Jump to content

Antonov faz apelo mundial para “reviver” o maior avião do mundo


jambock
 Share

Recommended Posts

Meus prezados

Caro e ousado renascimento

Antonov faz apelo mundial para “reviver” o maior avião do mundo

An-225 foi destruído na Ucrânia e renascimento do maior avião do mundo poderá custar US$ 3 bilhões

spacer.png

An-225 era histórico pois só existia um único exemplar em todo o mundo - Antonov Company

A Antonov fez um apelo à comunidade internacional para que seja reunido esforços para “reviver" o An-225 Mriya, o maior avião comercial do mundo. O gigante com capacidade para decolar com até 600 toneladas foi destruído nas primeiras horas do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que completou um mês ontem (24).

“Apesar dos tempos difíceis, a equipe da Antonov considera fortemente necessário evitar a perda irreversível total da aeronave lendária como um dos símbolos da modernidade e começar os trabalhos no renascimento do [avião] de bandeira dos transporte aéreo, o An-225 Mriya”, disse a Antonov Company em comunicado oficial.

A Antonov avalia que os custos para reconstruir o avião pode superar os US$ 3 bilhões, algo em primeiro momento considerado exagerado. Todavia, o valor pode considerar os custos para reconstruir o próprio fabricante, que foi duramente atingido pelos ataques russos. Com a capacidade industrial prejudicada, sem recursos e com parte do ferramental inexistente para reconstruir do An-225, os custos podem realmente chegar a casa dos bilhões de dólares.

No pedido foi ressaltado um apelo aos Chefes de Estados e governos de todos os países do mundo, as empresas mundiais de produção de aviões, à gestão de bancos e outras instituições financeiras e aos fãs e entusiastas da aviação, dentre outros.

No entanto, não seria uma tarefa simples reviver o grande e histórico avião, isso pelo motivo que os custos seriam muito altos. O valor de US$ 3 bilhões é superior a maioria dos programas aeronáuticos em desenvolvimento no mundo. Apenas como comparação, o custo para reviver um único avião é equivalente a mais da metade do que a Boeing estava disposta a pagar pela unidade de aviação comercial da Embraer, na época avaliada em aproximadamente US$ 4,2 bilhões.

O próprio programa 777X da Boeing foi orçado inicialmente em US$ 5 bilhões, incluindo o desenvolvimento de duas famílias de aviões, modernização das linhas de produção, projeto de novos componentes, até a entrega dos primeiros aviões de produção para clientes.

A situação do Mriya no aeroporto de Hostomel, base da Antonov Airlines para reparo de seus aviões, era questionável. Rumores que o avião fora destruído circularam a internet logo nas primeiras horas, mas apenas no começo de março foi comprovado o estado real do avião, com imagens mostrando o An-225 parcialmente destruído sob seu hangar de manutenção.

Os ataques à Hostomel foram intensos, isso porque as forças russas queriam ocupar o aeroporto para utilizá-lo como base de apoio estratégico, visto que fica localizado a apenas 25km da capital Kiev.

Icônico An-225 Mriya

A importância do avião é tão grande quanto o seu porte. Tendo em vista que o An-225 é o único exemplar do avião, que tinha intenção de ter uma segunda unidade, o modelo se tornou singular na aviação comercial. O An-225 faz um papel primordial para transporte de cargas ultrapesadas. O avião pode decolar com peso máximo de 600 toneladas e uma capacidade cúbica sem igual no mercado. Além disso, seus irmãos "menores" An-124 também são amplamente utilizados em transportes especiais, normalmente de cargas indivisíveis ou com peso elevado.

O Antonov An-225 foi criado ainda durante a Guerra Fria. Embora o An-124 pudesse transportar o Buran, o ônibus espacial soviético, as autoridades optaram por um avião ainda maior. O objetivo era também ampliar a capacidade de transporte de armas nucleares de grande porte e foguetes balísticos. Na ocasião, os soviéticos tinham certeza que o programa do Ônibus Espacial (STS, na sigla em inglês) dos Estados Unidos era na verdade uma arma de guerra e espionagem.

Após o colapso da Guerra Fria, o An-225 ficou abandonado por cerca de dez anos. O Myria tem uma envergadura de 88 metros, um comprimento de 84 metros e um peso máximo de decolagem de 600 toneladas, sendo que pode levar cargas de até 250 toneladas.

Fonte: André Magalhães – Aero Magazine 25 mar 2022

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Meus prezados

O maior do mundo

Polícia da Ucrânia realiza perícia no An-225 e revela fotos inéditas

Fotos da polícia da Ucrânia mostram detalhes do estado atual do que restou do Antonov An-225

spacer.png

Avarias na estrutura comprometeram grande parte da seção dianteira e o caixão das asas - Divulgação

A polícia forense ucraniana realizou uma completa perícia no que restou do Antonov An-225 visando recolher provas materiais da destruição que supostamente foi causada por forças de ocupação russa.

A polícia buscou descobrir quem atirou contra o maior avião do mundo, coletando uma série de projéteis não detonados e evidências que os artefatos pertenciam as forças militares russas.

O Centro Forense de Pesquisa de Kiev, órgão subordinado ao Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia, realizam ampla inspeção do local e coletam evidências materiais e avaliaram o estado geral da estrutura do An-225.

Além da completa destruição da seção dianteira, completamente consumida por um incêndio, os peritos confirmaram extensivos danos em toda a fuselagem, estabilizadores e asas. Uma análise mais detalhada deverá revelar se existe alguma chance de reconstruir o avião. Um dos temores é que os danos secundários tenham atingido longarinas, estruturas gerais e sistemas críticos que não podem ser reparados. A própria reconstrução da seção dianteira e do caixão das asas é considerado incerto, visto ao estado final do material, que foi consumido parcialmente pelo fogo e perdeu suas características físicas. A reconstrução é considerada pouco provável do ponto de vista financeiro e também poderá ser comprovada como tecnicamente inviável.

Saiba Mais...

No começo da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, as forças russas tomaram o aeroporto de Hostomel, unidade da Antonov onde se fazia as manutenções do An-225, An-124 e An-22. As informações a respeito do estado do Mryria eram incertas o que dava uma certa esperança pela integridade da icônica aeronave.

spacer.png

A área mais afetada do aeroporto de Hostomel foi justamente na região de hangaragem do An-225 - Governo da Ucrânia

Entretanto, imagens feitas por uma equipe de imprensa no começo de março, revelaram a destruição de toda a parte dianteira do avião, com extensos danos estruturais. O An-225 foi bastante danificado pela incêndio. A parte onde ficava o cockpit foi completamente separada do restante da aeronave. Ainda existem severos danos na asa direita.

No dia 25 de março, a Antonov divulgou o interesse em fazer uma "vaquinha" para reviver o clássico maior avião do mundo.

“Apesar dos tempos difíceis, a equipe da Antonov considera fortemente necessário evitar a perda irreversível total da aeronave lendária como um dos símbolos da modernidade e começar os trabalhos no renascimento do [avião] de bandeira dos transporte aéreo, o An-225 Mriya”, disse a Antonov Company em comunicado oficial.

Antonov An-225 chegou à Ucrãnia poucos dias antes da invasão russas para fazer manutenção - Antonov Company

A empresa fez apelo aos Chefes de Estados e governos de todos os países do mundo, as empresas mundiais de produção de aviões, à gestão de bancos e outras instituições financeiras e aos fãs e entusiastas da aviação, dentre outros.

No entanto, não seria uma tarefa simples reviver o grande e histórico avião, isso pelo motivo que os custos seriam muito altos. O valor de US$ 3 bilhões é superior a maioria dos programas aeronáuticos em desenvolvimento no mundo. Apenas como comparação, o custo para reviver um único avião é equivalente a mais da metade do que a Boeing estava disposta a pagar pela unidade de aviação comercial da Embraer, na época avaliada em aproximadamente US$ 4,2 bilhões.

Fonte: Edmundo Ubiratan – Aero Magazine 22 abr 2022

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade