Jump to content

Sofisticado jato executivo da Dassault entra em montagem final


jambock
 Share

Recommended Posts

Meus prezados

Sofisticado jato executivo da Dassault entra em montagem final

Expectativa é entregar o primeiro avião ainda este ano

spacer.png

O primeiro Falcon 6X de série chegou as instalações da Dassault em Little Rock, no estado norte-americano do Arkansas, para realizar os serviços de finalização do interior.

.A aeronave, a quinta produzida, é o exemplar inicial de série, após os quatro protótipos e vai receber o interior completo. O avião foi transladado desde a instalação de produção da Dassault, em Merignac, na França, para os Estados Unidos, onde será feito o trabalho de montagem do interior executivo.

“A chegada do primeiro Falcon 6X a Little Rock é um marco muito positivo neste programa”, disse Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation. “Nossas equipes têm trabalhado incansavelmente nos bastidores para se preparar para a conclusão do 6X e estamos nos beneficiando de um impulso muito bom à medida que avançamos para a certificação”.

spacer.png

Falcon 6X oferece um dos mais completos e amplos interiores da categoria

De acordo com a Dassault Falcon, as equipes de Little Rock, estão se preparando há vários meses para receber o novo avião. Foi necessário estabelecer novas soluções de engenharia que visam acelerar o ciclo de finalização e entrega. Uma equipe técnica dedicada ao 6X realizou testes de robustez e ciclagem dos equipamentos e componentes em preparação à montagem.

Um dos diferenciais do processo do 6X é um interior que será montado de forma única, evitando o processo padrão de várias fases, e reduzindo consideravelmente o tempo de conclusão dos trabalhos.

A planta de Little Rock conta com mais de 116 mil metros quadrados e é destinada a finalização dos jatos da família Falcon. O hangar destinado ao processo de finalização dos Falcon 6X foi construído em 2015, sendo desde o inicio projetado para realizar serviços de montagem final de modelos avançados.

As tecnologias digitais permitem agilizar as atividades de finalização, podendo exibir qualquer sistema ou componente na aeronave, gerenciando assim o projeto e do ciclo de vida da aeronave.

Atualmente, três Falcon 6X estão envolvidos no programa de testes e ensaios de voo da Dassault, incluindo uma que está passando por validações de condições climáticas e de resistências extremas.

Uma quarta aeronave equipada com um interior completo voará no final do primeiro trimestre e realizará uma volta ao mundo, validando todos os sistemas do avião e servindo como demonstrador para potenciais clientes.

O motor PW812D da Pratt & Whitney Canada recebeu recentemente a certificação Transport Canada, com as certificações EASA e FAA esperadas em breve. Os certificados da Anac deverão ser emitidos na sequencia, permitindo assim a entrega dos primeiros aviões da família 6X no Brasil. A expectativa da Dasssault é que o primeiro Falcon 6X entre em serviço ainda este ano.

Fonte:  Edmundo Ubiratan – Aero Magazine 2 fev 2022

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade