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Aeroporto de Viracopos tem minutas de edital e contrato de relicitação aprovados


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1 hour ago, Cassio.Fernandes said:

Se olhar em um contexto geral, o pior de todos foi o GIG, o que mais perdeu movimento, dinheiro e tudo mais. 

VCP esta quebrado, mas ainda entra dinheiro da Azul e cargueiros. 

Com certeza, e acredito que seja só uma questão de tempo pra devolverem também. A CARJ só está fazendo hora extra, porque a CAI teve dinheiro pra bancar as (antecipação) outorgas, e a Infraero é obrigada a comparecer com a parte dela. Já a TPI não quis colocar/perder +dinheiro na ABV, e a Infraero fica impedida de colocar +dinheiro também.

Efeitos pandêmicos,

Receita líquida (sem rec. de construção)

(R$ milhões)      2019                            2020

VCP                   686,7 (62,1% Carga)  780,7 (75,4%)    +13,7%

GIG                    832                              456,1     -45,2%          

GRU                2.038,3                        1.375,8     -32,5%

BSB                   357,2                            211,8     -40,7%

CNF                  244,5                            126,9     -48,1%

POA                  229,5                            127,1     -44,6%

SSA                   197                               113       -42,6%

FOR                  174,1                             97,9      -43,8%

FLN                    94                                64,1      -31,8%

                        

https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/concessoes

 

Quem pegar VCP tem que focar em carga, melhorar/ampliar instalações se for necessário, porque quando os voos inter voltarem com força, 100% de chances de GRU tirar faturamento de VCP.

 

 

Edited by TheJoker
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Matéria de set/19 mas acho que não mudou muita coisa. Pela imagem, só tem espaço pra fazer uma 2ª pistinha ao lado da atual.

 https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2019/09/09/internas_economia,1083556/governo-muda-regras-concessao-aeroportos-para-a-iniciativa-privada.shtml

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  • 2 weeks later...

Tem as fases do novo master plan com a 2ª pista :cnana:

mas não vão mexer na linha férrea. :unsure:

 

Edited by TheJoker
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Novas projeções: 13 PAX/milhões em 2032

                            23                             2042

                            30                             2047

                            36.7                           2052

 

Em 2011, projetaram 89 PAX/milhões em 2040, com 4 pistas. 

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18 hours ago, TheJoker said:

Novas projeções: 13 PAX/milhões em 2032

                            23                             2042

                            30                             2047

                            36.7                           2052

 

Em 2011, projetaram 89 PAX/milhões em 2040, com 4 pistas. 

13 milhões para 2032 estão sendo bem pessimistas ou não estão contando com o "fim" do covid tão cedo. 

Mas é melhor ter os pés no chão mesmo. 

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Horrível essa proposta de projeto. A pista principal ainda pode ganhar uma terceira saída na cabeceira 15 com + 90 metros, igual a cabeceira 33, ficando com um total de 3.330 metros como em projetos anteriores. Mais duas saídas em ângulo (uma sentido 15 entre a Alfa e Hotel e outra sentido 33 entre a Bravo e Fox). A Fox e a nova saída em ângulo precisam ter ligação com o prolongamento da Golf. A segunda pista poderia passar facilmente sobre a ferrovia (túneu) e ser construída com no mínimo 3.000 metros e duas saídas em ângulo no sentido de cada cabeceira. As ampliações do terminal vão depender mesmo da expansão do movimento do aeroporto, que pode ficar abaixo ou superar o previsto.

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21 minutes ago, RCWSKY said:

Horrível essa proposta de projeto. A pista principal ainda pode ganhar uma terceira saída na cabeceira 15 com + 90 metros, igual a cabeceira 33, ficando com um total de 3.330 metros como em projetos anteriores. Mais duas saídas em ângulo (uma sentido 15 entre a Alfa e Hotel e outra sentido 33 entre a Bravo e Fox). A Fox e a nova saída em ângulo precisam ter ligação com o prolongamento da Golf. A segunda pista poderia passar facilmente sobre a ferrovia (túneu) e ser construída com no mínimo 3.000 metros e duas saídas em ângulo no sentido de cada cabeceira. As ampliações do terminal vão depender mesmo da expansão do movimento do aeroporto, que pode ficar abaixo ou superar o previsto.

Pra mim ficou faltando uma taxiway cortando o meio do aeroporto, porque imagina o seguinte, um cargueiro pousa na pista atual, ele vai ter que percorrer todo aquele caminho inclusive passando pelo terminal de passageiros para chegar no terminal de cargas. 

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Esse master plan só vale pra efeito de aumento (obrigatório) de posições de estacionamento, a concessionária pode mudar tudo, ou deixar de fazer muita coisa.

Pra variar é nonsense total, transferem o pátio cargueiro (WB) pro novo pátio ao lado do pier internacional, reduzindo posições de 8 pra 6 WB cargo pra aumentar NB.

Se VCP pretende gerar + dinheiro, precisa tirar carga de GRU e de todo o resto do SE-S, não é aumentando PAX de conexão como AD opera.

 

R$3.5bi na conta da ABV pra quitar o BNDES, indenizar funcionários e o que sobrar recupera parte do capital próprio investido.

+R$1.7  capital inicial da nova concessionária.

= 5.2 bi o lance mínimo. 

 

Já cantava Jair Rodrigues:   Irmão é preciso coragem, que a vida é viagem, destino do amor....   :lala:

 

 

Edited by TheJoker
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41 minutes ago, TheJoker said:

Esse master plan só vale pra efeito de aumento (obrigatório) de posições de estacionamento, a concessionária pode mudar tudo, ou deixar de fazer muita coisa.

Pra variar é nonsense total, transferem o pátio cargueiro (WB) pro novo pátio ao lado do pier internacional, reduzindo posições de 8 pra 6 WB cargo pra aumentar NB.

Se VCP pretende gerar + dinheiro, precisa tirar carga de GRU e de todo o resto do SE-S, não é aumentando PAX de conexão como AD opera.

 

R$3.5bi na conta da ABV pra quitar o BNDES, indenizar funcionários e o que sobrar recupera parte do capital próprio investido.

+R$1.7  capital inicial da nova concessionária.

= 5.2 bi o lance mínimo. 

 

Já cantava Jair Rodrigues:   Irmão é preciso coragem, que a vida é viagem, destino do amor....   :lala:

 

 

Realmente é um tirão no pé mesmo essa redução no pátio de cargas. 

Atualmente falta pátio e posições para os aviões, tem dias que mandam 2 a 3 para o pátio do terminal antigo, fora o que fica em espera esperando posição. 

Mas é como um amigo falou, parece que estão montando o projeto baseado no que a Azul quer e não no que o operador quer 

 

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Ouvindo a fala do Diretor da Azul, parece que a Azul tá em Viracopos e a galerinha que está cuidando da licitação esta em outro planeta, parece que os caras não ouviram a Azul antes de começar a desenhar esse projeto, na minha opinião ninguém conhece as demandas e necessidades de Viracopos mais do que a Azul, no projeto tudo é muito lento, as projeções de movimentação de carga e gente da azul, com base em contratos e negócios já firmados para o futuro não batem com os estudos de demanda do projeto, vamos ajustar isso galerinha da licitação, ainda da tempo.

 

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11 hours ago, sky2000 said:

Ouvindo a fala do Diretor da Azul, parece que a Azul tá em Viracopos e a galerinha que está cuidando da licitação esta em outro planeta, parece que os caras não ouviram a Azul antes de começar a desenhar esse projeto, na minha opinião ninguém conhece as demandas e necessidades de Viracopos mais do que a Azul, no projeto tudo é muito lento, as projeções de movimentação de carga e gente da azul, com base em contratos e negócios já firmados para o futuro não batem com os estudos de demanda do projeto, vamos ajustar isso galerinha da licitação, ainda da tempo.

 

Sim, ele inicialmente começou metendo o pau falando que a situação atual do aeroporto limita o crescimento da Azul o que é "verdade", mas depois ele mostrou os números das projeções para os próximos anos e é algo totalmente diferente do que a ANAC planejou, nos dados da Azul o aeroporto já esta no limite e vai atingir certos números já nos próximos anos ate no máximo 2025.

Mas é como o colega falou acima, da pra mudar todo esse projeto ate o leilão final e a concessionaria que assumir não tem obrigação de seguir o mesmo também, no mais espero que venha algo bom.

 

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Segundo a concessionária "Aeroportos Brasil Viracopos", os números de agosto em VCP, mostra a maior movimentação de aeronaves em um mês de 2021, com 9.911 operações. Em passageiros (doméstico + internacional) tivemos 914.791 pax/mês, chegando a 6.196.927 passageiros nos 8 primeiros meses de 2021.

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Dos que saíram até agora, só VCP teve aumento em relação a jul21, e ultrapassou ligeiramente ago19 913.928.

Seria o primeiro mês com 100,1% de recuperação. O doméstico já está acima disso graças ao aumento de CNX.

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