Jump to content

Avião decola dentro de um túnel e estabelece cinco recordes mundiais

Recommended Posts

Meus prezados

Recorde insano

Avião decola dentro de um túnel e estabelece cinco recordes mundiais

Piloto tinha milissegundos para corrigir trajetória de voo, mantendo mais de 245 km/h

spacer.png

Aeronave voou extremamente próximo da estrutura de concreto, mantendo velocidade média de 245 km/h

Um recorde inusitado, perigoso e único foi registrado pelo piloto de acrobacia Dario Costa, que na manhã de hoje (4) voou com seu avião por um complexo de túneis rodoviários em Çatalva, na Turquia.

O arrojado piloto decolou do primeiro túnel às 6h43 (horário local), cruzando um complexo viário com dois túneis e um viaduto conectando ambos. A velocidade média do avião, Zivko Edge 540, foi de 245 km/h, voando poucos centímetros do teto do túnel enquanto as asas passavam a menos 4 metros das paredes laterais.

https://youtu.be/UNyRRHxc0W4

Segundo a equipe, as reações do piloto exigiam tempos interiores aos 250 milissegundos, com comandos no manche e pedais de milímetros para manter a correta trajetória de voo.

Um dos desafios mais complexos era controlar o turbilhonamento do ar gerado pela hélice, assim como o fluxo de ar ao redor do avião, dentro da construção. Um dos momentos mais críticos foi após a saída do primeiro túnel, que além da mudança de luminosidade instantânea, expôs ao longo de 360 metros o avião aos ventos laterais, enquanto o piloto direcionava a trajetória para ingressar no segundo túnel.

“Quando saí do primeiro túnel, o avião começou a se mover para a direita por causa do vento cruzado e, na minha cabeça, tudo ficou mais lento naquele momento. Reagi e apenas me concentrei em colocar o avião de volta no caminho certo para entrar no outro túnel”, disse Dario Costa, a equipe da Red Bull após o voo.

Da decolagem até a saída do segundo túnel, o avião percorreu 2,26 km, sendo 1.610 metros dentro de um único túnel.

Patrocinado pela Red Bull, fabricante tradicionalmente ligado a esportes radicais e recordes arriscados, o aviador italiano estabeleceu cinco marcas mundiais confirmadas pelo Guinness, o livro dos Recordes. Os recordes obtidos hoje foram: primeiro voo de avião por um túnel; voo mais longo sob um obstáculo sólido; primeiro voo de avião por dois túneis; voo mais longo dentro de um túnel; e primeira decolagem de avião de um túnel.

“Eu nunca voei em um túnel na minha vida - ninguém nunca tinha feito isso - então havia um grande ponto de interrogação na minha cabeça se tudo sairia como esperávamos”, disse Costa.

Após cruzar o complexo de túneis o piloto realizou um looping, antes de pousar na rodovia.

Fonte:  Edmundo Ubiratan – Aero Magazine 4 set 2021

• Like 3

On 08/09/2021 at 17:40, Floripa said:

Pode ser o primeiro avião.. pq Helicóptero já teve aqui no Brasil

Eu peguei a referência! :lol:

São muitas emoções he he he

Edited by F-GSPN