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Governo deve publicar consultas de leilão de Viracopos e 7ª rodada


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A Audiência Pública está agendada para o dia 27 de outubro, às 14h. 

 

Vendo o PEA, SDU e CGH não tem exigências de aumento de posições ou pontes, só adequação de pistas/twys, iluminação nas cabeceiras.

BEL  7.14.2 Disponibilizar pátio de aeronaves para acomodar, de forma simultânea e independente, 15 (quinze) posições código “C” e 2 (duas) posições código “E”.

MCP  7.17.2 Disponibilizar pátio de aeronaves para acomodar, de forma simultânea e independente, 3 (três) posições código “C”.

CGR  7.23.2 Disponibilizar pátio de aeronaves para acomodar, de forma simultânea e independente, 11 (onze) posições código “C”.

CMG  7.27.2 Disponibilizar pátio de aeronaves para acomodar, de forma simultânea e independente, 4 (quatro) posições código “C”.

STM  7.33.2 Disponibilizar pátio de aeronaves para acomodar, de forma simultânea e independente, 5 (cinco) posições código “C”.

MAB  7.36.2 Disponibilizar pátio de aeronaves para acomodar, de forma simultânea e independente, 4 (quatro) posições código “C”.

O resto 3 posições C no máximo.

 

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7.46. Para a Fase II do Contrato, deverão ser realizados os investimentos de adequação da infraestrutura aeroportuária, em especial, em terminais de passageiros, pátios de aeronaves, sistema de pistas de pouso e decolagem, sistema de pistas de rolamento e vias de acesso, de forma a prover capacidade adequada para o atendimento da demanda de passageiros, veículos e aeronaves.

 

Ou seja, só quando crescer a demanda.

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1 hour ago, TheJoker said:

A Audiência Pública está agendada para o dia 27 de outubro, às 14h. 

 

Vendo o PEA, SDU e CGH não tem exigências de aumento de posições ou pontes, só adequação de pistas/twys, iluminação nas cabeceiras.

BEL  7.14.2 Disponibilizar pátio de aeronaves para acomodar, de forma simultânea e independente, 15 (quinze) posições código “C” e 2 (duas) posições código “E”.

MCP  7.17.2 Disponibilizar pátio de aeronaves para acomodar, de forma simultânea e independente, 3 (três) posições código “C”.

CGR  7.23.2 Disponibilizar pátio de aeronaves para acomodar, de forma simultânea e independente, 11 (onze) posições código “C”.

CMG  7.27.2 Disponibilizar pátio de aeronaves para acomodar, de forma simultânea e independente, 4 (quatro) posições código “C”.

STM  7.33.2 Disponibilizar pátio de aeronaves para acomodar, de forma simultânea e independente, 5 (cinco) posições código “C”.

MAB  7.36.2 Disponibilizar pátio de aeronaves para acomodar, de forma simultânea e independente, 4 (quatro) posições código “C”.

O resto 3 posições C no máximo.

 

E como o Governo afirma então, categoricamente, que vão aumentar a quantidade de pontes?

Pode não constar no PEA, mas devem colocar no edital definitivo, acredito.

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10 minutes ago, Leandrinho said:

E como o Governo afirma então, categoricamente, que vão aumentar a quantidade de pontes?

Pode não constar no PEA, mas devem colocar no edital definitivo, acredito.

Pois é, falam que vão liberar inter em CGH, não li nada sobre ter que criar um setor/terminal pra processar pax inter...normalmente publicavam assim:

Aeroporto de Porto Alegre – Salgado Filho

7.1. Para a Fase I-B do Contrato, com prazo máximo de duração de 26 (vinte e seis) meses a partir da Data de Eficácia do Contrato, a Concessionária deverá realizar os investimentos necessários para disponibilizar os sistemas permanentes, que possibilitem a prestação de serviço adequado aos Usuários, conforme abaixo:

7.1.1 Ampliar a capacidade de processamento de passageiros e bagagens no aeroporto, incluindo terminal de passageiros, estacionamento de veículos e vias terrestres associadas, com área e equipamentos equivalentes aos adequados para processar simultaneamente no aeroporto pelo menos:

7.1.1.1    2.350 (dois mil trezentos e cinquenta) passageiros domésticos em hora pico durante o embarque;

7.1.1.2    1.850 (hum mil oitocentos e cinquenta) passageiros domésticos em hora pico durante o desembarque; 7.1.1.3 400 (quatrocentos) passageiros internacionais em hora pico durante o embarque;

7.1.1.4 400 (quatrocentos) passageiros internacionais na hora pico durante o desembarque;

7.1.1.5 14 (quatorze) pontes de embarque e respectivas posições de pátio, com área equivalente à adequada para atender, de forma simultânea e independente, a 12 (doze) aeronaves Código “C”, 1 (uma) aeronave Código “D” e 1 (uma) aeronave Código “E”.

 

Nessa rodada não tem em nenhum deles.

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Também, a capacidade de CGH 3.235 emb + 3.645 desemb = 6.880 pax/hora x 16h x 6 (sab e dom é metade) x 52 semanas 365 dias = 34.3 milhões e já teve +22.

6880 / 32-33 = 215-208 pax

foi calculada com A321 que nem opera :lol:  coisas de Infraero

537 mov/dia x 6 x 52 = 167.544 mov x 150 pax = 25.1 milhões é + realista

https://transparencia.infraero.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/DECLARAÇÃO-DE-CAPACIDADE-W21-SBSP.pdf

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GRU T3 teve custo de construção de R$3.7 bi (2012-2014 valores históricos em correção) e ficou pronto em -2 anos.

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  • 2 weeks later...

SDU atual aos 0:20:00, 0:21:38 config final (evtea) não vinculante, com previsão de 15 PAX/milhões,  13C contato + 19C remotas, 39 mov/h

CGH                0:23:00  0:24:55                                                                                     35.7                     30C                  24C                44

Edited by TheJoker
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BEL aos 0:25:50  sai de 4C + 2E para 10C + 4E, contato + 11C remotas. Capacidade 9.1 PAX/milhões,  25,6 mov/hora com a desativação da 02/20.

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3 minutes ago, Leandrinho said:

Duvido que a concessionária vai desativar as atuais pontes de CGH como o proposto nesse estudo.

Vai ter que, devido ao problema da strip, outra solução +cara seria  fazer uma nova pista central,  e depois desativar a auxiliar. Totalmente inviável pois demandaria o fechamento do aero pra comercial durante as obras.

de anos atrás...

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De acordo com o Diretor de Operações da INFRAERO, Marcio Jordão, mesmo com a requalificação e internacionalização do Aeroporto de Congonhas, o número de slots (pouso e decolagem em aeroportos congestionados) permanecerá em 534. E a cada vez que houver um voo internacional, será retirado um voo nacional. O Estatuto da Cidade é fundamental para garantir que o legislativo municipal atue no espaço aéreo e fazer com o que o projeto seja discutido na Câmara.

 

Então flopou o leilão de CGH.

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Não flopou nada.

O aeroporto é extremamente atraente, independente do tipo de voo e quantidade de slots.

E por falar em slots, depende mais de outros órgãos do que do diretor da Infraero.

Tá aí um estudo confirmando que é possível operar com mais.

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9 hours ago, Leandrinho said:

Não flopou nada.

O aeroporto é extremamente atraente, independente do tipo de voo e quantidade de slots.

E por falar em slots, depende mais de outros órgãos do que do diretor da Infraero.

Tá aí um estudo confirmando que é possível operar com mais.

Concordo. Narita e Heathrow não operam com horário reduzido e mesmo assim é um sucesso? 

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12 hours ago, TheJoker said:

O Estatuto da Cidade é fundamental para garantir que o legislativo municipal atue no espaço aéreo e fazer com o que o projeto seja discutido na Câmara.

Acho que o EC pode fazer pouco neste caso, uma vez que a atribuição do espaço aéreo é federal.

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10 hours ago, Leandrinho said:

Não flopou nada.

O aeroporto é extremamente atraente, independente do tipo de voo e quantidade de slots.

E por falar em slots, depende mais de outros órgãos do que do diretor da Infraero.

Tá aí um estudo confirmando que é possível operar com mais.

2019  pagos 22.3 milhões  mov. comercial 172.060 = média 130 pax/voo

Mov. 172.060 / 365 = 471 em média (sáb e dom o mov. é +/- metade)

 

O limite atual diário: 537 mov/dia x 6 dias x 52 semanas x 150 pax = 25.1 milhões (na apresentação 20.6 milhões no 1º ano de concessão)

                                 537/16.5 hrs = 32.5 mov/hr é o que tem na declaração de capacidade

                proposto:  39.9 mov/hr x 16.5 = 658 mov/dia

                                 658               x 6         x 52               x 150        = 30.8 milhões  (29.8 milhões no 30º ano de concessão)

 

Vamos ver quem tem + força, a CMSP ou ANAC...o flopou é no sentido de, se CGH tiver que manter os níveis pré-pandemia (20 milhões), vale menos que que se ele for liberado pra operar com +30 milhões/pax.

 

Vcs têm noção de custo de dinheiro?

R$3.5 em investimentos em CGH nos primeiros 3 anos, 27 anos pra pagar x CDI+4,5% a.a. (taxa que a G3 captou recentemente) = 27 prestações de R$385 milhões/ano.

Dependendo de quanto for o lance isso vai dobrar, e ainda tem a contribuição variável.

Só que CGH não é GRU, ou VCP, que tem carga de importação que é a maior receita do aeroporto. E tem os "penduricalhos" que não vão dar resultado.

 

POA em 2019  Ebitda R$82 milhões pra 8.3 milhões PAX, não tem carga expressiva, nem CNX.

CGH   chutando    22.3/8.3  = 2.7 x R$82 = R$220 milhões de Ebitda

 

O lucro operacional da Infraero em 2019 R$229 milhões          https://www.in.gov.br/web/dou/-/relatorio-da-administracao-2020-311374739

Basicamente CGH e SDU, e o resto dando prejuízo, e a Infraero não deve ter custo financeiro, tudo que ela gasta/investe vem do FNAC.                                 

 

 

 

Edited by TheJoker
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