Jump to content

ABEAR - Companhias aéreas transportaram gratuitamente 5,9 mil itens para transplante em 2021


jambock
 Share

Recommended Posts

Meus prezados

Companhias aéreas transportaram gratuitamente 5,9 mil itens para transplante em 2021

Da Redação | Publicada em 11/02/2022

As companhias aéreas brasileiras transportaram gratuitamente, no segundo semestre de 2021, 3.387 itens para transplante (órgãos, tecidos, insumos e equipes médicas), totalizando 5.960 unidades no ano passado (foram 2.573 itens no primeiro semestre deste ano). Os dados são da Central Nacional de Transplantes (CNT), do Ministério da Saúde. De julho a dezembro, 2.136 voos levaram pelo menos um item a bordo, somando 3.747 voos realizados em 2021.

Voos operados pela Força Aérea Brasileira (FAB), companhias aéreas estrangeiras, trajetos terrestres e serviço postal transportaram 911 itens, que somados ao transporte das companhias aéreas totalizam uma movimentação 4.298 itens no segundo semestre. Em todo o ano de 2021, foram 1.891 unidades entre órgãos, tecidos, insumos e equipes médica transportadas pela FAB, empresas estrangeiras, trajetos terrestres e serviço postal, o que representa um transporte total de 7.851 unidades.

Asas do Bem

Em 2014, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) lançou o programa Asas do Bem, com o objetivo de divulgar a importância do transporte gratuito de órgãos, tecidos, equipes médicas e materiais realizado diariamente no país por suas associadas. A contribuição da aviação comercial no transporte de órgãos teve início em 2001. O esforço inclui atualmente, além da ABEAR e suas associadas, outras companhias aéreas, o Ministério da Saúde (CNT), o Ministério da Infraestrutura (Secretaria Nacional de Aviação Civil – SAC), o Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira – FAB, Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, e Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea – CGNA), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Infraero, aeroportos concessionados e a Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA).

Em 2018, a ABEAR lançou a Jornada Asas do Bem, série de palestras presenciais e online para destacar a importância da doação de órgãos e a contribuição da aviação para viabilizar os transplantes. As apresentações são realizadas pelo publicitário Alexandre Barroso, três vezes transplantado, e já percorreram 15 estados e o Distrito Federal, reunindo cerca de 4 mil pessoas em eventos promovidos por hospitais, centrais de transplantes, companhias aéreas e iniciativas sociais. Em 2020, devido a pandemia do novo coronavírus, foram realizadas lives com Barroso e profissionais de saúde para promover o tema no Instagram e YouTube.

Fonte: ABEAR via https://www.fab.mil.br/notimp - NOTIMP 043/2022 - 12/02/2022

 

Edited by jambock
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade