Jump to content

Queremos comprar a Latam. O que eu diria aos deputados é: "olhem como a Azul mudou o país”

Recommended Posts

22 minutes ago, RCWSKY said:

Pensando dessa forma, realmente abreria um espaço importante para GOL, ITA ou uma terceira concorrente.

Eu acho que é só questão de tempo para a Jetsmart ou Sky criar uma filial brasileira, acredito mais nisso do que no projeto Nella. :lol:

• Like 6

• Replies 166
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Em resumo: pro mercado: péssimo passageiros: péssimo tripulantes: péssimo  campineiros/viracopers: péssimo  Só é bom pra acionista graúdo, executivo da empresa e torcida organizada de

O jogo da Azul é desonesto. E passou a ser mais podre ainda quando, de fato, colocaram com mais afinco e de maneira mais escancarada do que nunca as garrinhas de fora na tentativa de manipular o merca

Muito boa a entrevista do Gerônimo, argumentou com dados. Gostei deste trecho: Pouco tempo atrás, quando houve a tentativa de aquisição da Avianca [que teve falência decretada em junho de 2020],

6 hours ago, Cassio.Fernandes said:

Eu acho que é só questão de tempo para a Jetsmart ou Sky criar uma filial brasileira, acredito mais nisso do que no projeto Nella. :lol:

Numa eventual fusão da Latam com a Azul, eu não pensaria duas vezes.

Nesse cenário, todo mundo ia comer pelas beiradas. A empresa com maior share (60%?) ia ta ocupada demais eliminando ineficiências e estudando modelos de Hubs enquanto as outras podiam focar em se ater a própria estratégia, tendo com isso mais eficácia e eficiência.

Não vejo essa fusão como vantajosa para ninguém, nem mesmo para a própria azul. Talvez seja uma manobra para aumentar o preço das ações ou conseguir liberação de algo.

A única semelhança entre Azul e Latam hoje são o país em que elas operam e parte da frota, fora isso... empresas completamente diferentes: serviço, estratégia de precificação, posicionamento de mercado, hubs, malha...

Edited by ricardomilhomem
  • Like 1
7 minutes ago, ricardomilhomem said:

A única semelhança entre Azul e Latam hoje são o país em que elas operam e parte da frota, fora isso... empresas completamente diferentes: serviço, estratégia de precificação, posicionamento de mercado, hubs, malha...

Por mim só o país mesmo. Nem a frota de A320neo da Latam "conversa" com a de A320neo da Azul em praticamente nada, só no pacote SHARP. Os A320ceo então e todo o resto, piorou...

A Avianca era anos luz mais compatível.

• Like 3
On 8/18/2021 at 3:23 PM, Delmo said:

Falo do ponto de vista de passageiro da categoria mais alta do programa.

Te digo: é um desprazer imenso ser cliente de categoria alta na Latam.

Digo a mesma coisa. Era Black na Latam e desisti dela. Alias ela tbm desistiu de mim (largou SJP). Mesmo na pandemia e tudo migrei tudo para a Azul. Se entrar na Star Alliance ai eu vou pro abraco.

• Haha 1

Muito boa a entrevista do Gerônimo, argumentou com dados. Gostei deste trecho:

Pouco tempo atrás, quando houve a tentativa de aquisição da Avianca [que teve falência decretada em junho de 2020], a própria Azul foi absolutamente contra a consolidação no mercado brasileiro. Dizia que era um absurdo a Avianca ser comprada pela Gol ou pela Latam. A própria Azul entrou no mercado brasileiro em 2008 sustentando o argumento de que era preciso mais concorrência.

Um dos argumentos recentes que eu ouvi, a favor da venda da Latam, foi hilário: "A Azul vai trazer benefícios para o mercado brasileiro". Não tenho dúvidas que a Azul trouxe benefícios para o Brasil. Mas a que preço? A média de preço da Azul é de R$ 434, segundo a Anac. O preço médio da Latam e da Gol, que competem muito entre si, é de R$ 346 e R$ 341, respectivamente. Ou seja, a Azul cobra 25% a mais. O que poderia acontecer se houvesse uma fusão: o preço da Azul vai baixar para o da Latam? Ou o da Latam vai subir para o da Azul?

• Like 13
  • Thanks 7

27 minutes ago, PB26 said:

A média de preço da Azul é de R$ 434, segundo a Anac. O preço médio da Latam e da Gol, que competem muito entre si, é de R$ 346 e R$ 341, respectivamente. Ou seja, a Azul cobra 25% a mais. O que poderia acontecer se houvesse uma fusão: o preço da Azul vai baixar para o da Latam? Ou o da Latam vai subir para o da Azul?

Derrubou todo o discurso barato da Azul. kkkkk

• Like 4

Outro ponto interessante é quando ele fala das parceiras, dando a entender que irão substituir a IAG, por outra empresa. Será que veremos uma aproximação com a Air France-KLM?

Ainda não substituímos o potencial parceiro europeu no lugar da IAG. Mas, assim que a pandemia estiver sob controle, em um futuro próximo, eu espero voltar a negociar com um parceiro europeu. Aí teremos América Latina, América do Norte e Europa integradas em um grande conjunto de companhias aéreas.

• Like 1
6 minutes ago, Mayday said:

Outro ponto interessante é quando ele fala das parceiras, dando a entender que irão substituir a IAG, por outra empresa. Será que veremos uma aproximação com a Air France-KLM?

Ainda não substituímos o potencial parceiro europeu no lugar da IAG. Mas, assim que a pandemia estiver sob controle, em um futuro próximo, eu espero voltar a negociar com um parceiro europeu. Aí teremos América Latina, América do Norte e Europa integradas em um grande conjunto de companhias aéreas.

Isso vai ocorrer mais cedo ou mais tarde, porque tem a Delta (dona de uns ~10% da Air France e 49% da Virgin Atlantic).

• Like 2

Quanto a preço, parece que todas tiveram que subir no 3º trim. pra fazer frente a alta do QAV/inflação/custos.

Nessa apresentação, G3 diz que a tarifa média de ago21 foi R$500.

https://ri.voegol.com.br/download_arquivos.asp?id_arquivo=27871930-0EA6-4ACA-BEED-0BC791E0D772

spacer.png

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2021/08/latam-airlines-comemora-mais-competicao-na-aviacao-brasileira_183927.html

Edited by TheJoker
2 hours ago, A345_Leadership said:

Isso vai ocorrer mais cedo ou mais tarde, porque tem a Delta (dona de uns ~10% da Air France e 49% da Virgin Atlantic).

Então, aí que eu fico com um pé atrás, já que a Qatar tem 25% da IAG. Deve ser uma briga boa para ver quem tem mais peso nas decisões da LATAM.

• Like 2
7 hours ago, Mayday said:

Então, aí que eu fico com um pé atrás, já que a Qatar tem 25% da IAG. Deve ser uma briga boa para ver quem tem mais peso nas decisões da LATAM.

Esse desenrolar vai ser bem interessante , visto que agora a QR e AA são best Friends e o Al Baker se tornou Chairman da OneWorld ... 

• Like 2

Para Latam, interesse da Azul é para subir tarifa e atrasar sua recuperação

01/09/2021 16:20:00  | Beatrice Teizen

Em uma entrevista para O Globo, o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, afirmou que os rumores de uma eventual proposta da Azul para adquirir a operação brasileira do grupo chileno tem como único objetivo atrasar e encarecer o processo de saída da companhia do Chapter 11. 

Divulgação
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, fala sobre proposta da Azul
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, fala sobre proposta da Azul
De acordo com Cadier, uma eventual aprovação de uma proposta da companhia aérea de Campinas poderia deixar a empresa em um limbo por um ano, prazo com que as autoridades de defesa da concorrência do Brasil podem levar para avaliar o caso.

“Eles estão minimizando as dificuldades e o tempo de aprovação. Mas esse é o jogo da Azul. Dificultar e encarecer a saída da Latam do Capítulo 11. Comprar mesmo, acho que eles sabem que é inviável do ponto de vista de prazo”, disse o CEO à coluna.

Ainda segundo a entrevista a O Globo, a Latam vai apresentar na semana que vem o seu plano de negócios para a retomada das operações e também as ofertas não vinculantes que vem recebendo para financiar a sua saída do Capítulo 11, a recuperação judicial nos Estados Unidos. A apresentação do plano de reestruturação das dívidas está previsto para o dia 15.

“A Azul fala em sinergias. Mas os analistas não conseguem articular o valor dessa sinergia. A fusão não beneficia credores nem acionistas. O único ganho que existe é em tarifa. Vai subir o preço. A companhia que já tem mais monopólio de rotas vai ter ainda mais monopólio e vai cobrar mais caro ainda. Porque isso ia ser bom para o Brasil eu não sei”, continuou Cadier para O Globo.
  • 1 month later...

São Paulo, 02/11/2021

Azul quer comprar totalidade da Latam Airlines, diz fundador

David Neeleman afirmou que o plano é adquirir não só as operações brasileiras, mas a companhia inteira

Stephen Eisenhammer
SÃO PAULO | REUTERS

A companhia aérea brasileira Azul tem interesse em comprar a totalidade da chilena Latam Airlines Group, e está pronta para fazer uma oferta caso os credores não cheguem a acordo sobre um plano de reestruturação, disse o fundador e presidente da Azul, David Neeleman, ao jornal chileno Diario Financiero na segunda-feira.

"Nós sabemos exatamente o que vamos oferecer", afirmou Neeleman na entrevista, acrescentando que a Azul provavelmente terá que esperar até 23 de novembro, quando o limite estatutário para alcançar um plano de reestruturação se esgota.

163587142461816ac01f7d0_1635871424_3x2_m Aeronave da Azul no aeroporto de Guarulhos 

A Reuters informou anteriormente que a Azul estava interessada apenas em comprar as operações brasileiras da Latam, mas em entrevista ao Diario Financiero, Neeleman disse que o plano é comprar e manter a empresa inteira.

"Compraríamos todo o ativo. Acredito que o grupo tem muito valor e não estamos pensando em cindir ou vender divisões", declarou.

Neeleman disse que, se a Latam conseguir chegar a uma reestruturação, a Azul não poderá fazer sua oferta, mas que tudo indica que tal acordo não será alcançado.

Representantes da Latam não responderam imediatamente aos emails solicitando comentários. No passado, a companhia aérea disse que não tinha intenção de vender nenhuma de suas partes.

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/11/azul-quer-comprar-latam-airlines-diz-fundador.shtml?origin=folha

• Haha 8
  • Confused 1
55 minutes ago, A345_Leadership said:

Espero estar errado, mas acho que é um passo maior que a perna, mesmo sendo a Azul.

Pois vou te dizer: acho que é um passo que cabe no tamanho da perna do Mr. Neeleman. A Azul vai ser o "laranja".

Agora, também espero estar errado, mas a cada dia que passa acho mais provável dessa aquisição se consolidar, visto que os credores da LA não chegam a um consenso a respeito da reestruturação.

• Like 1
  • Haha 2

Ações da Azul despencaram de R$ 37 para R$ 27 no período de um mês = um novo factoide para valorizar a empresa e agradar os investidores.

• Like 8
1 hour ago, A350-1041 said:

Pois vou te dizer: acho que é um passo que cabe no tamanho da perna do Mr. Neeleman. A Azul vai ser o "laranja".

Agora, também espero estar errado, mas a cada dia que passa acho mais provável dessa aquisição se consolidar, visto que os credores da LA não chegam a um consenso a respeito da reestruturação.

Sem querer menosprezar o Brilhantismo do Mr. Neeleman (eu realmente acho ele um homem de sucesso e brilhante), mas ele nao foi tão bem sucedido assi. em passos deste tamanho (aquisição da TAP e saída da gestão da Jet Blue em momentos de crise).

Sinceramente a Azul nem conseguiu comprar a Avianca no tapetão, o que era relativamente bem mais simples, dificil acreditar que vão conseguir equalizar uma solução para adquirir o grupo inteiro (não podem adquirir só a parte brasileira),

Estas declarações fazem parte do jogo, mas não parecem fazer parte de uma intenção ou de projeto real de aquisição.

Abraços

• Like 6
  • Thanks 1
23 hours ago, A350-1041 said:

Eu vejo que o problema não é o dinheiro, mas a capacidade de absorver culturas distintas.

A Azul comprar uma Trip ou TwoFlex é uma coisa, a outra é comprar uma empresa que pode ser o dobro dela. E tem um detalhe, não vejo a LATAM como uma única empresa do ponto de vista de funcionário. São duas culturas (LAN e TAM).

Uma integração desta magnitude, juntando três culturas (LA+JJ+AD), é herculeo. E como o @PT-WRT lembrou, tem a TAP, que foi junto com a Aigle Azur uma das primeiras empresas que ele comprou. 

Ironicamente lembra os Cuetos, quando mandavam na LanChile, abriam empresas do zero e aplicavam a sua filosofia. Fundiram com a TAM e pareceram perdidos em lidar com uma empresa com outra filosofia. 

• Like 5
  • Thanks 3
1 hour ago, A345_Leadership said:

Eu vejo que o problema não é o dinheiro, mas a capacidade de absorver culturas distintas.

A Azul comprar uma Trip ou TwoFlex é uma coisa, a outra é comprar uma empresa que pode ser o dobro dela. E tem um detalhe, não vejo a LATAM como uma única empresa do ponto de vista de funcionário. São duas culturas (LAN e TAM).

Uma integração desta magnitude, juntando três culturas (LA+JJ+AD), é herculeo. E como o @PT-WRT lembrou, tem a TAP, que foi junto com a Aigle Azur uma das primeiras empresas que ele comprou. 

Ironicamente lembra os Cuetos, quando mandavam na LanChile, abriam empresas do zero e aplicava a sua filosofia. Fundiu com a TAM e pareceram perdidos em lidar com uma empresa com outra filosofia. 

Observações muito bem feitas 

Sempre fui cético em relação a essa aquisição e continuo acreditando que dificilmente acontecerá , todo mundo tem um preço porém acredito que enquanto a decisão estiver nas mãos dos Cuetos , que trataram de deixar bem claro que não tem interesse no negocio ,  esse preço será inacessível para Azul . Não seria um processo nada fácil além de oneroso e nem tudo que reluz é ouro , vide o ultimo balancete da Azul .... sem falar no CADE , que dificilmente aprovaria a fusão sem grandes restrições nas operações , além da G3 que não vai deixar barato pra AD .
Acredito que nos bastidores a Azul deve estar tentando de todas as formas concretizar essa operação , mesmo não tendo condições financeiras nem operacionais para tal , com uma única intenção , barrar a retomada da LATAM e se por algum motivo ela conseguir efetuar a compra do grupo , vai ter um problemão gigantesco nas mãos . Por outro lado me parece que a situação financeira da LA vem melhorando e com a abertura dos mercados internacionais a tendencia é de uma melhora ainda mais acentuada . Porém a demora na aprovacão do CH11 me deixa meio confuso além do fato da lentidão da LA em se preparar para essa retomada da malha internacional , novas tripulações do 787 sendo treinadas a conta gotas , recontratação dos demitidos em um ritmo devagar quase parando e agora inventaram de fazer migração interna(muito mais caro e demorado) ao invés de chamar mais tripulantes demitidos . Sem contar o fato de estarem com um buraco na frota com a saída dos A350 e de alguns 767's que já deixaram a frota ... qual vai ser a magica ? Usar a LATAM Chile ? A LATAM Chile também não ta retomando a operação internacional dela não né ?!?!?!? É o velho jogo do cobertor curto que fez a American pagar uma conta bem alta agora na retomada dos seus voos , tendo que cancelar centenas de voos por não ter tripulantes suficientes e também por não ter planejado adequadamente a reativação dos aviões estocados de acordo com os voos a serem executados...
O cenário parece bem bizarro e abre possibilidades para diversos "e se..." e até para os mais céticos fica mais plausível começar a pensar na real possibilidade dessa aquisição acontecer . O que todos nós sabemos é que a Azul tem essa capacidade impar de criar um mundinho só dela , o famoso canto da seria onde ela "ser o melhor companhia aérea do mundo", nem todo mundo cai no canto , será que desta vez irão cair ? Talvez os defensores de CNPJ caiam ... EU sinceramente espero que NÃO , acredito que a Azul tem muito mais potencial como um player independente e desejo do fundo do meu coração que John Rodgerson e cia se empenhem em crescer a Azul organicamente , fortalecendo os Hubs já existentes ao invés de querer abraçar o mundo e dar um passo MUITO maior que a perna ... a conta sai muito mais barata mas será que o ego aceita PIX ?