Jump to content

​​​​​​​Textron assume empresa da Eslovenia especializada em aviões elétricos


jambock
 Share

Recommended Posts

Meus prezados

eCessna

Textron assume empresa da Eslovenia especializada em aviões elétricos

Textron adquiriu o controle da eslovena Pipistrel e aposta no futuro dos aviões elétricos

spacer.png

Velis Electro foi o primeiro avião elétrico certificado no mundo – Divulgação

A Pipistrel, empresa Eslovênia de aviação elétrica, será absorvida ao portfólio do grupo Cessna. O acordo permitirá a empresa norte-americana ingressar no mercado de aviões elétricos, em especial no segmento de treinamento e desportivo.

O acordo foi anunciado pela Textron Inc, controladora das marcas Cessna, Beechcraft e Bell, anunciou a compra da Pipistrel.

A fusão da marca Pipistrel com a Textron será um movimento de ganha-ganha, com a empresa eslovena tendo acesso a maiores recursos de desenvolvimento, corpo técnico e rede global de suporte e vendas. Já a Textron terá acesso as tecnologias desenvolvidas pela Pipistrel, em especial o conhecimento regulatório, assim como a experiência de integração dos sistemas de propulsão elétrica e baterias.

 “Para impulsionar as metas ambiciosas da Pipistrel e continuar sua história de sucesso, a união com a Textron fornece profundo conhecimento e recursos que, de outra forma, seriam inacessíveis apenas à Pipistrel”, destacou Ivo Boscarol, fundador e CEO da Pipistrel.

A Pipistrel se tornou pioneira na certificação de um avião elétrico, com o Velis Electro, um monomotor para dois ocupantes e voltado para instrução aérea. Em 2020 o avião recebeu a certificação completa e inédita da EASA, a agência europeia de aviação.

“A Pipistrel coloca a Textron em uma posição excepcionalmente forte para desenvolver tecnologias para o mercado de aviação sustentável e desenvolver uma variedade de novas aeronaves para atender a uma ampla gama de missões de clientes”, disse Scott Donnelly, presidente e CEO da Textron.

Um dos destaques do fabricante da Eslovênia foi sua capacidade de desenvolver, integrar e certificar um avião elétrico, algo que ainda é um desafio para grandes empresas. Os processos inéditos foram conduzidos em parceria com a Easa, viabilizando a abertura de um novo mercado na aviação mundial.

“A Pipistrel foi celebrada como uma das fabricantes de aeronaves elétricas mais importantes e bem-sucedidas do mundo”, destacou Donnelly.

A Textron afirmou que não pretende transferir a sede da Pipistrel para os Estados Unidos, mantendo suas operações na Europa, incluindo as instalações na Itália.

Em nota, a empresa ainda destacou que Boscarol permanecerá como acionista minoritário e também como presidente emérito, prestando consultoria sobre planos e estratégias de produtos futuros por um período de dois anos.

“A Textron está comprometida em manter a marca, sede, pesquisa e desenvolvimento e fabricação da Pipistrel na Eslovênia e na Itália”, afirmou Donnelly.

Fonte: Edmundo Ubiratan – Aero Magazine 18 mar 2022

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade