dos post apagados.

Atenciosamente,

Contato Radar.

• Like 4
  • Haha 2

My nickelback

Quanto a tripulação do voo, parabens, não só pela contenção, mas pela forma que fizeram.

Em tese, a passageira pode ser processada tanta pala infração a medida sanitária como pelo atentado a segurança do transporte aéreo. 

Quanto ao pano de fundo, tudo errado, o que parece ser normal nos dias atuais.

Acho difícil até criticar o Comandante do voo com speech presidencial, obviamente que ele não foi buscar o 00 no corredor do aeroporto e chamou ele para tomar um maravilhoso café com agua com cloro a bordo ( que esta proibido de ser servido pela ANVISA a não tripulantes).

Provavelmente devem ter interrompido o seu trabalho para perguntar se a figura mitológica poderia fazer uma visita.

Sabe quantos de nós aqui no fórum, na posição dele, trabalhando numa empresa (como qualquer aérea) que adora (e precisa) fazer moral com a classe política, diria não? Não vou dizer nenhum porquê tem louco e exceção para tudo (sempre tem alguém querendo ser demitido).

Convenhamos, ninguém contrária seres do Olimpo sem consequências, se até ministro indemissível, foi demitido, imagina um simples 4 faixas.

No dia seguinte a mesa do presidente da Azul ira parecer festa de criança de tanto brigadeiro, querendo a cabeça do comandante All Star (azul por fora e vermelho por dentro).

De resto é o tal do exemplo, quando não vem de cima, quem esta na ponta sofre.

Abraços

• Like 3
6 hours ago, Moderação Contato Radar said:

Caro diegocmro,

Alguns de seus posts foram apagados por terem sido postados em tópicos em que fugiam da discussão. Outros porque estavam em atitude de flammer.

O Contato Radar sempre prezou pela imparcialidade e respeito as mais diversas correntes de pensamento e opinião, com seus colaboradores com posturas neutras. Mas não aceitamos provocações, alcunhas pejorativas e palavras de baixo calão, independente ou não do pensamento do Staff, cujas as ações estão pautadas nos Termos & Regras do Fórum Contato Radar, sem privilégios.

Portanto, antes de vir a público, entre em contato conosco, assim como muito dos foristas fazem, para saber o motivo dos post apagados.

Atenciosamente,

Contato Radar.

Momento algum eu realizei provocações e utilizei palavras de baixo calão. Se fiz, mostra. Como não fiz, não haverá.

A verdade é: muitos aqui estão passando pro CMDT. A própria empresa prefere fingir que nada aconteceu. O ato foi gravíssimo, os transtornos a bordo gravíssimos é mais ainda, ano que vem qualquer cmdt poderá levar um político a bordo pra fazer seu pronunciamento e ofender os passageiros chamando de jegue.

vamos ver o desenrolar dessa história. Por enquanto em VCP o silêncio e absoluto 

• Thanks 1
8 minutes ago, diegocmro said:

Momento algum eu realizei provocações e utilizei palavras de baixo calão. Se fiz, mostra. Como não fiz, não haverá.

A verdade é: muitos aqui estão passando pro CMDT. A própria empresa prefere fingir que nada aconteceu. O ato foi gravíssimo, os transtornos a bordo gravíssimos é mais ainda, ano que vem qualquer cmdt poderá levar um político a bordo pra fazer seu pronunciamento e ofender os passageiros chamando de jegue.

vamos ver o desenrolar dessa história. Por enquanto em VCP o silêncio e absoluto 

Chamou de bozo entre outras coisas, inclusive o erroneo ato ilícito contra a segurança de voo (precisas frequentar melhor o AVSEC!).

Sobre o silêncio em VCP, voce quer que a Azul faça o que? Alias se voce for tripulante desta, pode pedir demissão. Como um forista falou, o cidadão pelo menos sai a rua, outro não o faz, pois tem medo. Mas desejo que ambos se lasquem, o país precisa de uma terceira via, inclusive que permita o crescimento economico e segurança jurídica, tão importante para atrair empresas.

Para finalizar o tema política vs aviação, vou te contar uma breve história, havia neste país uma empresa que tinha as cores da bandeira e claro posicionamento político, daí em um 31 de Março houve a tomada de poder (apoiada por um jornal que hoje nega isso) e estes não curtiam o posicionamento político da empresa verde-amarela, resultado, ela foi FECHADA e IMPEDIDA DE TODAS MANEIRAS de voltar a voar, seu concorrente desenhou tudo com um docinho de festa e virou monopólio, destruído apenas quando um outro partido chegou ao poder e deu asas a um louco oriundo de garagem de ônibus que ferrou a aviação do país, posteriormente outro partido (aparentemente cheio de simpatizantes por aqui) chegou ao poder e sabiamente não deu dinheiro publico para a empresa beneficiada com a morte da verde-amarela e esta quebrou (karma ou coincidência?) e hoje seus viuvos e viuvas acusam o partido da época de favorecer a empresa da cor da ideologia do partido. Resumo: Sempre haverá alguem no poder, gente fora deste insatisfeita, gente idolatrando, gente odiando, empresa "favorecida" e empresa "injustiçada". Só nunca espere uma empresa, seja ela aérea, terrestre, televisiva ou o que for, se levantar contra um governo, quando seus serviços são outorgados pelo poder do "estado"

• Like 2
  • Thanks 1
  • Haha 1
  • Confused 4
Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade