Jump to content

Latam realiza troca do trem de pouso do Boeing 777 no hangar de Guarulhos


Recommended Posts

Meus prezados

Manutenção no Brasil

Latam realiza troca do trem de pouso do B777 no hangar de Guarulhos

Serviço de manutenção do conjunto de trem de pouso do 777 era realizado apenas no exterior

spacer.png

Troca do conjunto do trem de pouso do Boeing 777 ocorre a cada 10 anos – Divulgação

A Latam Brasil finalizou a primeira troca de trem de pouso do Boeing 777-300ER realizada na América Latina. O serviço realizado anteriormente em oficinas no exterior foi recém incorporado as capacidades do Centro de Manutenção de Linha, localizado no aeroporto de Guarulhos, permitindo uma redução de custos de aproximadamente 50%.

A execução do processo internamente comprova a capacidade técnica da Latam e contribui para o aumento da competitividade da companhia no mercado de transporte de passageiros, ao reduzir seus custos, e permite oferecer no futuro tais serviços para terceiros.

Em nota a Latam afirmou que a substituição do trem de pouso levou onze dias e demandou o trabalho de 36 profissionais, incluindo mecânicos, inspetores, engenheiros e planejadores tanto das equipes de Guarulhos quanto da Latam MRO (Maintenance, Repair and Overhaul) localizado em São Carlos, no interior paulista.

Devido a complexidade do serviço, as equipes foram divididas em dois turnos, para se dedicarem totalmente ao projeto. Mesmo durando onze dias, a Latam argumenta que o prazo se refere a primeira troca, mas que ainda assim o tempo de execução do serviço é competitivo em relação ao praticado no mercado.

A decisão de realizar o serviço internamente surgiu após a Latam identificar uma carência de empresas de manutenção no mundo com capacidade para receber esse modelo de aeronave e executar os serviços dentro de prazos inferiores aos 15 dias. Existe a expectativa dos próximos serviços de trem de pouso do 777 da frota serem realizados pela própria Latam, ao invés de manter os serviços também com empresas especializadas no exterior.

spacer.png

Serviço de troca do trem de pouso durou onze dias e foi realizado no hangar da Latam no aeroporto de Guarulhos

“Internalizar esse serviço dá mais flexibilidade e autonomia à Latam Brasil, que pode escolher o melhor momento para retirar a aeronave de operação para iniciar o procedimento”, ressalta Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da Latam Brasil.

A troca do conjunto do trem de pouso no 777 ocorre a cada 10 anos, incluindo o trem de pouso principal, sob as asas e o de no nariz, totalizando 14 rodas

A LATAM Brasil já realiza internamente a troca do trem de pouso de todas as aeronaves da família Airbus A320. A substituição é feita no CML de Guarulhos, no Latam MRO de São Carlos e no hangar da companhia no aeroporto de Congonhas.

Fonte:  Edmundo Ubiratan – Aero Magazine 08 mar 2022

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade