Jump to content

Gol fará manutenção no fim de semana, que afetará uso de sua plataforma

Recommended Posts

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2021/08/gol-fara-manutencao-para-migracao-de-sistemas-neste-fim-de-semana_183731.html

A partir das 20h do sábado (21), os sistemas da aérea estarão totalmente fora do ar para todo o mercado de viagens. Isso significa que não será possível realizar nenhuma emissão ou reemissão em nenhum canal de vendas durante o período de black out – 20h do dia 21/08 às 23h59 do 22/08.

O período de black out informado pela Gol às agências de viagens afetará todos os canais de vendas, tais como: agências de viagens, operadoras, plataformas de self-bookings e demais sistemas. A transportadora está recomendando que todas as reservas feitas antes deste período sejam emitidas até as 20h. Caso não sejam, corre-se o risco de perder as tarifas.

Além disso, os sistemas de web check-in da companhia também estarão fora do ar durante este fim de semana. Portanto, passageiros que estejam em trânsito em aeroportos durante esse período precisarão realizar o check-in via balcão.

Ainda está fora do ar, mas já dá pra ter acesso à página principal. Aparentemente melhorou bem a interface.

A Latam e a Azul poderiam seguir o exemplo....sempre achei esses sites bem instáveis e com UI ruim.

Muitos problemas ainda. As senhas e os cadastros sumiram, segundo relatos em todas as redes sociais...Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Reclame aqui, consumidor.gov e várias outras. As linhas estão congestionadas e via chat o tempo médio de espera passa das 2hs. 

Passagens que, alguns até fecham a compra, mas chega um email de cancelamento imediato da compra e, por vezes não há estorno, pontos da simples sumiram e o tema chegou a estar na lista dos tredings do Twitter. 

Eu, literalmente, estou nestes exemplos. Tentando comprar uma passagem pra minha irmã, com os créditos de uma viagem cancelada e até as 18:45 de hoje, só dá que o cadastro e senha não existe. Ela já tem cadastro na gol a 12 anos. O mesmo cadastro...E eles tão incomunicáveis. 

ta feia a coisa, falando como cliente... minha esposa tinha voo no sábado, sabendo da manutençao nos sistemas tentei fazer checkin dela antes do horário da manutençao, impossível, dizia que a reserva nao podia ser encontrada. agora preciso comprar passagem e nao consigo logar, diz que os dados estao incorretos. apagando os cookies, quando entro novamente no site, diz que a gol fez mudanças e pede pra recadastrar senha, quando o faço, diz que será enviado email, que nao chega ha mais de 24 horas... Tentei via alguma agencia digital, sem sucesso, voos da gol nao aparecem. ta difícil, vou acabar comprando em outra cia. meu cadastro na gol deve ter a idade da propria cia, voei com ela logo no início... ah, tentei smiles, por ser diamante em um canal "diferenciado", nada, disseram que por la nada podem fazer. 

obs.: minha esposa embarcou no voo dela, apesar da fila que seria desnecessária pois só tinha bagagem de mao, em cgh.

27 minutes ago, Cesar_hs said:

ta feia a coisa, falando como cliente... minha esposa tinha voo no sábado, sabendo da manutençao nos sistemas tentei fazer checkin dela antes do horário da manutençao, impossível, dizia que a reserva nao podia ser encontrada. agora preciso comprar passagem e nao consigo logar, diz que os dados estao incorretos. apagando os cookies, quando entro novamente no site, diz que a gol fez mudanças e pede pra recadastrar senha, quando o faço, diz que será enviado email, que nao chega ha mais de 24 horas... Tentei via alguma agencia digital, sem sucesso, voos da gol nao aparecem. ta difícil, vou acabar comprando em outra cia. meu cadastro na gol deve ter a idade da propria cia, voei com ela logo no início... ah, tentei smiles, por ser diamante em um canal "diferenciado", nada, disseram que por la nada podem fazer. 

obs.: minha esposa embarcou no voo dela, apesar da fila que seria desnecessária pois só tinha bagagem de mao, em cgh.

Mas o check-in só podia ser presencial. Passei por isso também.

O sistemas ainda não voltou para agências, sites e operadoras.

Olá,

Aviso: consegui alterar a senha pelo site mobile da Gol (*). Logo após clicar "esqueceu a senha", recebi o email que permitiu alterar a senha. No site desktop, como foi relatado aqui, o sistema nunca envia o email de recuperação da senha.

Eu suspeito que será obrigatória para todos a alteração da senha, pois o novo sistema exige pelo menos um caractere especial. No site antigo não havia esta exigência.

(*) O app da Gol (Android) também não está funcionando, pois ele apenas redireciona para o site mobile da Gol.

Porém, o sistema da Gol continua bagunçado. Tenho reserva para outubro (bilhete emitido com milhas) e não há maneira de localizar a reserva. No site antigo da Gol, havia um link que dizia "comprou com milhas" (ou "emitiu com milhas"), que enviava diretamente para a página do Smiles onde aparecia a reserva. No site atual, o mesmo link envia para a home do site Smiles. Porém, ao consultar "meus vôos", a minha reserva não está lá.

Aproveito para perguntar: qual GDS a Gol utiliza e como eu posso consultar uma reserva em outro site? Por exemplo, eu tenho também uma reserva na Latam para outubro, que eu consigo consultar no Tripcase.

Saudações,

Edited by bearshare

No chat do site Smiles, há este aviso automático:

✈️ Antes de começarmos gostaria de avisar que estamos passando por uma manutenção programada.

No momento, a consulta de voos GOL já emitidos e o produto de Reserva de bilhetes GOL, que reserva seu voo por três dias, estão indisponíveis.

Vale lembrar que os demais serviços relacionados à voos GOL estão funcionando normalmente!

Pedimos desculpas pelo transtorno e agradecemos a compreensão.✈️

E os clientes já tiveram a primeira novidade no meio desse processo. As bagagens. 

Assim que arrumarem a bagunça, a companhia aumentou a antecedência de compra com desconto para 48hs do voo. Como também aumentaram os preços. 80 reais na compra antecipada e 140 pra compras feitas a menos de 48 hs da partida. Isso nos domésticos. Para os internacionais é 100 e 180, respectivamente.

Hoje eu também consegui trocar a senha e logar no site. Mas somente isso, quando clico em meu perfil ele da um erro e desloga. Quando tento comprar bilhete, ele tb desloga e não consigo comprar. A agência que usamos na empresa possui um sistema, questionei hoje se a gol deu uma previsão de voltar para o sistema deles, falaram em 15 dias… 

enfim, eu trabalho com tecnologia, migrações precisam ser muito bem planejadas e testadas, essa parece que não foi… até pq falaram que no domingo ao meio dia estaria tudo ok e até agora longe de estar ok.. 

resultado no meu caso: sou smiles diamante, não voava latam há muito tempo… dessa vez vou de latam simplesmente por não conseguir comprar gol. Até pensei em ligar pra tentar por telefone, mas aí já eh tempo demais em algo que eh pra ser simples (demora longa no telefone). 

Meus voos antigos sumiram da lista, os futuros tiveram localizador alterado, tive de fazer nova senha, não tenho acesso ao aplicativo nem aos créditos GOL, está tudo bagunçado e estranho - além disso o novo site é horrível, zero user-friendly, se precisa de mais cliques pra se chegar a alguma informação, há informações totalmente erradas, é tudo muito grande, ou seja, pode ter ficar bom pra eles mas pro cliente está simplesmente horrível.

Certamente vai ter gente que vai buscar e comprar nas concorrentes só por conta disso...

1 hour ago, vitordos said:

Meus voos antigos sumiram da lista, os futuros tiveram localizador alterado, tive de fazer nova senha, não tenho acesso ao aplicativo nem aos créditos GOL, está tudo bagunçado e estranho - além disso o novo site é horrível, zero user-friendly, se precisa de mais cliques pra se chegar a alguma informação, há informações totalmente erradas, é tudo muito grande, ou seja, pode ter ficar bom pra eles mas pro cliente está simplesmente horrível.

Certamente vai ter gente que vai buscar e comprar nas concorrentes só por conta disso...

Meus voos futuros ainda não apareceram. No site Smiles, há este aviso:

"Estamos passando por manutenção programada em nossos sistemas, e neste momento você pode encontrar uma instabilidade para visualizar seus voos emitidos. Fique tranquilo, estamos trabalhando para reestabelecer nossos serviços. Agradecemos a compreensão."

1 hour ago, vitordos said:

Se os voos futuros tiveram localizador alterado, é obrigação da Gol informar ao passageiro os novos localizadores, ANTES do prazo de check-in dos vôos.

ATENÇÃO, IMPORTANTE!

Descobri esta matéria muito útil do Melhores Destinos:

Dificuldades no site da Gol: como fazer check-in, consultar o voo e comprar bagagem:

https://www.melhoresdestinos.com.br/site-gol-fora-ar.html

Destaco o seguinte:

"todas as passagens compradas até 20 de agosto de 2021 receberam novos localizadores"

Link para consultar o novo localizador: https://www.voegol.com.br/consulte-seu-novo-codigo-de-reserva

A consulta de reservas também só está disponível utilizando os novos localizadores e através de um novo link: https://b2c.voegol.com.br/minhas-viagens/login (escolher a forma de login "código da reserva")

Os dois links acima funcionaram para mim, pude consultar o meu novo localizador e com ele consultar a reserva. 

Notas:

• o novo localizador tem só caracteres alfabéticos (o anterior era alfanumérico), então é possível também consultar a reserva no TripCase. Parece que a Gol migrou para o Sabre, como já foi referido aqui no fórum.
  • felizmente, consultando o meu localizador, pude conferir que a reserva manteve as minhas compras extras (bagagem e escolha de assento Gol Confort)

Saudações,

Edited by bearshare
  • Thanks 2

A Gol empurra um trabalho ao cliente que deveria ser feito por ela. Ao digitar o localizador antigo na consulta de reservas, poderia haver um direcionamento automático para uma página com o novo localizador. Dois links é algo pouco prático.

• Like 1

O atendimento da Gol está muito ruim: tentei contato via Facebook e Twitter, nada adiantou. Via telefone fiquei 40 min esperando ser atendido e desisti.

No site, depois de muito lutar, consegui fazer login e pra minha surpresa, o histórico de voos está zerado.

Tenho um voo daqui 2 semanas e o localizador antigo não funciona nesse site https://www.voegol.com.br/consulte-seu-novo-codigo-de-reserva e não funciona no app do celular.

13 hours ago, GustavoAguiar said:

O atendimento da Gol está muito ruim: tentei contato via Facebook e Twitter, nada adiantou. Via telefone fiquei 40 min esperando ser atendido e desisti.

No site, depois de muito lutar, consegui fazer login e pra minha surpresa, o histórico de voos está zerado.

Tenho um voo daqui 2 semanas e o localizador antigo não funciona nesse site https://www.voegol.com.br/consulte-seu-novo-codigo-de-reserva e não funciona no app do celular.

Leia o meu post de ontem.