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Queda PT-ONJ King Air em Caratinga MG


PT-KTR
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Se essa história do impacto com fios de alta tensão se confirmar, ainda tem que haver uma explicação para o porque do King Air estar voando tão baixo ainda distante da pista.

E pelo que vi, pode-se descartar mau tempo.

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Procurem no googlemaps "FAZENDA CACHOEIRA BOUTIQUE HOTEL", tem umas cachoeiras ali na região, alinhadas com a pista de pouso e decolagem. Cerca de uns 4 km.

Se olharem um pouco pra baixo, "atrás" da cachoeira, na BR-474, se colocarem o street views dá pra ver os fios de alta tensão.

Acredito que o acidente tenha ocorrido por ai e estes sejam os fios de alta tensão que sobem o morro.

Apenas tentando entender o acidente.

Lamentável.

 

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9 minutes ago, RafaelBoaventura said:

Procurem no googlemaps "FAZENDA CACHOEIRA BOUTIQUE HOTEL", tem umas cachoeiras ali na região, alinhadas com a pista de pouso e decolagem. Cerca de uns 4 km.

Se olharem um pouco pra baixo, "atrás" da cachoeira, na BR-474, se colocarem o street views dá pra ver os fios de alta tensão.

Acredito que o acidente tenha ocorrido por ai e estes sejam os fios de alta tensão que sobem o morro.

Apenas tentando entender o acidente.

Lamentável.

 

Os fios de alta tensão passam por sobre o morro em primeiro plano na imagem.

Em seguida o hotel onde se localiza a cachoeira e no fundo o aeroporto. Me parece que a pergunta não é porque bateu nos fios, mas o porquê de uma aproximação tão baixa.

spacer.png

Edited by rafaelzatti
erro de escrita
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Pergunto: já ví muita notificação com este tipo: Obstáculo violando plano básico de proteção do AD.

Tem alguma força jurídica ou é só mais uma pedalada de nossa jurisdição ?

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Para ter uma aproximação estabilizada a 500, 600ft/min na final, teria mesmo que passar muito próximo do morro e destes fios.... 
A diferença de elevação entre a pista e o morro é de aproximadamente 230m e, a isso, mais uns 40 a 50m de altura das linhas, pelo menos.

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5 minutes ago, rafaelzatti said:

Os fios de alta tensão passam por sobre o morro em primeiro plano na imagem.

Em seguida o hotel onde se localiza a cachoeira e no fundo o aeroporto. Me parece que a pergunta não é porque bateu no fim, mas o porquê de uma aproximação tão baixa.

spacer.png

Pelo Street View é nítido que os fios de alta tensão (sendo responsáveis ou não) não tem aquelas imensas bolas laranjas tão comuns de vermos nesses fios por aí. Se eles estavam baixo demais ou não o cenipa vai averiguar depois mas, por si só fios de alta-tensão sem aquelas bolas laranjas, próximos a um aeródromo por si só já se constituem um atentado a segurança. 

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5 minutes ago, Bonotto said:

Pergunto: já ví muita notificação com este tipo: Obstáculo violando plano básico de proteção do AD.

Tem alguma força jurídica ou é só mais uma pedalada de nossa jurisdição ?

253518678_5306886812659905_3715760161326



Inofensiva pra um circuito realizado na altitude correta... Fatalidade se o avião estava em trajetória de queda. Se não estava, há muito o que se investigar.


E o avião não acertou a torre pelo que entendi, mas sim nos fios ao longo da linha de transmissão.

Edited by MarceloF
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1 minute ago, hmalga said:

Para ter uma aproximação estabilizada a 500, 600ft/min na final, teria mesmo que passar muito próximo do morro e destes fios.... 
A diferença de elevação entre a pista e o morro é de aproximadamente 230m e, a isso, mais uns 40 a 50m de altura das linhas, pelo menos.

Pelo que li acima:
Altitude do AD 1965
Altitude das torres: 2391

 

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21 minutes ago, MarceloF said:

253518678_5306886812659905_3715760161326



Inofensiva pra um circuito realizado na altitude correta... Fatalidade se o avião estava em trajetória de queda. Se não estava, há muito o que se investigar.


E o avião não acertou a torre pelo que entendi, mas sim nos fios ao longo da linha de transmissão.

Sim, os fios. Tem fotos de alguns cabos rompidos.

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1 hour ago, ney dourados said:

Outro King air em menos de 2 meses...

 

 

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O primeiro vídeo

8 minutes ago, edu2703 said:

Recebi vídeo que mostram como é feito a aproximação para a pista 02 de SNCT. Em um deles dá para ver o local da queda.

Aproximação (streamable.com)

WhatsApp Video 2021-11-05 at 19.50.07 (streamable.com)

 

O primeiro vídeo é da aproximação para a cabeceira 20.

O segundo é para a 02 mas me parece que eles giram um pouco antes do local por onde passam as linhas de transmissão, praticamente sobre a BR-474.


Apesar das indicações demonstradas no Rotaer, as torres instaladas próximas ao local da queda estão a pelo menos 2850ft mais uns 100ft das linhas = 2950ft...

Fazendo alguns cálculos grosseiros, mantendo 85kt/90kt na aproximação, com a cabeceira a 4,7km de distância e 985ft de diferença de elevação entre a cota das linhas (2950ft) e a cota da cabeceira (1965ft), uma razão de descida entre 500 e 600ft/min passaria praticamente no nível das linhas.

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1 minute ago, PT-KTR said:

A missão das "bolas de basquete" não é alerta visual, mas sim de evitar que os fios se toquem em tempestade.

Interessante, eu era ignorante a respeito disso. Porém, com a cor laranja elas acabam tendo essa função secundária de alerta não? 

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8 minutes ago, PT-KTR said:

A missão das "bolas de basquete" não é alerta visual, mas sim de evitar que os fios se toquem em tempestade.

Exatamente. A função delas nunca foi sinalizar para aviões.

Tambem devemos considerar a hipótese da aeronave ter desenvolvido a queda (por stall ou outro motivo qualquer) e, durante a trajetória descendente, ter atingido o cabo. O cabo pode não ter sido exatamente a ‘causa’.

Edited by James007
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2 minutes ago, Tintin said:

Pessoal, as bolas laranjas sao sim pra sinalizacao, inclusive em ingles elas se chamam aerial marker balls.

Inclusive são colocadas em cabos sobre construções que tem altura considerável. Um exemplo disto foi em Itaipú.

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4 minutes ago, Tintin said:

Pessoal, as bolas laranjas sao sim pra sinalizacao, inclusive em ingles elas se chamam aerial marker balls.

Sim...

"1. O que são aquelas bolas laranjas nos fios de alta tensão?

As bolas que são instaladas nas redes de alta tensão são esferas de fibra de vidro na cor laranja e tem por finalidade sinalizar os cabos da rede nos locais sujeitos a vôos de aeronaves e helicópteros.
A instalação é obrigatória e está prevista nas normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, para o setor elétrico nacional, a fim de evitar acidentes com aviões e helicópteros."

Fonte: https://www.copel.com/hpcopel/root/nivel2.jsp?endereco=%2Fhpcopel%2Feducacao%2Fpagcopel2.nsf%2Fdocs%2F39EB152E8014FCEE03257428006ECC35

 

Edited by Julio
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20 minutes ago, PT-KTR said:

A missão das "bolas de basquete" não é alerta visual, mas sim de evitar que os fios se toquem em tempestade.

 

12 minutes ago, James007 said:

Exatamente. A função delas nunca foi sinalizar para aviões.

Tambem devemos considerar a hipótese da aeronave ter desenvolvido a queda (por stall ou outro motivo qualquer) e, durante a trajetória descendente, ter atingido o cabo. O cabo pode não ter sido exatamente a ‘causa’.

 

1. O que são aquelas bolas laranjas nos fios de alta tensão?

As bolas que são instaladas nas redes de alta tensão são esferas de fibra de vidro na cor laranja e tem por finalidade sinalizar os cabos da rede nos locais sujeitos a vôos de aeronaves e helicópteros. A instalação é obrigatória e está prevista nas normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, para o setor elétrico nacional, a fim de evitar acidentes com aviões e helicópteros.

 

https://www.enel.com.br/content/dam/enel-br/one-hub-brasil---2018/nomas-técnicas-goiás/normas-técnicas/NTC79.pdf

 

 

Alias, se notarem, as bolas geralmente ficam apenas próximas as rodovias, quando as linhas se afastam não possuem essas sinalizações

Edited by raphok
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