Jump to content

GOL: que não se vacinar, demissão por justa causa

Recommended Posts

Meus prezados

No Brasil, em uma transmissão ao vivo realizada na terça-feira (28), o Presidente da Gol Linhas Aéreas, Paulo Kakinoff, afirmou que a companhia exigirá que os funcionários sejam vacinados contra a covid-19, salvo por razões médicas, e quem se recusar, será demitido por justa causa.

Fonte: Marcel Cardoso – Aero Magazine 29 set 2021

• Like 1

Do ponto de vista humanitário, a vacina é não só uma proteção à pessoa, mas também ao próximo.

Não tenho opinião formada sobre se isto é certo ou errado, afinal em tese, lida se com o livre árbitro de cada indivíduo. Vai da consciência de cada um entender a importância (ou não) da vacina.

O que pode gerar uma batalha judicial, me parece que está se formando uma jurisprudência, pois recentemente li sobre o caso de uma enfermeira que foi demitida por justa causa por se recusar a tomar vacina. Ela recorreu na justiça do trabalho, mas perdeu em duas instâncias. O caso ainda vai à terceira instância, e se ela perder, têm  se a jurisprudência completa. Aí quem não quiser tomar sua agulhada, se prepare pois creio que essa ideia não ficará restrita à GOL. 

• Like 2
  • Thanks 2
  • Haha 2

O ser humano já sabe como fabricar vacinas a mais de 120 anos, e um bando de ignorantes fica procurando pelo em ovo pra não tomar. A ignorância desconhece limites. 

• Like 13
  • Thanks 15

Justo. Principalmente tripulação de cabine.

Sou contra uma obrigação 100% mas se for ver as excessões reais, são a minoria da minoria. O resto é gente que quer fazer birra mesmo.

• Like 1
15 hours ago, Bruno Holtz said:

Do ponto de vista humanitário, a vacina é não só uma proteção à pessoa, mas também ao próximo.

Não tenho opinião formada sobre se isto é certo ou errado, afinal em tese, lida se com o livre árbitro de cada indivíduo. Vai da consciência de cada um entender a importância (ou não) da vacina.

O que pode gerar uma batalha judicial, me parece que está se formando uma jurisprudência, pois recentemente li sobre o caso de uma enfermeira que foi demitida por justa causa por se recusar a tomar vacina. Ela recorreu na justiça do trabalho, mas perdeu em duas instâncias. O caso ainda vai à terceira instância, e se ela perder, têm  se a jurisprudência completa. Aí quem não quiser tomar sua agulhada, se prepare pois creio que essa ideia não ficará restrita à GOL. 

Se é livre arbítrio a escolha de não se vacinar, então que o indivíduo arque com as consequências de seus atos (responsabilidade) e uma delas é ser demitido porque esta postura não compactua com as políticas da empresa. Outra questão é a imagem da empresa, nenhuma delas vai querer estar associada a um ambiente não seguro contra a covid-19, muito menos uma companhia aérea.

É uma decisão justa e necessária. Quem não quer se vacinar terá sérias dificuldades para conseguir emprego nas grandes empresas e até no serviço público, vão ser raras exceções as que não vão exigir a vacina, e certamente elas não estarão no transporte aéreo.

• Like 4
23 hours ago, rofigu said:

Outra questão é a imagem da empresa, nenhuma delas vai querer estar associada a um ambiente não seguro contra a covid-19, muito menos uma companhia aérea.

Pois então deveriam levar somente passageiros vacinados também...

• Like 6
  • Thanks 1

E como existe toda competência do ESTADO Brasileiro, eu por exemplo, não tive segunda dose nas 3 datas que o posto de saúde marcou, tive que ir em outro canto bem longe de casa. Mas vai dar pano pra manga. Como falaram aí, o livre arbitrio envolve o arcar de consequencias.

58 minutes ago, PT-KTR said:

E como existe toda competência do ESTADO Brasileiro, eu por exemplo, não tive segunda dose nas 3 datas que o posto de saúde marcou, tive que ir em outro canto bem longe de casa. Mas vai dar pano pra manga. Como falaram aí, o livre arbitrio envolve o arcar de consequencias.

E falando em Estado Brasileiro, quem tomou a primeira dose AstraZeneca e a segunda Pfizer, o comprovante de vacinação não está sendo emitido

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2021/10/04/saude-nega-certificado-de-vacinacao-para-quem-tomou-2-dose-diferente-da-1.htm

5 hours ago, CACTUS 25 said:

Pois então deveriam levar somente passageiros vacinados também...

Ai não é uma decisão da empresa e sim do Estado, através de sua competência normativa, de proibir, ou não, as pessoas não vacinadas de viajar. Por Lei as empresas não podem se negar a transportar passageiros pagantes adotando criterios próprios que não existem na própria legislação, salvo risco concreto a sua segurança ou dos demias passageiros e tripulação.

Ja com relação aos seus colaboradores a empresa possui poder diretivo e pode considerar falta grave o "livre arbitrio" de não se vacinar, seja porque o direito da coletividade a um abiente de trabalho saudável e livre de virus, prevalece sobre o individual ou por não querer em seus quadros um funcionário exposto ao vírus e que vai poder onerar a empresa (o STF ja considerou que anfecção por COVID pode se caracterizar como acidente de trabalho).

Abraços

• Like 7
  • Thanks 1
10 hours ago, MRN said:

E falando em Estado Brasileiro, quem tomou a primeira dose AstraZeneca e a segunda Pfizer, o comprovante de vacinação não está sendo emitido

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2021/10/04/saude-nega-certificado-de-vacinacao-para-quem-tomou-2-dose-diferente-da-1.htm

Existiu isso? Que caos.

Funcionou bem com a United nos Estados Unidos, mais de 99% dos funcionários vacinados. Acho acertadíssimo. Justa causa me parece um certo exagero, bastava a demissão simples. Enfim, espero que as demais sigam o exemplo.

Posted (edited)
On 05/10/2021 at 08:05, rabb said:

Funcionou bem com a United nos Estados Unidos, mais de 99% dos funcionários vacinados. Acho acertadíssimo. Justa causa me parece um certo exagero, bastava a demissão simples. Enfim, espero que as demais sigam o exemplo.

É que a demissão por justa causa livra o empregador de certas obrigações trabalhistas ( aviso prévio, FGTS, etc)

Edited by jambock
  • Like 2

É justo, é um risco pra se dividir. Apesar de que qualquer custo de internação já vai estar incluso no plano de saúde do funcionário.  E não, a vacina não impede a 100% a infecção e nem bloqueia a transmissão, mas ok. E se nos raros casos de complicação da vacina(derrame, endocardite etc), vai ter apoio imediato da empresa ou vai ser briga na justiça com justa causa e hospício?

• Like 1
12 hours ago, Darui said:

É justo, é um risco pra se dividir. Apesar de que qualquer custo de internação já vai estar incluso no plano de saúde do funcionário.  E não, a vacina não impede a 100% a infecção e nem bloqueia a transmissão, mas ok. E se nos raros casos de complicação da vacina(derrame, endocardite etc), vai ter apoio imediato da empresa ou vai ser briga na justiça com justa causa e hospício?

Qual risco maior? Complicações por Covid ou complicações por ter tomado vacina? Acho que os números disponíveis são bem claros…

• Like 2
  • Thanks 1
14 hours ago, Darui said:

Pelo que li as complicações da vacina são números inexpressivos perto dos números da Covid 19.
100% ninguém está a salvo.

• Like 2
14 minutes ago, Bonotto said:

Pelo que li as complicações da vacina são números inexpressivos perto dos números da Covid 19.
100% ninguém está a salvo.

Além disso as próprias complicações das vacinas (endocardite, trombose e derrame) são várias vezes mais comuns no pós covid do que na vacina.

• Like 6
  • Thanks 1