Jump to content

Latam faz 'banho de loja' em avião: companhia retoma plano de US$ 400 milhões para reformar aeronaves

Recommended Posts

11 minutes ago, PR-AIU said:

A LATAM já faz isso e os assentos são vendidos como Premium Economy

E a G3 também, no inter e na ponte bloqueia.

Não que eu bote fé nisso, mas se a 8I conseguir sobreviver, e a longo prazo conseguir tirar PAX e prejudicar os yields da concorrência ( com a "classe ITA" + o mini PF), talvez as outras se mexam pra oferecer novos/melhores serviços.

On 18/07/2021 at 09:12, Roadster said:

Melhor deixar tudo do jeito que está e quem quer ir pra MVD com mais espaço que compre uma saída de emergência… kkkkk

Do jeito que o uruguaio é mão de vaca, que vai até Salvador de ônibus pra não gastar, deixa assim mesmo que tá sobrando troco rsrsrs!

3 hours ago, PR-AIU said:

A LATAM já faz isso e os assentos são vendidos como Premium Economy

Depois que a Latam diminuiu a Premium Economy pra duas fileiras, virou uma bagunça.

Assim que as portas se fecham, os passageiros entre a 3 e a 5 correm pras primeiras, e os comissários veem e não dizem nada, fazem só o speech obrigatório de que aquelas fileiras seriam destinadas à cabine "superior".

No meu último voo ontem, REC-GRU, a comissária convidou passageiros separados (de fileiras lá atrás) pra se juntarem na fileira 2 vazia.

Já vi muito passageiros trazendo pessoas pra se sentarem no assento do meio bloqueado... E tudo bem pros comissários.

4 hours ago, TheJoker said:

E a G3 também, no inter e na ponte bloqueia.

Só inter.

On 18/07/2021 at 15:16, bellinihugo said:

até pouco tempo eu achava a mesma coisa, que havia esse espaço pra executiva doméstica, mas vendo o que aconteceu com os produtos de econômica premium convenci-me de que simplesmente não há espaço ($) pra esse produto aqui.

Não sei qual sua experiência, mas a minha é 100% certeza de que há espaço para executiva robusta no doméstico.

As Premium da Latam têm vendido bem.

E acredite, em mercados secundários bombam.

Como é o esquema nas aeronaves da G3 vindas da Índia? Até onde eu sei, os assentos eram oferecidas aos clientes Premium da cia, não tenho certeza se eram vendidas a todos no site da cia.

Seria um ponto de partida pra avaliação. Nesse momento é complicado ter números concretos pois nenhuma oferece esse tipo de serviço no doméstico, impossibilidade a quantificação.

Venderia? Óbvio. Pra todos os dentinos? Aí já é difícil mensurar. Vale a pena ter uma sub-frota com assentos diferenciados? Definitivamente não.

Edited by thgsr08
typo
12 hours ago, TheJoker said:

As BR3 vivem na pindaíba, o foco é reduzir custos, não estão interessadas em poltronas +confortáveis/caras, serviço diferenciado, +comissários, +manutenção, pra atender uma classe realmente premium. No final, o público high yield (que compra passagem com menos de 30 dias) é reduzido, e viaja até na última fileira do avião se ele estiver lotado.

Elas já comercializam Y+ há algum tempo, mas nenhuma viu até agora alguma vantagem em aumentar o número de poltronas com pitch maior.

Y+ falso não engana ninguém. É igual dizer que o Uno tem um modelo novo.... Uno BMW X1 , acima de tudo, é um Fiat Uno! 
Premium Economy em voo doméstico ? Um pouco mais de espaço. Beleza vai ter gente pagando pois é o melhor que temos, mas tem gente disposta a pagar mais que não tem o que comprar!!!

• Like 2
14 hours ago, Delmo said:

Não sei qual sua experiência, mas a minha é 100% certeza de que há espaço para executiva robusta no doméstico.

As Premium da Latam têm vendido bem.

E acredite, em mercados secundários bombam.

não se trata da minha experiência mas da Latam ter reduzido de 5 pra 3 fileiras a Premium Economy, fora os motivos já debatidos neste tópico - sob a ótica das empresas, investimento alto, empresas com finanças ruins, momento de corte de custos, e sob a ótica da demanda, principais mercados próximos uns dos outros, economia patinando e, francamente, pouca renda disponível. 

• Like 1
  • Thanks 1
18 hours ago, Delmo said:

Depois que a Latam diminuiu a Premium Economy pra duas fileiras, virou uma bagunça.

Assim que as portas se fecham, os passageiros entre a 3 e a 5 correm pras primeiras, e os comissários veem e não dizem nada, fazem só o speech obrigatório de que aquelas fileiras seriam destinadas à cabine "superior".

No meu último voo ontem, REC-GRU, a comissária convidou passageiros separados (de fileiras lá atrás) pra se juntarem na fileira 2 vazia.

Já vi muito passageiros trazendo pessoas pra se sentarem no assento do meio bloqueado... E tudo bem pros comissários.

A empresa finge que me paga e eu finjo que trabalho…

• Thanks 1
  • Haha 2
40 minutes ago, MRN said:

E todos vão pro buraco juntos :suicide_anim:

• Like 2

Equilíbrio é tudo; não dá pra deixar o próprio profissionalismo afundar por ações da empresa, por outro lado colocá-la num pedestal e arrotar "salário emocional" é demais. 

3 hours ago, MRN said:

Para chegar neste clima, alguma coisa aconteceu antes.

Bloqueia o assento do meio, aí vem um passageiro e traz alguém para sentar com ele. A tripulação vai lá e diz que não pode e capaz de vir uma resposta mal-educada. Então, diante de uma situação proposta pelos executivos sentados em suas salas, os comissários preferem ligar o dane-se. 

É ruim isso quando tem um CEO que não é um moderador entre os acionistas e funcionários. 

• Like 2
1 hour ago, A345_Leadership said:

Para chegar neste clima, alguma coisa aconteceu antes.

Bloqueia o assento do meio, aí vem um passageiro e traz alguém para sentar com ele. A tripulação vai lá e diz que não pode e capaz de vir uma resposta mal-educada. Então, diante de uma situação proposta pelos executivos sentados em suas salas, os comissários preferem ligar o dane-se. 

É ruim isso quando tem um CEO que não é um moderador entre os acionistas e funcionários. 

Má gestão.
Tudo se resume em má gestão na Latam, parece uma empresa sem líder, ou onde tem muito cacique pra pouco índio.

- Por que bloqueiam o assento do meio só na teoria? Nas europeias (em quem se espelharam), ele é de fato bloqueado com uma mesa.

- Já que nos narrows os assentos das classes não se diferenciam, a cortina é imprescindível pra delimitar, mas tiraram todas ao diminuírem pra duas fileiras.

- O serviço de bordo tá proibido, isso é fato. Mas os comissários poderiam oferecer água + um kit higiênico bem feito pros passageiros sem eles terem que se humilhar pra isso e ainda recebendo como resposta uma cara feia.

- Têm que resolver o problema do passageiro da Premium pagar a mais pelo overhead bin exclusivo e chegando lá estar lotado de malas azuis de comissários: já aconteceu comigo estar na fileira 1 e ter que colocar pertences próximo da fileira 5.

- Já passou da hora das cias. conversarem com as administratoras dos aeroportos pra implantarem fast track de Raio-X.

- Essa mentira de sala VIP fechada por razões de segurança sanitária vai até quando?! Todos sabem que a mentira é pra economizar.

• Like 5
  • Thanks 1
  • Haha 2

Apesar de não ser a líder em reclamações, a JJ é a pior em nível de resolução/satisfação. Precisa + do que um "banho de loja" nas cabines.

https://www.gov.br/anac/pt-br/noticias/2021/primeiro-boletim-de-2021-apresenta-os-principais-indices-da-relacao-do-consumidor-com-as-empresas-aereas

• Like 2

Enquanto isso, CX está introduzindo o 32Q em rotas para China. 

spacer.png

12C 190Y  seating plan  (4 WCs pra evitar filas)

World’s leading inflight entertainment 

We are the first airline in the world to offer 4K ultra-high-definition inflight entertainment screens, featuring 4K on demand and Bluetooth audio* streaming across all cabins in our Airbus A321neo.  Use your own personal headphones, sit back and watch the latest Hollywood hits, binge full box sets and access the largest collection of Chinese films and subtitles in the skies. 

With a refreshed library of games and high-speed Wi-Fi on board,* you'll stay entertained your whole flight. 

spacer.png  spacer.png

spacer.png

*Progressively introduced on aircraft

Headphones pictured are for reference only; please bring your own Bluetooth device to enjoy our new pairing capability.

https://www.cathaypacific.com/cx/en_HK/flying-with-us/aircraft-and-fleet/airbus-a321neo.html

Isso não nos pertence....:cry:

• Like 1
  • Thanks 1

Pois é, em qualquer lugar mais desenvolvido do mundo tem Low Cost e Premium. 

O Brasil provavelmente é o maior mercado do mundo sem diferenciação. 

E por acaso , tem uma aviação executiva gigantesca, vende carro importado caro, vinhos caros, sapatos caros, melhores hotéis, hospitais diferenciados.... mas na hora de voar doméstico.... como dizem os guardadores de carros... "deixa solto, patrão"

• Like 1
10 hours ago, Delmo said:

Má gestão.
Tudo se resume em má gestão na Latam, parece uma empresa sem líder, ou onde tem muito cacique pra pouco índio.

- Por que bloqueiam o assento do meio só na teoria? Nas europeias (em quem se espelharam), ele é de fato bloqueado com uma mesa.

- Já que nos narrows os assentos das classes não se diferenciam, a cortina é imprescindível pra delimitar, mas tiraram todas ao diminuírem pra duas fileiras.

- O serviço de bordo tá proibido, isso é fato. Mas os comissários poderiam oferecer água + um kit higiênico bem feito pros passageiros sem eles terem que se humilhar pra isso e ainda recebendo como resposta uma cara feia.

- Têm que resolver o problema do passageiro da Premium pagar a mais pelo overhead bin exclusivo e chegando lá estar lotado de malas azuis de comissários: já aconteceu comigo estar na fileira 1 e ter que colocar pertences próximo da fileira 5.

- Já passou da hora das cias. conversarem com as administratoras dos aeroportos pra implantarem fast track de Raio-X.

- Essa mentira de sala VIP fechada por razões de segurança sanitária vai até quando?! Todos sabem que a mentira é pra economizar.

Onde já se viu né? Comissário querer levar bagagem pro pernoite. Um absurdo. 

• Like 5
5 hours ago, CabinCrew said:

Não precisa levar pro lado pessoal, acho que o colega foi bem claro em falar pra pensar em uma solução pro problema. Trip tem direito a levar bagagem, claro, mas precisa ocupar o bin todo do pax "premium"? Talvez não seria possível distribuir as bagagens entre a parte da frente e a de trás?  Acho que o que complica é oferecer um produto e na hora não ser o que foi vendido.

• Like 3
  • Thanks 3
  • Haha 1
1 hour ago, Raphael_Magalhaes said:

Não precisa levar pro lado pessoal, acho que o colega foi bem claro em falar pra pensar em uma solução pro problema. Trip tem direito a levar bagagem, claro, mas precisa ocupar o bin todo do pax "premium"? Talvez não seria possível distribuir as bagagens entre a parte da frente e a de trás?  Acho que o que complica é oferecer um produto e na hora não ser o que foi vendido.

Obrigado por ser lúcido e coerente frente a um chilique sem nexo.

É com comissários assim que às vezes temos que lidar: pago o assento do meio bloqueado (vendido desta forma no site), e a comissária o oferece a uma família pra se juntar. No site também vende com letras garrafais "compartimento superior exclusivo", possuindo inclusive nele um logo "COMPARTIMENTO EXCLUSIVO", eu pago por isso mas chego lá e está cheio de malinhas azuis e eu tenho que ir por meus pertences na fileira 5.

• Like 3
  • Thanks 2
  • Haha 3
9 hours ago, CabinCrew said:

mas tem que ser no compartimento que a companhia vende como diferencial? é pressa pra sair?

A tripulação do voo não coloca suas bagagens nos compartimentos exclusivos. Eu nunca vi. Mas devo estar cego. O que eventualmente pode acontecer é haver uma ou mais tripulações de extra no voo e as vezes o check in acomoda esses tripulantes extras nas primeiras fileiras e sim nesse caso nossa bagagem fica próxima desses tripulantes. Nem vou perder mais tempo explicando.  :suicide_anim: Abaixo as malinhas azuis.

• Like 2
  • Thanks 1

Sabe o que vejo na LATAM quanto em qualquer empresa, aérea ou não, são decisões estapafúdias tomadas pela diretoria e que sobra para quem está na linha de frente lidar com o papagaio. A empresa quer oferecer bin exclusivo ao pax premium, que dedique isso a ele, não é para deixar comissário colocar, mas para isso precisa separar um compartimento especial para eles. 

Sou um mísero pax e entusiasta, mas vejo como há uma nuvem entre gestores, funcionários e clientes. Até onde sei a LATAM tem um conselho composto por alguns paxs, ou foi extinto?

• Like 4

Saindo do foco do tópico, mas a última vez que voei TAP foi "a fazer" a ponte aérea Lisboa-Porto foi em um Embraer 195, na executiva. Teoricamente você viaja sozinho já que são 2-2. 

O que ocorreu? A tripulação extra sentou nos lugares que supostamente deveriam ficar bloqueados na Executiva, e também ocuparam quase todo o espaço para bagagem. Um senhor inglês reclamou muito e a tripulação acabou retirando a bagagem deles e colocando mais para trás rsrs. 

Organização é organização, não é? Não sei se isso ocorre na Lufthansa ou British, mas eu acho que aquela mesinha que inutiliza o assento ajuda nesses casos. 

• Haha 1