Jump to content

Recommended Posts

A ANAC emitiu uma portaria tornando publica a proibição de novas inclusões de voos nos aeroportos do Recife e de Maceió que passam a valer desde a noite de 15 de outubro... 

 

confira na integra a nota do despacho:

 

Torna pública a aplicação de providências administrativas acautelatórias de proibição de aumento de frequência das operações aéreas ao Aeroporto Zumbi dos Palmares / Maceió (AL) – (SBMO) (código CIAD: AL0001).

O GERENTE DE CERTIFICAÇÃO E SEGURANÇA OPERACIONAL, no uso das atribuições que lhe conferidas pelo item d), do inciso II do art. 3º da Portaria 3.901/SIA, de 30 de dezembro de 2020, tendo em vista o disposto no item 139.111(a)(1) do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil – RBAC nº 139, Emenda nº 05, considerando a Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, e considerando o que consta do processo nº 00058.036306/2020-91,

RESOLVE:

Art. 1º Tornar pública a aplicação das seguintes providências administrativas acautelatórias ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (SBMO), código CIAD: AL0001, em Maceió/AL.

I – Proibição de aumento de frequência semanal das operações previstas no parágrafo 139.1(a) do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 139 – (RBAC 139), Emenda nº 05, limitando as operações regidas pelo RBAC nº 121 e RBAC nº 129 ao total de frequências semanais registrados em 15 de outubro de 2021, conforme registro dos serviços de transporte aéreo público, disponível no sítio da ANAC na rede mundial de computadores (endereço eletrônico: https://sistemas.anac.gov.br/sas/siros); e

II – Proibição de aumento de frequência semanal de operações de aeronaves com código de referência de aeródromo 4C.

Art. 2º A medida aplicada tem caráter provisório, sem prazo determinado, e será mantida até que o operador do aeródromo regularize sua situação quanto ao adimplemento dos compromissos assumidos no que concernem à manutenção aeroportuária contempladas no processo de certificação operacional do aeródromo.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Link to post
Share on other sites

REC  set19  6.545 mov    711.453 pax            Infraero

        set21  6.396            681.946   -4,1%       AENA

 

MCZ  set19  1.380 mov    166.539 pax

          set21  1.577            183.670   +10,3%

Edited by TheJoker
Link to post
Share on other sites

A Aena Brasil informa que, em inspeção regular, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) requereu uma série de ações, principalmente relativas à revitalização da pintura de sinalização horizontal dos Aeroporto de Maceió e do Recife. Essa solicitação não afeta em nada a movimentação nem a segurança dos aeroportos, que seguem operando normalmente com todos os pousos e decolagens regulares. Também não foi registrada nenhuma queixa de companhias aéreas. A revitalização da pintura já foi começada pela Aena Brasil nos dois aeroportos, e os trabalhos devem ser concluídos na próxima semana, quando deverão ser suspensas as portarias provisórias.

 

https://www.cadaminuto.com.br/noticia/2021/10/16/anac-proibe-ampliacao-de-voos-para-o-aeroporto-de-maceio

Link to post
Share on other sites

Das 37 não conformidades apontadas  no relatório da Anac para Maceió, restaram apenas 09, essas 09 são todas referentes as pinturas horizontal do aeroporto…. Todas as outras foram resolvidas.
 

claro que não é só isso, mas muito mais coisa que a Anac exigiu que a Aena faça, porém todas estão de acordo com as datas sugeridas pois atendem ao acordo assinado na concessã e tem data limite ate 2023. essas não conformidades apontadas era o mínimo exigido para manutenção e operação segura do SBMO… 

Ja quando se fala em REC a situação é ainda pior….. 

a vistoria que acarretou a proibição ao contrário do que a Aena falou em nota não se refere a vistoria de rotina, mas sim por conta do processo de certificação operacional definitiva dos aeroportos. Em Maceió mais especificamente o aeroporto passa, paralelo a certificação, pelo processo de Reclassificação de 4C para 4E. 
 

PS: contribui na produção da reportagem acima, gostaria de ter mostrado tudo, mas alcançou o objetivo de pegar no pe da concessionária…  

Link to post
Share on other sites

Espero que o problema seja solucionado. Mas observo que a AENA, está deixando a desejar em boa parte. Não vi nenhum projeto de ampliação, apenas observei o totens, adesivos e requalificação dos banheiros. Precisa melhorar muito!

Edited by Victor Alexander 12
Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade