Jump to content

Decolagem apertada da Gol em Congonhas.

Recommended Posts

On 8/12/2021 at 6:13 PM, jaampieer said:

Foi uma decolagem bem incomum ou apenas teve o azar de ser gravada?

Esse é um dos efeitos do acesso aleatório a todo dispositivo de gravação, principalmente de imagens, sendo que, no final, dois caminhos distintos podem ser seguidos: se por um lado pode ajudar na elucidação de eventos que carecem de subsídios, em contrapartida, a disseminação sem critério de imagens e gravações do ATC, por exemplo, sem uma contextualização tem criado problemas para muitos profissionais, principalmente quando a pressão da opinião publica acaba tendo, de certa forma, influência. Por essas e outras dois episódios com dois A380 tomaram uma proporção além da conta, respigando, obviamente, na carreira de pilotos gabaritados. 

1 hour ago, CabinCrew said:

Não nescesariamente, depende de quem foi o erro, ou se foi um erro ou uma violação, se foi um erro, como foi induzido, ou se foi negligência, provavelmente os pilotos fizeram um relatório do ocorrido logo após o pouso, muita coisa a ser analisada. 

Muitos pontos de vista bem interessantes colocados pelo pessoal, mas gostei da sua ponderação. Mesmo se tivesse uma consequência mais grave, vejo que a melhor forma de conduzir situações do gênero é saber como uma importante lição poderá ser aprendida por todos. De nada adianta buscar simplesmente por culpados, quando o mais importante é descobrir a razão para que cenários semelhantes não aconteçam mais.

• Like 2

• Replies 55
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não é normal, turma. Nos meus (já) muitos anos de operação nesse aeroporto e em aeronaves semelhantes (incluindo o B737-800 com motores 24K), jamais vivi ou presenciei algo como o visto nesse vídeo. M

Só oferecendo uma pífia contribuição ao que o HX já escreveu: 35ft é pra ser atingido mono. Se passou abaixo de 35ft bimotor, imagina perdendo um motor na V1+X. Olhando para a história, os m

vc já tem um pré-conceito sobre ele my friend, logo na primeira frase. Da mesma forma que vc diz que não interessa se o cara era um ex-comissário, não interessa se o William Wack é um arrogante.

9 hours ago, Leandrinho said:

Sou leigo, mas essa explicação me soa totalmente sensacionalista, desqualificando o copiloto com algo tão simples.

Nossa ! que expert e adivinho também. Até como que foi a contagem de puxar o manche ele sabia.

Momento vergonha alheia.

Pra quem não sabe, esse jornalista é piloto e proprietário de uma aeronave. Se alguém assistiu ao vídeo do Lito, ele também fala sobre o tail strike, sobre o ajuste de potência em função do peso, sobre o ângulo de subida, sobre um provável erro na documentação... E ninguém falou nada por aqui, pelo menos que eu tenha lido. Sobre o copiloto ser o PF naquele momento, não tinha ouvido essa informação ainda... 

• Like 2

Normal, não foi… algo saiu errado… mas decolou e pousou em seu destino. Fica o ensinamento que o caso trará.

segue o jogo

11 hours ago, Leandrinho said:

Dessa vez, o jornalista disse M demais… melhor tivesse ficado calado 

• Like 2
  • Confused 1
1 hour ago, MRN said:

Pra quem não sabe, esse jornalista é piloto e proprietário de uma aeronave. Se alguém assistiu ao vídeo do Lito, ele também fala sobre o tail strike, sobre o ajuste de potência em função do peso, sobre o ângulo de subida, sobre um provável erro na documentação... E ninguém falou nada por aqui, pelo menos que eu tenha lido. Sobre o copiloto ser o PF naquele momento, não tinha ouvido essa informação ainda... 

Concordo.

Deve-se levar em conta que ele tentava explicar o que pode ter acontecido a um público leigo, e não ao pessoal do meio aeronáutico. Seria consideravelmente complicado se começasse a falar sobre under rotation e tail clearance, ao invés de usar um exemplo banal de como é considerada a razão de rotação para atingir a liftoff attitude (que parece-me demorou a ser alcançada, o que fez com que a aeronave corresse na pista com o nariz em cima, mas sem sair do solo) e o pitch inicial de ascensão.   

• Like 1
1 hour ago, MRN said:

Então tá tudo explicado. O entusiasta colocou a culpa no copiloto que era comissário.

:anta:

A aviação nunca vai parar de surpreender.

• Thanks 1
  • Haha 1

Não sei o porquê de tantos colegas acharem que o jornalista/piloto falou M. Pra mim foi exatamente isso que aconteceu, e digo mais, pra ele ter passado essa informação de que o copiloto seria um ex-comissário, é porque ele teve informação de fonte boa. Duvido que ele iria falar disso, sem ter fonte confiável.

*Até pra quem trabalha dentro da empresa, essa é um informação difícil de se obter.

Pra quem vive esse dia a dia, soa bem plausível esse cenário pintado por ele. Apenas uma decolagem "slow rotation" num aeroporto crítico e "vigiado".
Acho que o café com rosquinha, ficou ou ficará só no cafézinho mesmo....ahahahaha

• Like 6

UNDER ROTATION AHAM KKKKK

pelo menos o grupo é unido

abcs

* safety alert mandou um abc

Edited by PR-VAO
  • Haha 1
  • Confused 4
15 minutes ago, PR-VAO said:

UNDER ROTATION AHAM KKKKK

pelo menos o grupo é unido

abcs

* safety alert mandou um abc

Então conta pra gente o que você acha que foi.......lembrando que até o momento, TODOS, estamos tratando apenas de achismos.....só no termino da investigação que creio eu, já até começou é que teremos um veredito.
Quanto a grupo unido não entendi não.....porque a minha opinião só pertence a mim. Jamais viria aqui me expor, já que vários sabem que eu sou, tentando encobrir eventuais erros cometidos por quem quer que seja. Afinal só erra tem está com o bumbum no pelo do carneiro né!!!!

• Like 1
4 hours ago, MRN said:

Ser piloto acredito que muitos aqui o são, por profissão ou por uso particular ( que é meu caso ) Ser proprietário não quer dizer nada.
A diferença é ele afirmar o ocorrido, coisa bem comum de quem se precipita em dar noticias sobre casos que estão na mídia.

1 hour ago, Boeing737 said:

Não sei o porquê de tantos colegas acharem que o jornalista/piloto falou M. Pra mim foi exatamente isso que aconteceu, e digo mais, pra ele ter passado essa informação de que o copiloto seria um ex-comissário, é porque ele teve informação de fonte boa. Duvido que ele iria falar disso, sem ter fonte confiável.

*Até pra quem trabalha dentro da empresa, essa é um informação difícil de se obter.

Pra quem vive esse dia a dia, soa bem plausível esse cenário pintado por ele. Apenas uma decolagem "slow rotation" num aeroporto crítico e "vigiado".
Acho que o café com rosquinha, ficou ou ficará só no cafézinho mesmo....ahahahaha

E dai que ele foi comissário ? Todos aqui tiveram profissões antes de serem pilotos. Achei que foi em tom negativo a fala dele.

• Like 1
4 minutes ago, Bonotto said:

E dai que ele foi comissário ? Todos aqui tiveram profissões antes de serem pilotos. Achei que foi em tom negativo a fala dele.

Pra bom entendedor meia palavra basta, A grande maioria dos pilotos nem profissão tiveram antes de começar a voar....inclusive quem tecla aqui. O que eu "ACHO" que ele quis transparecer falando isso, é que o piloto que operava no momento não tinha muita experiência, por isso foi mais cauteloso na rotação da aeronave. Já vi muito disso acontecer, mas por sorte minha em aeroportos com pistas maiores e sem câmeras por perto.
Mas como falei antes, por enquanto apenas "achismos". Pode ter sido uma infinidade de coisas........

• Like 4
25 minutes ago, Bonotto said:

Ser piloto acredito que muitos aqui o são, por profissão ou por uso particular ( que é meu caso ) Ser proprietário não quer dizer nada.
A diferença é ele afirmar o ocorrido, coisa bem comum de quem se precipita em dar noticias sobre casos que estão na mídia.

Bonotto, ele falou exatamente o que o Lito falou. Não sei por que ele falou M e o Lito é o pic@ das galáxias. Não sou advogado de ninguém, só não entendi porque caíram de pau em cima dele e em outro vídeo ninguém falou nada. Só tô tentando entender…

• Like 2

Preconceituoso, arrogante, falou M como jornalista e mais ainda como piloto que eu pensava que ele era. Lembrando que portador de carteira muitos são, já PILOTO não são tantos assim. Se o cara era comissário, vendedor de picolé, não interessa. Todos nós sentamos na direita com pouca experiência. Adivinha para que serve um instrutor,  provavelmente não "ex-comissário": para falar "I have control" e rodar na rotate speed com a razão correta e para o pitch correto. Nem monomotor um avião pode rodar na marca de 1000 e sair do chão na zebra, ponto. O que aconteceu? Como sempre um monte de coisas que serão investigadas. Um PILOTO sabe disso, e sabe também que o evento não tem nada de normal nem tampouco é um evento trivial. É grave sim, aquilo é um imenso "udesired state". Em nome da ética, nós PILOTOS, devemos assumir que o evento é grave, não sabemos os fatores que levaram a isso, e segue a vida. Os caras vão investigar e oportunamente saberemos o que aconteceu. Daí os pilotos vão meter o pau nas pessoas que erraram (sempre tem os que erram) enquanto os PILOTOS vão apenas aprender com esses erros para se aprimorarem e serem PILOTOS cada vez melhores e menos propensos a errarem.

• Like 2
  • Thanks 4
3 hours ago, MRN said:

Bonotto, ele falou exatamente o que o Lito falou. Não sei por que ele falou M e o Lito é o pic@ das galáxias. Não sou advogado de ninguém, só não entendi porque caíram de pau em cima dele e em outro vídeo ninguém falou nada. Só tô tentando entender…

Eu não vi o vídeo do Lito.
Sem broncas, mas por regra não gosto de precipitação em analises de fatos na aviação.

• Like 1

Fiquei sabendo que o safety da Gol está investigando. Os tripulantes foram tirados de escala após a data da revelação do video.

Provavelmente, se essas imagens não fossem reveladas, teria passado batido. 

A aeronave da ocorrência foi o XME. 

O Max começou a operar com frequência de CGH recentemente. Vai saber até que ponto o fato de ser um avião novo no aeroporto colaborou. Tanto no aspecto de preparação do voo pelos DOVs, quanto nos próprios atos dos tripulantes.

• Thanks 1
  • Confused 4
6 hours ago, Antonio (CENI) said:

Fiquei sabendo que o safety da Gol está investigando. Os tripulantes foram tirados de escala após a data da revelação do video.

Provavelmente, se essas imagens não fossem reveladas, teria passado batido. 

A aeronave da ocorrência foi o XME. 

O Max começou a operar com frequência de CGH recentemente. Vai saber até que ponto o fato de ser um avião novo no aeroporto colaborou. Tanto no aspecto de preparação do voo pelos DOVs, quanto nos próprios atos dos tripulantes.

Se foi algo fora do padrão e algo que o gatilho do FOQA pega, logo logo o safety ja saberia. 

On 14/08/2021 at 18:14, Bonotto said:

eu entendi como tem detalhes de quem é a pessoa e simplesmente é um ex-comissário.