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Queda PT-ONJ King Air em Caratinga MG


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As referidas 'bolas' servem de orientação para voos de helicópteros em inspeção de linha e operações agrícolas, que são, teoricamente, os veículos aéreos que voam legalmente mais próximos da rede de e

Nesse ponto o CENIPA deixa muita coisa a desejar em relação ao resto do planeta. Alguns órgãos civis de investigação pelo mundo (ATSB, TSB, NTSB, BEA) costumam divulgar notas, tornar dockets públicos

Nesse outro vídeo tem uma testemunha relatando: "aí nos avistou ela vindo muito baixa e, aparentemente ela já vinha apresentando defeitos, que ela estava dando uns tiros, umas falhas no motor"

 

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6 hours ago, MarceloF said:

 

   O aeroporto é realmente mal localizado, mas aproximando desse jeito até cabo submarino coloca o voo em risco.

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7 hours ago, MarceloF said:

 

Não sei pra que fazer isso. De Cirrus ainda, que para até em estacionamento de shopping. Fica brincando de aproximar assim até o dia que leva uma cerca na cabeceira sem querer e aparece no Datena 18h. 

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22 minutes ago, A350XWB said:

Não sei pra que fazer isso. De Cirrus ainda, que para até em estacionamento de shopping. Fica brincando de aproximar assim até o dia que leva uma cerca na cabeceira sem querer e aparece no Datena 18h. 

Existe aquele mito de que aproximação flat = pouso curto.

Como diz o Jow:

"Vem na rampa do Jow, grudado na raiz do capim que não tem hahaha nem huhuhu. (...)"

 

Edited by MarceloF
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43 minutes ago, A350XWB said:

Não sei pra que fazer isso. De Cirrus ainda, que para até em estacionamento de shopping. Fica brincando de aproximar assim até o dia que leva uma cerca na cabeceira sem querer e aparece no Datena 18h. 

Até porque livrou na metade da pista.

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1 hour ago, Leirbag said:

É preciso saber se a aeronave fez o circuito de tráfego ou se entrou direto numa base/final.

Pelo setor de aproximação de uma aeronave que chega de Goiânia, não existiria ganho em se entrar em uma base direta ou final, exceto se tal trajetória fosse precedida por um razoável desvio meteorológico.

Apesar do avião não ter ADS-B, parece que tinha um Spot! funcionando.

Edited by MarceloF
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On 06/11/2021 at 18:37, MarceloF said:

Entendo a dificuldade que tem em entender por ser leigo. Mas te explico:

Foca na trajetória da aeronave até o pouso que faz mais sentido a comparação.
 

Me explica uma coisa, lá pode fazer o pouso direto?

Nesses aeroportos pequenos não é necessário fazer uma espécie circulo sobre o local pra depois pousar?

 

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1 hour ago, ney dourados said:

Me explica uma coisa, lá pode fazer o pouso direto?

Nesses aeroportos pequenos não é necessário fazer uma espécie circulo sobre o local pra depois pousar?

 

Não pode ingressar na final direto, mas como o Marcelo citou na proa que ele provavelmente vinha de GYN era ideal pra ingresso na perna do vento da 02, inclusive conversando com colegas que estavam operando no momento do acidente, ele reportou ingressando na perna do vento na frequência de coordenação.

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16 minutes ago, Uptrim said:

Não pode ingressar na final direto, mas como o Marcelo citou na proa que ele provavelmente vinha de GYN era ideal pra ingresso na perna do vento da 02, inclusive conversando com colegas que estavam operando no momento do acidente, ele reportou ingressando na perna do vento na frequência de coordenação.

Ou seja, ainda não estava no momento do circulo vamos dizer assim...

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[MODO CENIPA VIRTUAL ON]

No youtube tem um vídeo dos Bombeiros abrindo a porta do avião pós queda, dá pra notar ela extendida no chão, forro do acabamento das "paredes" do avião já removidas, poltrona quebrada, dá para imaginar a tese da testemunha do avião rodopiando até o chão. Agora, uma "tropeçada" no cabo causaria isso tudo (do avião passar, arrancar e começar a girar em todo do eixo vertical até parar ali nas pedras?

[MODO CENIPA VIRTUAL OFF]

Quanto ao spinner destroçado, o que será que catou o fio de alta tensão?

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Pessoal, eu já pousei em Caratinga 3 vezes, sempre com eech B250GT, que tem cerca de 1,5 ton a mais do que o C90A,

É perfeitamente possível fazer o tráfego e girar base sobre a BR474, (antes das torres, que estão lá há décadas) mantendo um gradiente de descida um pouco mais acentuado do que o normal (no B250) e seguir tranquilo para pouso na 02. Conquanto a pista tenha menos de 1.100m, qualquer Beech King Air para com tranquilidade.

No caso do acidente, consta que ele entrou na perna do vento, reportando na freq. de coordenação, mas alongou demais, o que acabou se transformando numa longa final.  Se vocês olharem num gráfico 3D, ou tipo street view, perceberão que há uma vicinal entroncando em T com a BR 474.  Esta vicinal está num plano bem mais baixo no que as torres sobre o morro, mas os fios cruzam para baixo sobre a vicinal. Pela imagem que a CEMIG divulgou o ponto de choque com a fiação foi bem sobre esta vicinal.

Nestes termos, é possível inferir que, estando VFR, com plena visibilidade, o Cmte. tenha optado por fazer a final com 10 a 15 graus para interceptação do eixo, aproveitando-se desse pequeno vale sobre a vicinal.  Em tese, seria OK, mas não tão baixo como ele veio, talvez desconhecendo que os fios cruzavam esta estradinha.  Os spinners foram encontrados justamente nessa região, indicando que o choque deve ter ocorrido com as hélices e por isso não houve danos à fuselagem causados pelos fios. A partir desse ponto  e pela distância da cachoeira é possível inferir que ele tenha perdido o controle e entrado numa espécie de parafuso chato, com pouco deslocamento horizontal, e razoável e crescente deslocamento vertical.

Este cenário seria compatível com o relato de várias testemunhas que disseram ter visto a aeronave girando - ainda que testemunhas sempre sejam suspeitas.  Também explicaria a separação dos motores, encontrados distantes um do outro e da pp. aeronave.  As nervuras e mossas na fuselagem e nas asas são compatíveis com um considerável impacto vertical, suficiente para provocar o óbito, por hemorragias internas e danos ao tronco encefálico.  As manchas de sangue na roupa da cantora são compatíveis com esse tipo de lesão, com profuso sangramento pelos orifícios da cabeça.

Fato triste e aparentemente evitável. Mas a palavra final é óbvio que será do CENIPA, em que pese a ausência de CVR e DFR nessa aeronave, que a meu ver deveriam ser obrigatórios pata táxis aéreos. 

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15 minutes ago, rafaelzatti said:

Uma das pás está amassada de forma muito estranha e parece mesmo ter um cabo de aço enrolado nela. 

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Sobre a necessidade do CVR no King, isso aqui me intrigou ligeiramente. Sempre entendi que a necessidade do CVR se dá quando existem dois pilotos (afinal, só é útil gravar conversas entre dois pilotos. Um só não conversa sozinho) e em aeronaves onde o custo e o peso dos gravadores já se dilui no tamanho/custo do avião. A EO da PEC não a autoriza a voar single no King. Há alguém que possa dar uma luz de como é possível que a empresa fique isenta de um CVR quando a regra de operação exige dois pilotos em um avião de seis assentos?

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Edited by MarceloF
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