Jump to content

[ATUALIZADO] TAP venderá empresas e fechará a TAP ME Brasil


Jopeg
 Share

Recommended Posts

A TAP ME Brasil foi um erro. Não é ser profeta do passado, desde quando a VARIG fechou a sua pertinência era questionável.

Agora o que acontecerá com o mega hangar? Gol já tem em CNF, Azul em CNF e LATAM em QSC e GRU.

E o Brasil perde mais uma empresa de alto valor agregado, que poderia estar exportando serviços para América Latina e África.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, A345_Leadership said:

A TAP ME Brasil foi um erro. Não é ser profeta do passado, desde quando a VARIG fechou a sua pertinência era questionável.

Agora o que acontecerá com o mega hangar? Gol já tem em CNF, Azul em CNF e LATAM em QSC e GRU.

E o Brasil perde mais uma empresa de alto valor agregado, que poderia estar exportando serviços para América Latina e África.

Não só a estrutura física, mais existe toda uma cadeia de fornecedores que serão afetados e o principal: Capital Humano, os Trabalhadores do Administrativo ao Operacional(Mecânicos, Supervisores, Engenheiros).

Mais uma geração perdida pelas circunstâncias, do melhor que o Brasil ja teve se considerarmos também a Vasp. 

Que eu me recorde dos grandes MRO independentes que sobraram, e com todas as qualificações em dia pela Anac é a COOPESA da Costa Rica e Mexicana MRO, pelo que sei tem preços imbatíveis, infra estrutura, slot e knoknow de sobra.

Já no Brasil a Digex que mesmo tendo sido dos irmãos Efromovich, continua firme e forte. Não me recordo quem mais teria infra estrutura de hangar (pé direito para passar o leme), capacidade de Check delta de 737, 727..talvez a Sideral.

Em São Carlos, ainda a TAM fez serviços para  Trip nos ATR e Emb 190. 

 

 

Edited by flightFernando
.
Link to comment
Share on other sites

12 hours ago, A345_Leadership said:

A TAP ME Brasil foi um erro. Não é ser profeta do passado, desde quando a VARIG fechou a sua pertinência era questionável.

Agora o que acontecerá com o mega hangar? Gol já tem em CNF, Azul em CNF e LATAM em QSC e GRU.

E o Brasil perde mais uma empresa de alto valor agregado, que poderia estar exportando serviços para América Latina e África.

Muito provavelmente a venda ta TAP ME não foi uma venda isolada.... deve ter sido um pacote onde se incluiam outros benefícios tambem...

Link to comment
Share on other sites

9 hours ago, flightFernando said:

Que eu me recorde dos grandes MRO independentes que sobraram, e com todas as qualificações em dia pela Anac é a COOPESA da Costa Rica e Mexicana MRO, pelo que sei tem preços imbatíveis, infra estrutura, slot e knoknow de sobra.

Pela estrutura e mão-de-obra existente da antiga VEM, a Lufthansa Technik poderia vir e montar uma base para América do Sul. Mas vejo que o problema é estrutural, como montar uma estrutura voltada ao mercado externo sendo que há greve na Receita Federal de tempos em tempos? 

Com o surgimento de diversas LCCs na América do Sul, elas poderiam terceirizar a manutenção aqui no Brasil.

49 minutes ago, Flavia Bowler said:

Muito provavelmente a venda ta TAP ME não foi uma venda isolada.... deve ter sido um pacote onde se incluiam outros benefícios tambem...

Creio que diz a VEM onde se lê TAP ME. Na época foi o desespero da FRB-Par em fazer caixa para a VARIG e a TAP se apresentou para comprar a empresa junto com investidores.

A VEM sempre foi deficitária e o pior, drenava recursos da VARIG. Havia funcionários da RG trabalhando na VEM, porém esta não pagava para a matriz os custos destes funcionários. Além disso a FRB-Par fez a cisão do MRO sob alegação de vender uma parte, mas não foi para frente, talvez temendo que o sócio proibisse estas táticas gerenciais.

Link to comment
Share on other sites

18 hours ago, A345_Leadership said:

A TAP ME Brasil foi um erro. Não é ser profeta do passado, desde quando a VARIG fechou a sua pertinência era questionável.

Agora o que acontecerá com o mega hangar? Gol já tem em CNF, Azul em CNF e LATAM em QSC e GRU.

E o Brasil perde mais uma empresa de alto valor agregado, que poderia estar exportando serviços para América Latina e África.

Brasil não mira exportação de serviços, o negócio do nosso país é vender minério de ferro, soja, carne, milho e madeira. 
 

A Gol pagava pra mandar avião pra Costa Rica, a Latam pintava aeronave em Hong Kong.... e ninguém nunca pensou em usar a TAP M&E ?!? Dizer que custa mais barato pagar trip, combustível, queimar horas de uso de turbina para levar avião pra China pra pintar.... do que fazer no Brasil.... sinal que tem coisa muita errada. 


E olha como as coisas são desconectadas.... A Air Transat não poderia trabalhar em uma rota charter para o Rio usando a demanda de manutenção ?  Isso não poderia ser oferecido a outras cias ?  
Creio que isso agregaria valor ao invés de mandar aeronave vazia .... 

 

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Concordo que tinha coisa errada... Não é possível que levar um avião pro exterior seja mais rentável do que fazer no GIG ou em POA

Ou a qualidade dos serviços deixava a desejar ou não tinham capacidade pra fazer o que se fazia no exterior 

Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, MRN said:

Concordo que tinha coisa errada... Não é possível que levar um avião pro exterior seja mais rentável do que fazer no GIG ou em POA

Ou a qualidade dos serviços deixava a desejar ou não tinham capacidade pra fazer o que se fazia no exterior 

Provavelmente creio que seja o seu segundo ponto algo relevante. 
Não sei como funciona mas creio que deixaram de lado as atualizações de certificação para Boeing muito provavelmente, e focaram no mundo Airbus (A310 e A330). 


 

Link to comment
Share on other sites

Não só as nossas companhias aéreas, mas as dos nossos vizinhos também estão mandando aeronaves para manutenção e pintura na Costa Rica (COOPESA) e México (Mexicana MRO). A exemplo da Flybondi, JetSMART, SKY Airline, Avianca, Boliviana de Aviación (essa vez ou outra manda 733 para a DIGEX); Há ocasiões que a Mexicana MRO não tem condições de receber mais equipamentos dada a grande demanda (doméstica e internacional). Sem contar que são licenciados pela IAI para a conversão do 767-200/300 BDSF.

E não menos importante, tem a LH Technik em San Juan (Puerto Rico), que presta MRO a JetBlue, Allegiant, Spirit, etc. Pergunto, o que há na Costa Rica e no México que não tem no Brasil? Porque demanda teria... Parece que somos fadados a ser celeiro mesmo. 

Link to comment
Share on other sites

42 minutes ago, ErickCF said:

Não só as nossas companhias aéreas, mas as dos nossos vizinhos também estão mandando aeronaves para manutenção e pintura na Costa Rica (COOPESA) e México (Mexicana MRO). A exemplo da Flybondi, JetSMART, SKY Airline, Avianca, Boliviana de Aviación (essa vez ou outra manda 733 para a DIGEX); Há ocasiões que a Mexicana MRO não tem condições de receber mais equipamentos dada a grande demanda (doméstica e internacional). Sem contar que são licenciados pela IAI para a conversão do 767-200/300 BDSF.

E não menos importante, tem a LH Technik em San Juan (Puerto Rico), que presta MRO a JetBlue, Allegiant, Spirit, etc. Pergunto, o que há na Costa Rica e no México que não tem no Brasil? Porque demanda teria... Parece que somos fadados a ser celeiro mesmo. 

Será que são os custos mais baixos com estadia e impostos?  

Os aviões em manutenção, ele tem que pagar a taxa aeroportuária? 

Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, Cassio.Fernandes said:

Será que são os custos mais baixos com estadia e impostos?  

Os aviões em manutenção, ele tem que pagar a taxa aeroportuária? 

Não tem tributação na compra das peças. Exportação de serviços, o avião não é taxado também.

CUstos de pessoal e capital é o que me chama a atenção , mas pra competir com México e Costa Rica ? Nosso café é competitivo contra eles....
Continuo achando que é a falta de foco histórico em oferecer serviço ao exterior. 

Com Câmbio a R$ 5,50 (USD) e mais que isso no Euro, penso que os custos em Reais são super interessantes. 


 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Eu tive algum contato com a VEM, antes da TAP, e eles tinham uma mentalidade de estatal, que é muito bonito no papel mas totalmente inviável num mercado competitivo mundial, talvez não tenham conseguido mudar isso.

Link to comment
Share on other sites

On 14/01/2022 at 14:02, MRN said:

Concordo que tinha coisa errada... Não é possível que levar um avião pro exterior seja mais rentável do que fazer no GIG ou em POA

Ou a qualidade dos serviços deixava a desejar ou não tinham capacidade pra fazer o que se fazia no exterior 

Quando o dinheiro fala muito mais alto, a racionalidade vira pó...será que quem "fecha", não ganha comissão de quem contrata? Logo na aviação onde só tem cobra mordendo rabo de cobra.

Na Oceanair, exemplo exposto em reunião e autorizado pela gloriosa diretoria: Fokker 100 e A319 indo para HOLANDA fazer Check Charlie na Fokker Services e A319 indo para Bratislava para PINTURA. Tem lugares mais caros que esses? 

E com opções de Air Panamá homologada para os mesmos serviços, Mexicana MRO, Portugália. No nosso quintal a TAM São Carlos até que pode recusar no seu entendimento para dificultar a vida do concorrente, legítimo da parte deles.

Não estou aquí querendo levantar ilações sobre pessoas mais algo havia claramente de errado em tudo alí, que jamais virão a tona pois Aviação e pano preto são atores do mesmo palco, por sí só sendo privada não deve satisfações a ninguém.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

28 minutes ago, flightFernando said:

Quando o dinheiro fala muito mais alto, a racionalidade vira pó...será que quem "fecha", não ganha comissão de quem contrata? Logo na aviação onde só tem cobra mordendo rabo de cobra.

Na Oceanair, exemplo exposto em reunião e autorizado pela gloriosa diretoria: Fokker 100 e A319 indo para HOLANDA fazer Check Charlie na Fokker Services e A319 indo para Bratislava para PINTURA. Tem lugares mais caros que esses? 

E com opções de Air Panamá homologada para os mesmos serviços, Mexicana MRO, Portugália. No nosso quintal a TAM São Carlos até que pode recusar no seu entendimento para dificultar a vida do concorrente, legítimo da parte deles.

Não estou aquí querendo levantar ilações sobre pessoas mais algo havia claramente de errado em tudo alí, que jamais virão a tona pois Aviação e pano preto são atores do mesmo palco, por sí só sendo privada não deve satisfações a ninguém.

Corrigindo: foi Budapest não Bratislava.

Link to comment
Share on other sites

Com o fechamento da TAP-ME, o que restou do Grupo VARIG?

- VARIG: incorporada pela Gol;

- VARIG Log: faliu;

- SATA: faliu;

- VEM: fechou;

- Tropical: gestora de uns hotéis, o restante fechou (Amazonas e Jampa);

- Pluna: faliu;

- Amadeus Brasil: incorporada pela Amadeus Internacional.

- Nordeste (Flex): faliu;

- Flex Training Center & Flex Communication Center: faliram?

Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, flightFernando said:

Quando o dinheiro fala muito mais alto, a racionalidade vira pó...será que quem "fecha", não ganha comissão de quem contrata? Logo na aviação onde só tem cobra mordendo rabo de cobra.

Na Oceanair, exemplo exposto em reunião e autorizado pela gloriosa diretoria: Fokker 100 e A319 indo para HOLANDA fazer Check Charlie na Fokker Services e A319 indo para Bratislava para PINTURA. Tem lugares mais caros que esses? 

E com opções de Air Panamá homologada para os mesmos serviços, Mexicana MRO, Portugália. No nosso quintal a TAM São Carlos até que pode recusar no seu entendimento para dificultar a vida do concorrente, legítimo da parte deles.

Não estou aquí querendo levantar ilações sobre pessoas mais algo havia claramente de errado em tudo alí, que jamais virão a tona pois Aviação e pano preto são atores do mesmo palco, por sí só sendo privada não deve satisfações a ninguém.

Ir para BUD foi a opção que sobrou naquela época aonde os calotes ja estavam mais conhecidos. Esse A319 ele estava fazendo o check C la fora e foi trasladado para pintura depois retornou para finalizar o check e por fim voltar ao Brasil.

A ida dos A319 para WOE foi quase na mesma pegada. Mas como sao as coisas uma empresa do mesmo grupo (a época) a menos de 15min de voo do principal hub com uma base de manutenção que atendia as necessidades e mesmo assim o aviao ia para fora

 

Abs

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 hours ago, flightFernando said:

Quando o dinheiro fala muito mais alto, a racionalidade vira pó...será que quem "fecha", não ganha comissão de quem contrata? Logo na aviação onde só tem cobra mordendo rabo de cobra.

Na Oceanair, exemplo exposto em reunião e autorizado pela gloriosa diretoria: Fokker 100 e A319 indo para HOLANDA fazer Check Charlie na Fokker Services e A319 indo para Bratislava para PINTURA. Tem lugares mais caros que esses? 

E com opções de Air Panamá homologada para os mesmos serviços, Mexicana MRO, Portugália. No nosso quintal a TAM São Carlos até que pode recusar no seu entendimento para dificultar a vida do concorrente, legítimo da parte deles.

Não estou aquí querendo levantar ilações sobre pessoas mais algo havia claramente de errado em tudo alí, que jamais virão a tona pois Aviação e pano preto são atores do mesmo palco, por sí só sendo privada não deve satisfações a ninguém.

FlightFernando,

  Muita gente aqui trabalha em empresa que paga bônus realista. 
 
  Isso que você reportou pode ser facilmente corrigido contratando um time comercial que seja remunerado de forma fixa e com um variável que seja alinhado com a receita trazida. 

  Empresa que faz isso, cresce e os funcionários crescem juntos. Se você tem variável bom, vai defender seu empregador e correr por mais contratos. 
  Quem não faz, está se enganando! 

 

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

5 hours ago, LipeGIG said:

FlightFernando,

  Muita gente aqui trabalha em empresa que paga bônus realista. 
 
  Isso que você reportou pode ser facilmente corrigido contratando um time comercial que seja remunerado de forma fixa e com um variável que seja alinhado com a receita trazida. 

  Empresa que faz isso, cresce e os funcionários crescem juntos. Se você tem variável bom, vai defender seu empregador e correr por mais contratos. 
  Quem não faz, está se enganando! 

 

 

 

Sem dúvidas vc tá corretíssimo, mais a vida real é muito pior. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade