Jump to content

Prefeitura de São José publica estudos para concessão do aeroporto


Recommended Posts

19/07/2021

A Prefeitura de São José dos Campos disponibilizou para consulta pública a íntegra dos estudos técnicos que vão fundamentar a futura concessão do Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf.

Também foram publicadas as minutas do edital e do contrato de licitação. Os documentos ficarão disponíveis para consulta pública e sugestões por 30 dias, no site: www.sjc.sp.gov.br.

 

Após essa fase, será realizada audiência pública para apresentação dos documentos e relatórios e para receber colaborações e sugestões da população no processo de concessão.

De acordo com o cronograma aprovado pela comissão de avaliação dos estudos de viabilidade, a audiência pública deve ocorrer na segunda quinzena de agosto, com a publicação do edital de concorrência entre o fim de agosto e início de setembro.

A abertura dos envelopes com as propostas deve ocorrer na primeira quinzena de outubro, de acordo com o cronograma.

ANUÊNCIA

O processo de concorrência pública do Aeroporto Professor Urbano Stumpf à iniciativa privada vai contar com a anuência prévia da SAC (Secretaria de Aviação Civil), do Ministério da Infraestrutura.

Os documentos serão avalizados pelo órgão federal depois de passarem pela fase de consulta pública. A previsão é que todo o processo seja concluído ainda este ano. A concessão do aeroporto faz parte do Plano de Gestão 2021/2024 e integra o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos).

Os estudos foram elaborados pelo consórcio GCA (Grupo de Consultores em Aeroportos). O outro consórcio pré-selecionado não apresentou proposta.

De acordo com o documento, que possui mais de 1.700 páginas, os estudos estão baseados em quatro grandes capítulos: engenharia e afins, estudo de mercado, estudo ambiental e avaliação econômico-financeira.

MUNICIPALIZAÇÃO

Após 25 anos de tentativas, a Prefeitura de São José dos Campos obteve a municipalização do aeroporto em dezembro do ano passado.

Com capacidade para receber até 2,7 milhões de passageiros por ano, o terminal recebeu em 2013 investimentos de R$ 16 milhões para sua modernização.

O aeroporto tem potencial de mercado para movimentação de cargas, com facilidade para integração dos modais rodoviário, marítimo e ferroviário.

 

https://www.ovale.com.br/_conteudo/nossa_regiao/2021/07/130285-prefeitura-de-sao-jose-publica-estudos-para-concessao-do-aeroporto.html

 

link pro EVTEA  https://servicos.sjc.sp.gov.br/consulta_publica_aeroporto

Link to post
Share on other sites

As áreas (vazias) entorno são militar/União? não faz menor sentido conceder sem áreas pra expansão e exploração de outras atividades rentáveis, +um sítio aeroportuário mal ajambrado.

Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade