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Aeroporto de Viracopos tem minutas de edital e contrato de relicitação aprovados


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Aeroporto de Viracopos tem minutas de edital e contrato de relicitação aprovados

Nova licitação de terminal em Campinas passará por consulta pública

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Aeroporto de Viracopos será relicitado após atual concessionária desistir de administrar a área - Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou as minutas do edital e do contrato de relicitação do aeroporto internacional de Viracopos (VCP), em Campinas.

Os documentos jurídicos e os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) passarão por consulta pública por 45 dias. Haverá também uma sessão de audiência pública por videoconferência, em data ainda a ser divulgada.

VCP era administrada pela Aeroportos Brasil - Viracopos S.A. desde 2012. Em março de 2020, a empresa devolveu a concessão para o governo federal, quase dois anos após entrar com pedido de recuperação judicial, por contrair dívidas que acumularam cerca de R$ 2,9 bilhões.

A maior intervenção feita neste período foi a inauguração do novo terminal de passageiros, em 2016, o que aumentou a capacidade do aeroporto para receber até 25 milhões de passageiros por ano. Atualmente, grande parte do local está ociosa.

Fonte: Marcel Cardoso – Aero Magazine 24 ago 2021

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Espero que essa licitação seja feita de forma correta, realista e que obrigue já inicialmente do novo operador terminar algumas coisas pendentes como a extensão da taxiway G, 2º pista e os dois braços restantes do pier B, apesar que esses últimos provavelmente a ABV vai entregar certinho antes de devolver o controle do aeroporto. 

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Sendo profeta do passado, o terminal de VCP deveria ter sido menor e a configuração atual ser feita de forma faseada.

Também acho a segunda pista desnecessária no momento, mas quem sabe no médio prazo (10-15 anos)?

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2019 VCP 114.459 mov  (sem TGL)    e foi o recorde 10.6 milhões de PAX

2018         107.627

2017         108.635

2016         115.276

2015         127.395

2014        131.531                                                        9.8

2013         127.252

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Pensem num símbolo pra representar o país nesse período entre 2010 e até 2022. Que demonstre uma série de valores econômicos e da competência política do período.

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5 hours ago, A345_Leadership said:

Sendo profeta do passado, o terminal de VCP deveria ter sido menor e a configuração atual ser feita de forma faseada.

Também acho a segunda pista desnecessária no momento, mas quem sabe no médio prazo (10-15 anos)?

Olha, sobre a segunda pista talvez seja desnecessária no momento.  Porem seria necessária pelo menos uma auxiliar para não acontecer o mesmo que ocorreu no acidente com o MD-11 da Centurion. Na época o movimento não era tão grande e foi um desastre, hoje seria bem pior. 

Agora sobre o terminal, na minha opinião tem que fazer grande sim pelo menos umas 2x a 3x maior que o previsto para o período e não só VCP e sim com qualquer aeroporto ou obra de infraestrutura no Brasil, porque temos que pensar a longo prazo, as coisas por aqui sempre são feitas nas coxas pensando apenas no momento e logo ficam estagnadas e o trabalho para ampliar é bem maior. Temos como exemplos diversos aeroportos, portos e rodovias que hoje não aguentam o gargalo e o custo pra resolver o problema é alto. 

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7 minutes ago, Cassio.Fernandes said:

Olha, sobre a segunda pista talvez seja desnecessária no momento.  Porem seria necessária pelo menos uma auxiliar para não acontecer o mesmo que ocorreu no acidente com o MD-11 da Centurion. Na época o movimento não era tão grande e foi um desastre, hoje seria bem pior. 

Agora sobre o terminal, na minha opinião tem que fazer grande sim pelo menos umas 2x a 3x maior que o previsto para o período e não só VCP e sim com qualquer aeroporto ou obra de infraestrutura no Brasil, porque temos que pensar a longo prazo, as coisas por aqui sempre são feitas nas coxas pensando apenas no momento e logo ficam estagnadas e o trabalho para ampliar é bem maior. Temos como exemplos diversos aeroportos, portos e rodovias que hoje não aguentam o gargalo e o custo pra resolver o problema é alto. 

Cássio, quanto a pertinência da pista, ter redundância é sempre bom, mas nem todos aeroportos tem demanda ou condições físicas de ter uma segunda pista. Acho que a ABV comprou o kit emergência, ou então reforçar a taxiway para usar em casos extremos.

O terminal no que me refiro é a parte dos piers, talvez desnecessário naquele momento. Culpa do edital? Acredito que sim.

Em obras aeroportuárias você tem o planejamento de longo prazo e a execução ser por etapas, conforme a evolução da demanda. Não digo que se a ABV tivesse feito apenas um píer e o pátio circundante a salvaria da bancarrota, mas estaria em uma posição financeira melhor. 

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14 minutes ago, A345_Leadership said:

Cássio, quanto a pertinência da pista, ter redundância é sempre bom, mas nem todos aeroportos tem demanda ou condições físicas de ter uma segunda pista. Acho que a ABV comprou o kit emergência, ou então reforçar a taxiway para usar em casos extremos.

O terminal no que me refiro é a parte dos piers, talvez desnecessário naquele momento. Culpa do edital? Acredito que sim.

Em obras aeroportuárias você tem o planejamento de longo prazo e a execução ser por etapas, conforme a evolução da demanda. Não digo que se a ABV tivesse feito apenas um píer e o pátio circundante a salvaria da bancarrota, mas estaria em uma posição financeira melhor. 

Concordo com os pontos citados e sim a ABV comprou o kit emergência após o trágico acidente, inclusive o kit levanta ate o A380 e parece que é o único aeroporto no Brasil que tem, no caso 777 TAM x Confins eles tiveram que pegar emprestado rs. 

Na minha opinião reforçar a taxiway C deixa-la como pista auxiliar, finalizar a taxiway G que tem uma parte no pátio de cargas e um pedaço paralelo a taxiway C em frente ao hangar da Azul e mais duas saídas rápidas para cada lado na pista 15/33 já resolveria o gargalo de alguns horários sem necessidade de uma segunda pista.

No mais curioso pra ver o esquema dessa nova licitação, espero que venha pelo menos algo aceitável.  

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Parece ser um valor maior do que o da ultima licitação

RELICITAÇÃO DO AEROPORTO DE VIRACOPOS (SP) PREVÊ R$ 4,2 BILHÕES DE INVESTIMENTOS PRIVADOS

 

As minutas do edital e do novo contrato de concessão para relicitação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), preveem investimentos na ordem de R$ 4,2 bilhões no terminal paulista pela iniciativa privada. A expectativa do Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura, é que o leilão ocorra no primeiro semestre de 2022.

Com a aprovação nesta terça-feira (24) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os documentos entram na fase de sugestões da sociedade, primeiro por consulta e depois em audiência pública. Na sequência, o edital é enviado para análise do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

“Esse é um dos projetos mais estratégicos que temos em nossa carteira de concessões. O Aeroporto de Viracopos é um ativo muito importante para o Brasil, um dos principais aeroportos de carga da América Latina. Então, tem uma relevância e uma estratégica fundamental ao desenvolvimento econômico do país”, afirmou o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.

Segundo o secretário, o projeto prevê a construção de uma nova pista de pouso, paralela à já existente e independente, apta a receber aviões cargueiros de grande porte, além de operações de transporte de passageiros, regulares e não regulares.


Fonte: https://www.informativodosportos.com.br/relicitacao-do-aeroporto-de-viracopos-sp-preve-r-42-bilhoes-de-investimentos-privados/

 

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39 minutes ago, Cassio.Fernandes said:

Parece ser um valor maior do que o da ultima licitação

RELICITAÇÃO DO AEROPORTO DE VIRACOPOS (SP) PREVÊ R$ 4,2 BILHÕES DE INVESTIMENTOS PRIVADOS

 

Na 1ª concessão, em valores de 2012, eram previstos R$8.7 bi em 30 anos   https://www.epl.gov.br/aeroporto-internacional-viracopos-ndash;-campinas-contrato-assinado

O terminal atual custou +R$3 bi (sem correção) e não consegue se pagar, imagina com +R$4 bi na conta.

 

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PEA

7. Melhorias da Infraestrutura Aeroportuária

7.1. Para a Fase I-B do Contrato, com prazo máximo de duração de 24 (vinte e quatro) meses a partir da Data de Eficácia do Contrato, a Concessionária deverá realizar os investimentos necessários para adequação da infraestrutura, a fim de disponibilizar os sistemas permanentes que possibilitem a prestação de serviço adequado aos Usuários, conforme abaixo:

7.1.1 Adequar a capacidade de processamento de passageiros e bagagens no aeroporto, incluindo terminal de passageiros, estacionamento de veículos, vias terrestres associadas e outras infraestruturas de apoio, de modo a prover área e equipamentos adequados para processar no aeroporto, pelo menos, a demanda de passageiros na Hora Pico apurada nos 12 (doze) meses compreendidos entre o 11º (décimo primeiro) e o 22º (vigésimo segundo) mês da concessão, em embarque e desembarque.

7.1.2 Os investimentos necessários para o atendimento ao prescrito no item 7.1.1 devem ser executados observando os Parâmetros Mínimos de Dimensionamento, as regras de Nível de Serviço, as Especificações Mínimas da Infraestrutura Aeroportuária, os Indicadores de Qualidade de Serviço e as demais regras previstas no Contrato e seus Anexos, devendo estar plenamente operacionais ao final da Fase I-B.

7.2. Além do descrito anteriormente, a Concessionária deverá realizar o seguinte investimento em infraestrutura, atendendo às regras previstas no Contrato e seu Anexos, devendo estar plenamente operacional no prazo indicado:

7.2.1 Quando a demanda do sistema de pistas atingir 125.000 movimentos anuais de aeronaves, a Concessionária deverá apresentar à ANAC o anteprojeto e o cronograma detalhado da implantação de nova pista de pouso e decolagem, com comprimento mínimo de 2.200 (dois mil e duzentos) metros, paralela à pista 15/33, incluindo sistema de pistas de táxi, adequada aos requisitos regulamentares de projeto para: código de referência de aeródromo 4E; pista de aproximação de precisão, Categoria I, tanto para operações diurnas como noturnas; e aproximações paralelas independentes. As pistas devem ser construídas e estarem plenamente operacionais antes de a demanda atingir 140.000 movimentos anuais de aeronaves.

7.3. A Concessionária deverá disponibilizar os recursos físicos para realização da inspeção de segurança em até 100% (cem por cento) da bagagem despachada, da carga e da mala postal embarcadas em aeronaves partindo do aeroporto.

7.3.1 A disponibilização dos recursos e equipamentos ao longo do período da concessão deverá ocorrer conforme exigências regulamentares da ANAC, não sendo passível de reequilíbrio econômico-financeiro.

7.3.2 A exigência do item anterior pode ser atendida considerando a disponibilidade dos recursos do operador aeroportuário e eventuais recursos disponibilizados pelas empresas aéreas no aeroporto.

7.4. O prazo referido nos itens 7.1 e 7.2 poderão ser ampliados, motivadamente, em caso de:

7.4.1 Atrasos nas obras decorrentes da não obtenção de autorizações, licenças, declarações de utilidade pública e permissões de órgãos da Administração Pública Federal, exigidos para construção ou operação das novas instalações, exceto se decorrente de fato imputável à Concessionária; e

7.4.2 Atrasos nas obras decorrentes da demora na obtenção de licenças ambientais quando os prazos de análise do órgão ambiental responsável pela emissão das licenças ultrapassarem as previsões legais, exceto se decorrente de fato imputável à Concessionária.

7.4.3 Atraso na execução das obras decorrente de demora na liberação das áreas, ainda que por período inferior ao previsto no item 5.2.4. do Contrato de Concessão.

7.4.4 Se excessivas ampliações de prazos, na forma do item 7.5, comprometerem a utilidade do investimento para o Contrato de Concessão, o Poder Concedente poderá suprimir ou alterar a obrigação postergada, assegurada a recomposição do equilíbrio econômico financeiro do contrato, observados os itens 5.2.1 e 5.2.3 do Contrato de Concessão.

7.5. Para a Fase II do Contrato, deverão ser realizados os investimentos de adequação da infraestrutura aeroportuária, em especial, em terminais de passageiros, pátios de aeronaves, sistema de pistas de pouso e decolagem, sistema de pistas de rolamento e vias de acesso, de forma a prover capacidade adequada para o atendimento da demanda de passageiros, veículos e aeronaves.

 

Agora ficou + fácil de ter uma segunda pista, que será pra pouso e/ou decolagem de aviões de menor porte.

Edited by TheJoker
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A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizará a sessão pública virtual para a participação dos interessados na concessão da ampliação, manutenção e exploração do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), por videoconferência, no dia 13 de setembro, com início às 14h.

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Uma das condições para uma pista de no mínimo 2.200 metros, também tem relação com a possibilidade de construir a nova pista, sentido rodovia Santos Dumont, sem a necessidade de alterar o traçado da ferrovia que corta a aérea do aeroporto.

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1 hour ago, TheJoker said:

 

7.2.1 Quando a demanda do sistema de pistas atingir 125.000 movimentos anuais de aeronaves, a Concessionária deverá apresentar à ANAC o anteprojeto e o cronograma detalhado da implantação de nova pista de pouso e decolagem, com comprimento mínimo de 2.200 (dois mil e duzentos) metros, paralela à pista 15/33, incluindo sistema de pistas de táxi, adequada aos requisitos regulamentares de projeto para: código de referência de aeródromo 4E; pista de aproximação de precisão, Categoria I, tanto para operações diurnas como noturnas; e aproximações paralelas independentes. As pistas devem ser construídas e estarem plenamente operacionais antes de a demanda atingir 140.000 movimentos anuais de aeronaves.

 

Isso é ótimo! E VCP já ultrapassou esses 125 mil movimentos anuais previstos neste paragrafo. Seguindo essa logica a 2º pista já esta atrasada. 



 

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1 hour ago, Cassio.Fernandes said:

Isso é ótimo! E VCP já ultrapassou esses 125 mil movimentos anuais previstos neste paragrafo. Seguindo essa logica a 2º pista já esta atrasada
 

Não, antes era 178k e o máximo que VCP teve foi 131.5k em 2014, depois disso só cai. Esse ano deve ficar abaixo dos 100k mov. O gatilho de 125k estudos - 140k entrega, é pra pós relicitação. E precisa ter os terrenos liberados, né.

Edited by TheJoker
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Curioso pra saber como vão equacionar as dívidas.

BNDES saldo R$2.25 bi (dez20), só de juros anuais foram 210 milhões (pagos em 2020). Tem R$934 milhões de outorgas vencidas, a União deve tomar esse prejuízo.

E tem R$1.59 bi (sem correção) em capital investido pelos sócios da ABV, que precisa ser indenizado pelo menos alguma parte.

https://www.viracopos.com/data/files/4C/E6/59/53/6A339710EB114F774918E9C2/213J4-002-PB Aeroportos Brasil Viracopos S.A. _ADC - BRGAAP 311220_ 22.04.21_DF_VF.pdf

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3 hours ago, RCWSKY said:

Uma das condições para uma pista de no mínimo 2.200 metros, também tem relação com a possibilidade de construir a nova pista, sentido rodovia Santos Dumont, sem a necessidade de alterar o traçado da ferrovia que corta a aérea do aeroporto.

Teria que ver a cota da ferrovia, aparentemente está mais baixa que o sítio aeroportuário, só fazer um aeroduto.

E se for na mesma cota da pista, é rebaixar a ferrovia e fazer em trincheira.

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2 hours ago, TheJoker said:

Curioso pra saber como vão equacionar as dívidas.

BNDES saldo R$2.25 bi (dez20), só de juros anuais foram 210 milhões (pagos em 2020). Tem R$934 milhões de outorgas vencidas, a União deve tomar esse prejuízo.

E tem R$1.59 bi (sem correção) em capital investido pelos sócios da ABV, que precisa ser indenizado pelo menos alguma parte.

https://www.viracopos.com/data/files/4C/E6/59/53/6A339710EB114F774918E9C2/213J4-002-PB Aeroportos Brasil Viracopos S.A. _ADC - BRGAAP 311220_ 22.04.21_DF_VF.pdf

Até uma pista de 2.400 metros, não precisa mexer com a ferrovia, mas o acesso a nova pista vai ter que ser por cima da rodovia interna do aeroporto, via o prolongamento da taxiway golf.

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Artigo do BNDES de 2019 sobre as 5 primeiras rodadas de concessão, cujo foco principal é o insucesso de VCP tendo em vista as projeções equivocadas do EVTEA.

https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/19101/1/PRArt214970_A evolução do modelo de concessão aeroportuária_P_BD.pdf

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Mas no fundo, no fundinho mesmo, todos foram superestimados devido a ideia de que GRU atingiria +do que 60 milhões/ano, logo nos primeiros anos de concessão, e liberaria tráfego de conexão doméstico e inter pra outros aeroportos. E o que aconteceu foi o inverso.

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Também, na época o Cristo Redentor estava decolando, economia crescendo 7,5%, dinheiro barato inundando o mercado emergente, etc.

Em um país sério, este planejamento estaria correto, mas é Brasil, onde a instabilidade econômica é a norma.

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22 hours ago, TheJoker said:

Mas no fundo, no fundinho mesmo, todos foram superestimados devido a ideia de que GRU atingiria +do que 60 milhões/ano, logo nos primeiros anos de concessão, e liberaria tráfego de conexão doméstico e inter pra outros aeroportos. E o que aconteceu foi o inverso.

Se olhar em um contexto geral, o pior de todos foi o GIG, o que mais perdeu movimento, dinheiro e tudo mais. 

VCP esta quebrado, mas ainda entra dinheiro da Azul e cargueiros. 

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