Jump to content

Queremos comprar a Latam. O que eu diria aos deputados é: "olhem como a Azul mudou o país”

Recommended Posts

Quanto a concentração de mercado, não seria novidade, visto que no auge do duopólio TAM/Gol, elas dominavam mais de 90%. A própria TAM sozinha chegou a ter mais de 50%, salvo engano. Mas claro que é prejudicial a funcionários e clientes. 

• Replies 166
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Em resumo: pro mercado: péssimo passageiros: péssimo tripulantes: péssimo  campineiros/viracopers: péssimo  Só é bom pra acionista graúdo, executivo da empresa e torcida organizada de

O jogo da Azul é desonesto. E passou a ser mais podre ainda quando, de fato, colocaram com mais afinco e de maneira mais escancarada do que nunca as garrinhas de fora na tentativa de manipular o merca

Muito boa a entrevista do Gerônimo, argumentou com dados. Gostei deste trecho: Pouco tempo atrás, quando houve a tentativa de aquisição da Avianca [que teve falência decretada em junho de 2020],

Azul que nada.. tenho certeza que a Nella que vai comprar 

:bumbo::bump:

• Thanks 2
  • Haha 4

Pior que vejo as mesmas estratégias de 10, 15 anos atrás: crescer no mercado doméstico e esquecer a América Latina.

Lembro que o Ozires Silva falou algo há 20 anos atrás: "Temos 4% do tráfego mundial e a possibilidade de criar um mercado só nosso, porque quando as estrangeiras chegarem..."

Se iludem com o mercado brasileiro ser 45% da América Latina, só que aqui é uma jaboticaba. 

Hoje tem os americanos e europeus abrindo companhias na Colômbia, Peru, Chile e até mesmo na Argentina. 

5 hours ago, dbzjorge said:

Eles podem chamar o projeto de fusão do que quiserem: "Criação de uma empresa Brasileira forte" ou "Proteção do mercado contra as estrangeiras" ou ainda mesmo de "A criação da maior geradora de empregos e impostos ao governo" ... bla bla bla.... 

No final só vejo uma coisa: 70% de share quer dizer tarifa (ainda) mais cara, afinal é assim que o negócio funciona, se eu domino o mercado eu imponho meu preço!

Não sou contra a fusão, mais o CADE deveria limitar o alcance de forma que o share dessa nova empresa não fosse maior que 50%.

E ainda puxa as outras a cobrarem preços similares. Afinal de contas, se o meu único concorrente tá cobrando 1000, por que vou cobrar 500? Vou cobrar 900, vou continuar sendo a mais barata e ganhar mais dinheiro.

3 hours ago, PR-ONK said:

Quanto a concentração de mercado, não seria novidade, visto que no auge do duopólio TAM/Gol, elas dominavam mais de 90%. A própria TAM sozinha chegou a ter mais de 50%, salvo engano. Mas claro que é prejudicial a funcionários e clientes. 

Mas foi um período bem curto, além disso tinha a Oceanair e WebJet comendo pelas beiradas, a TRIP com um pouco de força, logo depois a Azul apareceu.

Agora, qual a nossa esperança de ter algo novo em 1, 2 anos? Pq Nella e ITA não contam. Fora que uma concentração dessa sem melhoria no ambiente do país, quanto financeiro quanto jurídico, até dificulta novas entrantes.

Outra coisa, era um momento de crescimento do país. As pessoas tinham dinheiro e queriam pagar por passagens aéreas. Agora hoje...

3 hours ago, F-GSPN said:

O mais legal é a cara de pau de dizer que seria bom também para os clientes. Deus nos livre!

Se bobear nem pros clientes AD seria bom. Pro cliente das concorrentes, que hoje pagam 1/3 a menos nos bilhetes, seria algo catastrófico. 

Quem tá achando isso legal são os donos de empresa de ônibus, que teriam uma bela turbinada na retomada.

• Like 1
  • Thanks 1

Em resumo:

pro mercado: péssimo
passageiros: péssimo
tripulantes: péssimo 
campineiros/viracopers: péssimo 

Só é bom pra acionista graúdo, executivo da empresa e torcida organizada de empresa aérea. 

Que Deus siga nos protegendo disso. 

• Like 22
  • Thanks 1
  • Sad 1

Já pensou no investimento que seria necessário pra padronizar a frota da JJ, melhor trocar por tudo novo de fábrica. E já que é pra juntar e ter sinergia, 32Qs seriam a maioria, uma redução no número de voos atuais (AD+JJ), e aí alguém(s) vai pro sacrifício. E a G3 se não conseguir muita grana pra combater, vira suco.

AD        1T19    1T20     1T21                         2T19    2T20    2T21

yield     35.75   35.17    29.15   -18,5%         36.26   27,81   30.28   -16,5%

RASK    30.58   30.11    25.47   -16,7%         32.09   28.79   27.88   -13,1%

QAV     2,43     2,55      2,71     +11,5%    2,68     1,55     3,15     +17,5%

US$     3,77      4,66      5,47      +45,1%    3,92     5,39     5,30      +35,2%

A verdadeira explicação pra que haja consolidação do mercado doméstico brasileiro, é que elas não aguentam por muito tempo a queda do RASK e a explosão dos custos.

G3       1T19    1T20     1T21                         2T19    2T20    2T21

yield    28.55   31.76     25.33   -11,3%        31.76   31.48   25.86   -18,6%  por isso colocou o pé no freio

RASK   24.63   25.26     22.40    -9,1%         27.63   36.15   25.50    -7,7%    e está com 85% de LF

QAV    2,75     2,78        2,80     +1,8%        2,98      2.19     3,35     +12,4%

US$    idem

A JJ deve estar estar entre uma e outra, ou pode até estar pior por conta da reconquista +agressiva de mercado nos últimos meses.

2 hours ago, A350XWB said:

Em resumo:

pro mercado: péssimo
passageiros: péssimo
tripulantes: péssimo 
campineiros/viracopers: péssimo 

Só é bom pra acionista graúdo, executivo da empresa e torcida organizada de empresa aérea. 

Que Deus siga nos protegendo disso. 

Na minha visão nem pra própria Azul vai ser bom...

E vendo os comentários do @TheJoker, ao invés de "uma empresa forte", o risco maior é de acabar com empresa nenhuma.

Edited by Eric Breno
1 hour ago, Eric Breno said:

Na minha visão nem pra própria Azul vai ser bom...

Seria bom, se ela fizesse o mesmo que a G3 fez comprando a Webjet.

15 hours ago, TheJoker said:

Seria bom, se ela fizesse o mesmo que a G3 fez comprando a Webjet.

Você não está comparando a Latam com a Webjet né?

• Like 5
3 hours ago, Leobran said:

Você não está comparando a Latam com a Webjet né?

Claro que não, me referi a enxugar rotas deficitárias, pessoal, frota, etc.

3 hours ago, TheJoker said:

Claro que não, me referi a enxugar rotas deficitárias, pessoal, frota, etc.

Enxugou tanto que desapareceu

• Haha 5
31 minutes ago, PT-KTR said:

No fundo, esta deve ser a idéia que esta por tras da compra.

Se ela ocorrer, a turma da Latam Brasil que se prepare. Comecem a torcer para a ITA ou mesmo a Nella dar certo.

E os passageiros que comecem a cavar mais fundo no bolso.

1 hour ago, PT-KTR said:

Se compra é inevitável, o +interessante é que a G3 comprou, mas AD e O6 é que se beneficiaram em termos de RPKs. O que ela queria era melhorar a rentabilidade.

2011   G3  30.150       2012   29.266    2013   30.922

LF dom.        70,2%                      72,9%                    76,1%

yield             19,49                      19,68                      23,42    +20,2%

RASK            13,33                      15,63                      18,04    +35,3%

WH  4.513                   4.167                

JJ    32.608                 35.083                34.938

AD    6.930                   8.685                11.420

O6    2.563                   4.670                  6.319

Tot. dom.  81.104                 86.772                87.741

• Like 1
  • Confused 2
On 8/19/2021 at 6:20 PM, TheJoker said:

AD        1T19    1T20     1T21                         2T19    2T20    2T21

yield     35.75   35.17    29.15   -18,5%         36.26   27,81   30.28   -16,5%

RASK    30.58   30.11    25.47   -16,7%         32.09   28.79   27.88   -13,1%

QAV     2,43     2,55      2,71     +11,5%    2,68     1,55     3,15     +17,5%

US$     3,77      4,66      5,47      +45,1%    3,92     5,39     5,30      +35,2%

A verdadeira explicação pra que haja consolidação do mercado doméstico brasileiro, é que elas não aguentam por muito tempo a queda do RASK e a explosão dos custos.

G3       1T19    1T20     1T21                         2T19    2T20    2T21

yield    28.55   31.76     25.33   -11,3%        31.76   31.48   25.86   -18,6%  por isso colocou o pé no freio

RASK   24.63   25.26     22.40    -9,1%         27.63   36.15   25.50    -7,7%    e está com 85% de LF

QAV    2,75     2,78        2,80     +1,8%        2,98      2.19     3,35     +12,4%

US$    idem

A JJ deve estar estar entre uma e outra, ou pode até estar pior por conta da reconquista +agressiva de mercado nos últimos meses.

Mercado menor , com gente disposta a pagar mais por exclusividade, e o que fazemos diretoria ? 

Apertamos mais o avião, cortamos todo serviço de bordo (tudo bem, aqui entra regulatório), continuamos focando na origem do mercado corporativo, levamos os passageiros para seu destino desejado com conexões subsidiadas e dizemos ao mercado que estamos já com 70, 80, 90% do movimento anterior....

Por que eu não me surpreendo que as cias Brasileiras continuam perdendo (muito) dinheiro ? 

E depois a solução é permitir a fusão ?  Tá bom.... 

• Like 5

Meus prezados

Um quer e a outra não quer

Governo diz que Azul e Latam ainda não sinalizaram sobre possível fusão

Audiência também discutiu o cenário dos voos nacionais

Enquanto Latam diz que 'não está à venda', Azul afirma interesse na filial brasileira da companhia

Em uma audiência na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, na sexta-feira (20), o Secretário de Aviação Civil (SAC), Ronei Glanzmann, disse esperar que a ocupação dos voos nacionais se recupere integralmente durante a alta temporada de verão, nos meses de dezembro e janeiro, mas que também ela virá acompanhada com aumento de tarifas.

O principal motivo do debate, no entanto, foi a possível compra da Latam Brasil pela Azul Linhas Aéreas. Autoridades do governo afirmaram não haver alguma posição consistente sobre a negociação por ambas as partes. Glanzmann lembrou que a Latam já havia afirmado publicamente que não estava à venda, mas que a Azul estaria interessada em adquiri-la. 

O representante da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Sérgio Leitão, disse que o órgão não é mais obrigado a analisar fusões e aquisições previamente desde 2019, quando foi aprovada a lei que permitiu a integralidade da participação de capital estrangeiro nas companhias aéreas.

Por sua vez, o Coordenador do Departamento de Estudos Econômicos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Ricardo de Castro, afirmou que ainda não é o caso uma análise prévia sobre os efeitos da negociação para a concorrência. 

Gol, Azul e Latam possuem mais de 30% do mercado nacional, cada uma.

Fonte: - Marcel Cardoso – Aero Magazine 20  ago 2021

É claro que a AZUL está sabendo de algo que muitos não estão sobre a verdadeira situação da LATAM Brasil e do grupo LATAM. Tivemos a fusão AZUL-TRIP e podemos ter em breve, a fusão AZUL-LATAM.

• Thanks 1
  • Haha 8
2 minutes ago, RCWSKY said:

É claro que a AZUL está sabendo de algo que muitos não estão sobre a verdadeira situação da LATAM Brasil e do grupo LATAM. Tivemos a fusão AZUL-TRIP e podemos ter em breve, a fusão AZUL-LATAM.

É claro que muitos não estão sabendo a real situação da Latam, inclusive você.

• Like 3
  • Thanks 3
  • Haha 7

O que se sabe,

AD emitiu $1.2 bi em dívida pra pagar final 2025/2026, e tem pagamentos em 2023/24 da dívida antiga, então está confortável pelos próximos 2 anos.

A LTM precisa contratar $4 bi até nov21, acho pouco, pra pagar o DIP e sair do CH11.

DN e seus investidores querem ajudar, mas querem o doméstico da JJ como garantia.

1 hour ago, PR-OAI said:

É claro que muitos não estão sabendo a real situação da Latam, inclusive você.

É evidente que o respeito a opinião  aqui no fórum caiu muito nos últimos anos. Esse não é o único fórum disponível. Estou aqui faz tempo e nunca vi opinião de ninguém se concretizar 100%, até  porque toda cia tem seus planos, informações e caminhos específicos para concretiza--los.

• Like 2
  • Haha 1

Só avisando meu carissimo, excelentíssimo, ilustríssimo, informadísismo RCWSKY, uma fusão "espetacular" Azul-LATAM (quem lembra da Avião Revue de 2000 com essa capa?), tenha certeza que VCP sofrerá impactos NEGATIVOS com isso.

Discordo! Acho que não. Também não vi até agora o lado real das suas opiniões que sempre acompanho. Vamos então falar de VCP. Viracopos nos acumulado dos 7 primeiros meses de 2021 é o segundo em movimentação de pax, aeronaves e carga do Brasil e você  acha isso insignificante para o futuro do aeroporto?

28 minutes ago, PT-KTR said:

Só avisando meu carissimo, excelentíssimo, ilustríssimo, informadísismo RCWSKY, uma fusão "espetacular" Azul-LATAM (quem lembra da Avião Revue de 2000 com essa capa?), tenha certeza que VCP sofrerá impactos NEGATIVOS com isso.

Fato.

19 minutes ago, RCWSKY said:

Discordo! Acho que não. Também não vi até agora o lado real das suas opiniões que sempre acompanho. Vamos então falar de VCP. Viracopos nos acumulado dos 7 primeiros meses de 2021 é o segundo em movimentação de pax, aeronaves e carga do Brasil e você  acha isso insignificante para o futuro do aeroporto?

Não é sobre o agora, é sobre o passado. Os motivos que levaram a Azul a Viracopos. Não sei se você está acompanhando o fórum, porém, saiu aqui que 80% do tráfego de passageiros de Campinas é conexão.

O público de conexão vai pra onde a companhia quer, não onde ele quer. Exceto um ou outro entusiasta, que escolhe mais conexões ou a conexão no aeroporto que lhe convier, a maioria esmagadora não compra o voo pensando na boa experiência em Viracopos, ou em Guarulhos, ou em Confins, ou em Campina Grande, ou em qualquer lugar. Quer chegar ao seu destino, pagando o melhor preço possível, no menor tempo possível e terá uma parada pra trocar de avião (o que pra muitos, sobretudo em rotas que há oferta de voos diretos, mas o preço é maior, será um inconveniente).

Dito isso, pra Azul levar parte do público de Campinas para qualquer outro lugar é a coisa mais fácil do mundo e eles não precisam de uma fusão para isso, porém, pensando na fusão, por que a Azul seguiria investindo pra ter 20% do OD de Campinas, se pode unir o melhor dos mundos em São Paulo, OD pujante e conexão pujante, e quem sabe manter o mesmo pax OD de Campinas que está disposto a descer a Anhanguera ou Bandeirantes pra pagar mais barato (e hoje já desce)?

Acorda, a Azul queria mesmo o Rio, foi para Campinas por falta de opção, e na primeira oportunidade de ter um aeroporto melhor ao seu dispor (leia-se GRU e/ou CGH), vai abandonar Campinas sem pensar duas vezes. Numa eventual fusão, vocês de Campinas sairão entre os passageiros mais prejudicados em favor dos aeroportos da capital. Não que a sua defesa vá mudar os rumos do negócio, porém você torcer pela fusão é a mesma coisa de um boi torcer pra aumentar a capacidade do abatedouro.

Sobre a verdadeira situação do Grupo LATAM: empresa que tá em vias de deixar de voar arrenda 28 A320neo novos, 5 787-9, renegociam contratos de pelo menos 100 aeronaves e contratam mais de 1000 funcionários? Eu ACHO que não, mas vai que eu esteja errado...

Edited by Eric Breno
  • Like 5
  • Thanks 7
  • A345_Leadership changed the title to Queremos comprar a Latam. O que eu diria aos deputados é: "olhem como a Azul mudou o país”