Jump to content

Airbus e Cathay vão estudar voos do A350 com somente um piloto

Recommended Posts

10 hours ago, raverbashing said:

Ah um piloto em CRUISE em um vôo longo faz mais sentido do que um piloto no vôo todo

A se ver.

E pelo que falaram, é pra reduzir de quatro pilotos para 3, ou seja, ainda vai ter uma boa redundância. Acho que é apenas um primeiro passo e provavelmente vão tentar ampliar para mais situações até chegar à totalidade dos voos, mas nessa situação específica (voo longo, cruise) eu acho que realmente faz sentido.

Espero que desenvolvam um bom sistema pra manter o cara acordado lá na frente.

Sozinho, na madrugada, em cruzeiro, não é fácil não.

• Like 5

Em algumas cias é proibido ficar somente um tripulante lá na frente. É decisão de cada cia ou é uma exigência  ICAO ?

1 hour ago, IceAir said:

Netflix...

• Haha 2
1 hour ago, IceAir said:

Só colocar microfones lá atrás com escuta na cabine. Quando os pax começarem a gritar o piloto acorda. :dente:

• Haha 3
2 hours ago, IceAir said:

Em locomotivas tem o tal "dispositivo homem morto", que se o cabra ficar sem alguns minutos sem acionar o trem para sozinho... 

• Like 1

Mermão, já trabalhei algumas poucas madrugadas na vida. Tem uma hora que o sono vem valendo... Não tem Netflix que segure. Da última vez eu até me levantei pra ver se não dormia, mas quando vi eu já tava balançando em pé kkkk

• Like 1

Lear 35, BSB-FOR, a tripulação acordou na vertical de FOR no nível de cruzeiro. Quando o sono vem é difícil segurar…

5 minutes ago, MRN said:

Lear 35, BSB-FOR, a tripulação acordou na vertical de FOR no nível de cruzeiro. Quando o sono vem é difícil segurar…

Se tá assim e já decolou melhor era fazer a NASA Nap e colocar o despertador pra tocar antes de ir parar sei lá aonde ou conhecer um avião da FAB de perto (isso nos melhores casos né)

9 hours ago, raverbashing said:

Se tá assim e já decolou melhor era fazer a NASA Nap e colocar o despertador pra tocar antes de ir parar sei lá aonde ou conhecer um avião da FAB de perto (isso nos melhores casos né)

Tem um monte de Top Gun que diz que não dorme, e não permite que ninguém durma.

Bate no peito e fala: não esta previsto no MGO. No meu voo eu sigo o que a empresa manda.

Ai talvez lá na primeira noite trabalhando até aguente, mas quando chega na terceira, acaba dormindo os dois.

• Thanks 3

Onde dorme um dormem dois, e a Jet Airways já demonstrou isso, num vídeo de um 777 escoltado sobre a Europa. Esse tema de "single pilot operation" vai e vem, e acho que os burocratas do RH andam estudando como a RAF operava o Avro Lancaster em longas e exaustivas missões sobre a Europa, com somente um único piloto nos controles.

Entretanto, não teria cabimento considerar um projeto destes sem levar em conta as limitações humanas. Mas se a tecnologia será o substituto do segundo piloto "em regime de cruzeiro com velocidade e altitude estabilizadas", resta saber quando e como vão implementar a infraestrutura em solo para dar respaldo à essa operação. Não faltam exemplos de situações que o automatismo por is só não resolve tudo. Cito um bem trivial: há áreas críticas e de alto movimento do espaço aéreo que obrigam comunicação com mais de uma frequência para controle de setores e autorização de sobrevoo. Considerando o contexto atual, e que não vejo mudanças num futuro próximo, operar desta forma só é legalmente viável com dois pilotos gerenciando a situação, às vezes de alta carga de trabalho, porque precisa-se de paciência para estabelecer contato bilateral (ou trilateral, se essa palavra existe). 

Há ainda muita deficiência que precisa ser corrigida num sistema que muitos supõem como sendo impecável para economizar com mão de obra.  

• Like 1

E se a tecnologia falha, ou então é deliberamente burlada?

Acho inevitável o caminho do single pilot, mas acho que a automação na cabine estará indo longe demais.