Jump to content

Phenom 300 mantém a Embraer na liderança nas entregas da aviação executiva por dez anos consecutivos


jambock
 Share

Recommended Posts

Meus prezados

Uma década de liderança

Jato executivo mais entregue do mundo é fabricado pela Embraer

Phenom 300 mantém a Embraer na liderança nas entregas da aviação executiva por dez anos consecutivos

spacer.png

Phenom 300 se tornou o principal avião de negócios da Embraer e recebeu uma série de melhorias nos últimos anos – Divulgação

O brasileiro Phenom 300 é o avião executivo mais vendidos do mundo pelo décimo ano consecutivo e o jato mais entregue de 2021. O jato leve da Embraer ainda lidera a lista há uma década segundo dados oficiais da General Aviation Manufacturers Association (GAMA), associação que reúne basicamente todos os fabricantes do setor aeronáutico.

No ano passado a Embraer entregou 56 aviões da família Phenom 300, consolidando o domínio de mercado por parte do fabricante brasileiro. De acordo com dados do GAMA, foram entregues anualmente uma média de 50 unidades do Phenom 300 desde sua estreia no mercado, em 2009. O avião acumula 640 unidades entregues até o momento, se destacando inclusive na história da categoria por seu sucesso acima da média.

“É uma honra para a série Phenom 300 ser o jato da categoria leve mais vendido do mundo nos últimos dez anos. Alcançar uma década de domínio é uma conquista extraordinária para a Embraer”, afirmou Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva.

Atualmente 39 países voam com o Phenom 300, que acumula aproximadamente um milhão e quinhentas mil horas de voo. Ao longo dos últimos anos a Embraer realizou uma série de melhorias no modelo, inclusive questões estéticas. Aliás, entre as opções de acabamento está o interior Bossa Nova, que inclui detalhes em fibra de carbono e superfícies em black piano resistentes a arranhões.

Em termos de tecnologia embarcada o Phenom 300E oferece sistema de alerta e prevenção de saídas de pista (ROAAS), proteção preventiva contra o fenômeno tesoura de vento (windshear), Modo de Descida de Emergência, PERF, TOLD e FAA Datacom, entre outros.

O modelo é o jato leve mais rápido do mercado, podendo atingir até Mach 0.80 (aproximadamente 850 km/h), o que o torna também o avião operado por apenas um piloto mais rápido da atualidade. O alcance com cinco ocupantes é de até 3.724 km, permitindo voar para praticamente qualquer ponto do território brasileiro.

Lançado em 2020, o Phenom 300E recebeu novos aprimoramentos e em março do mesmo ano foi certificado simultaneamente pelas agências reguladoras do Brasil, Europa e Estados Unidos, ANAC, EASA e FAA, respectivamente.

Fonte: Edmundo Ubiratan – Aero Magazine 23 fev 2022

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade