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Latam tem recuperação de 100% da sua capacidade de voos no Rio de Janeiro


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Esse anúncio só deve servir se contabilizar números, como oferta de assentos, mas não leva em consideração a malha.

Antes havia 2x semanal GIG-MAO, havia 1x diário GIG-IGU, 3x diário GIG-BSB, além de MCZ e NAT, fruto da negociação de redução de ICMS em AL e RN.

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Mas não tinha Sdu-Gru, POA,Fln,CWB, talvez a adição destas rotas é maior que antes com mais destinos

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7 hours ago, Luckert said:

Mas não tinha Sdu-Gru, POA,Fln,CWB, talvez a adição destas rotas é maior que antes com mais destinos

sdu-gru tinha sim, 1 x dia p/ conectar com os voos internacionais

eu fazia muito essa rota, e esse voo da latam era sempre muito mais caro, imagino eu p/ desviar os O&D p/ outros vôos e focar nos conetando 

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11 minutes ago, thgsr08 said:

Já voei demais GIG-CNF. Lembram quando deixou de ser ofertado?

GIG-CNF pela JJ foi suspenso em abr18, voltou ago-set19, descontinuado até hoje.

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2 hours ago, FCRO said:

sdu-gru tinha sim, 1 x dia p/ conectar com os voos internacionais

eu fazia muito essa rota, e esse voo da latam era sempre muito mais caro, imagino eu p/ desviar os O&D p/ outros vôos e focar nos conetando 

Me expressei mal, chegou a ter mas não vários diarios como atualmente 

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1 hour ago, TheJoker said:

GIG-CNF pela JJ foi suspenso em abr18, voltou ago-set19, descontinuado até hoje.

Era um voo triste. Maioria das vezes que voei a aeronave estava MUITO vazia. Coisa de 40-50 pax no máximo.

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Suposição, a oferta da LATAM no RJ é maior, porém concentrada em alguns destinos. Creio que o mesmo para a Azul e Gol.

10 minutes ago, thgsr08 said:

Era um voo triste. Maioria das vezes que voei a aeronave estava MUITO vazia. Coisa de 40-50 pax no máximo.

Triste para a companhia, para mim seria excelente. Possibilidade de pegar assentos melhor localizados, sem ninguém na frente, atrás ou do lado incomodando :lol:

 

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3 hours ago, A345_Leadership said:

Suposição, a oferta da LATAM no RJ é maior, porém concentrada em alguns destinos. Creio que o mesmo para a Azul e Gol.

Triste para a companhia, para mim seria excelente. Possibilidade de pegar assentos melhor localizados, sem ninguém na frente, atrás ou do lado incomodando :lol:

 

Pior que as comissárias agrupavam todos sobre as asas pra não "desbalancear a aeronave". Triste pra ela, com certeza. 

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Segundo a ANAC, https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/regulados/empresas-aereas/bases-de-registros-de-servicos-aereos

GOL, AZUL e LATAM operam semanalmente 896 voos partindo do Rio - SDU e GIG e desses 542 (60%), tem como destino - SP, MG e BSB (Chega a 70% se adcionarmos VIX e SSA). Apenas 15% do total de voos tem como origem o GIG. Do GIG são basicamente 4 decolagens da LATAM, 13 GOL e 3 da AZUL de E195 por dia! Enquanto o SDU fica no limite da capacidade operacional. 

Considerando a redução de voos ponto a ponto, e a concentração das conexôes, principalemente em CGH, fica claro que o critério "capacidade de voos" para comparar o período atual com o pré-pandemia é inadequado, pois para se chegar a um destino que antes era necessário 1 decolagem, hoje é necessário 2. 

 

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Santos Dumont deveria ter voos limitados a 250 nm. Não faz sentido, ter num aeroporto com 1.300 metros de pista, limitações de pátio, terminal, manuseio de bagagens, estacionamento, etc. operando voos com quase 200pax para SSA, REC, CGB, GYN, POA...principalmente com outro aerporto...com melhor acesso, duas pistas com pelo menos 3.000 m. ILS CAT 2...58 pontes de embarque etc. 

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On 20/07/2022 at 13:43, Seahawk said:

Santos Dumont deveria ter voos limitados a 250 nm. Não faz sentido, ter num aeroporto com 1.300 metros de pista, limitações de pátio, terminal, manuseio de bagagens, estacionamento, etc. operando voos com quase 200pax para SSA, REC, CGB, GYN, POA...principalmente com outro aerporto...com melhor acesso, duas pistas com pelo menos 3.000 m. ILS CAT 2...58 pontes de embarque etc. 

Começo do fim do GIG:
https://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2008/09/azul-quer-ligar-santos-dumont-a-outras-cidades_40963.html

Edited by A340-600
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56 minutes ago, A340-600 said:

Esse era o projeto inicial dele em 2008, conforme data dessa nota, mas aí abriu para todas as cias e o resultado sabemos,Azul foi pra Vcp e o projeto da Azul vingou com hub em outro local….já o Gig foi rumo ladeira abaixo depois que privatizou e subiu as tarifas em proporção surreal…..entre outros fatores

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jun19  JJ  SDU   assentos  159.384  decolagens 1.102   emb. pagos   125.723   LF médio 76,4%

           GIG              75.128               396                 57.770            77,5%

           RIO             234.512             1.498                183.493            76,9%



jun22 JJ   SDU             178.051             1.258                126.227            70,3%

           GIG              49.843               239                 32.181            71,5%

           RIO             227.894             1.497                158.408            70,7%

     recuperou               97,2%             99,9%                  86,3%            -6.2pp

 

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jun19  AD RIO  assentos 133.936    decolagens 1.189    emb.pagos  103.237    LF médio 79,1%

       G3               453.138               2.629               358.738             82,8%


jun22  AD               196.646  146,8%       1.465  123,2%       137.028  132,7%     71,4%  -7.7pp

       G3               257.916   56,9%       1.625   61,8%       182.088   50,8%     74,1%  -8.7pp

 

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É nítido o crescimento da AD no Rio. Com o desmonte da operação no GIG, a G3 passou a oferecer, como cunhado pelo @LipeGIG - mais do mesmo. A Azul ainda teve um impulso grande com a troca do sistema da GOL, que até hoje está caótico para fazer qualquer coisa - comprar, checkin, antecipar…etc. na empresa que trabalho, a migração de cliente GOL para Azul é massiva. Cliente difícil de adquirir, caro, que a G3 mandou de graça para a AD. 

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11 minutes ago, Seahawk said:

É nítido o crescimento da AD no Rio. Com o desmonte da operação no GIG, a G3 passou a oferecer, como cunhado pelo @LipeGIG - mais do mesmo. A Azul ainda teve um impulso grande com a troca do sistema da GOL, que até hoje está caótico para fazer qualquer coisa - comprar, checkin, antecipar…etc. na empresa que trabalho, a migração de cliente GOL para Azul é massiva. Cliente difícil de adquirir, caro, que a G3 mandou de graça para a AD. 

O problema é que o LF anda baixo nas 3, então não dá pra ter +oferta.

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8 hours ago, TheJoker said:

O problema é que o LF anda baixo nas 3, então não dá pra ter +oferta.

@TheJoker Voce que acha bacana o SDU que tem capacidade ociosa, te convidaria para vir hoje aqui. Para começar estacionamento caótico, vai levar um tempo para conseguir vaga. E para fechar…diversos voos atrasados com atraso meteorológico. Um espetáculo! 
 

Brincadeiras a parte é nonsense essa corrida entre as empresas para usar todos os slots e é ridículo, para dizer o mínimo, o Governo Federal, ser ao mesmo tempo regulador (mesmo que indiretamente), operador do aeroporto e competidor do aeroporto vizinho operado por empresa privada. 

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46 minutes ago, Seahawk said:

@TheJoker Voce que acha bacana o SDU que tem capacidade ociosa, te convidaria para vir hoje aqui. Para começar estacionamento caótico, vai levar um tempo para conseguir vaga. E para fechar…diversos voos atrasados com atraso meteorológico. Um espetáculo! 
 

Brincadeiras a parte é nonsense essa corrida entre as empresas para usar todos os slots e é ridículo, para dizer o mínimo, o Governo Federal, ser ao mesmo tempo regulador (mesmo que indiretamente), operador do aeroporto e competidor do aeroporto vizinho operado por empresa privada. 

Atrasos por questões meteorológicas sempre existiram em  + frequência em SDU, CGH, CWB e POA do que nos outros aeros, mas nem por isso as cias/pax desistem deles.

CGH era o único aero saturado em termos de slots antes da pandemia, atualmente a geral está usando slots que não estão sendo usados por G3 e JJ.

Quem vai dizer quando parar de autorizar + slots no SDU vai ser a ANAC, eu não tenho nada a ver com isso. :lol:

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4 minutes ago, TheJoker said:

Atrasos por questões meteorológicas sempre existiram em  + frequência em SDU, CGH, CWB e POA do que nos outros aeros, mas nem por isso as cias/pax desistem deles.

CGH era o único aero saturado em termos de slots antes da pandemia, atualmente a geral está usando slots que não estão sendo usados por G3 e JJ.

Quem vai dizer quando parar de autorizar + slots no SDU vai ser a ANAC, eu não tenho nada a ver com isso. :lol:

É aí que mora a questão, a ANAC, apesar de independente, é submetida ao Ministério da Infraestrutura e seus diretores são indicados pela Presidência da República. Fica claro o conflito em deixar o regulador, o planejamento e operador, que é concorrente de eu aeroporto privado. É isso que está se vendo, transferência artificial do fluxo de passageiros, para um aeroporto que não tem capacidade operacional, de Contingência, etc. 

Aliás, do ponto de vista operacional, está ok operar 738/A320 com combustível para ir para Recife, alternativa etc. de uma pista de 1.300m, nível do mar, num lugar quente como o SDU?

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2 minutes ago, Seahawk said:

É aí que mora a questão, a ANAC, apesar de independente, é submetida ao Ministério da Infraestrutura e seus diretores são indicados pela Presidência da República. Fica claro o conflito em deixar o regulador, o planejamento e operador, que é concorrente de eu aeroporto privado. É isso que está se vendo, transferência artificial do fluxo de passageiros, para um aeroporto que não tem capacidade operacional, de Contingência, etc. 

Aliás, do ponto de vista operacional, está ok operar 738/A320 com combustível para ir para Recife, alternativa etc. de uma pista de 1.300m, nível do mar, num lugar quente como o SDU?

Do mesmo jeito que querem CGH com +35 milhões/ano, transferir a maioria dos voos inter pro C. Sul, etc.

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5 hours ago, Seahawk said:

@TheJoker Voce que acha bacana o SDU que tem capacidade ociosa, te convidaria para vir hoje aqui. Para começar estacionamento caótico, vai levar um tempo para conseguir vaga. E para fechar…diversos voos atrasados com atraso meteorológico. Um espetáculo! 
 

Brincadeiras a parte é nonsense essa corrida entre as empresas para usar todos os slots e é ridículo, para dizer o mínimo, o Governo Federal, ser ao mesmo tempo regulador (mesmo que indiretamente), operador do aeroporto e competidor do aeroporto vizinho operado por empresa privada. 

Aqui é mais a pura falta da iniciativa de alguém abrir uma cia com hub no GIG, Seahawk. 

Mata isso facilmente. Bom capital inicial (positivo!), 15 a 20 aeronaves tipo E-Jets operando um hub no modelo tradiconal, com boa frequência em mercados secundários e uma rota mãe tipo GIG-CGH com uns 10 voos diários, posso te dizer algumas coisas iriam acontecer:

1) Azul ia berrar aos 4 cantos se a cia ganhasse 10 a 14 slots diários em CGH pra fazer uma ponte "Alternativa"

2) Gol ia em 2 dias anunciar a transferência de 10-20 voos para o GIG

3) Latam ia repensar sua operação no SDU  

 

E se crescer no "Modo Azul" primeiro com E-Jet e depois incorporando A32X/B73X onde o RASK e a demanda justificar fazendo o upgauge com cuidado, poderia simplesmente se tornar a dona do mercado do Rio de Janeiro.  Inunda de Outdors pela cidade focando nos voos diretos, na sede na cidade, no call center local, na base de tripulantes local, etc etc.... 

E que não se preocupe em market share... que fique feliz com 5 a 7% do mercado total e passe a investir só onde tenha retorno. 

Deixa Gol, Latam e Azul brigar por share... foca em $$$

O custo ajuda.. combustível mais barato do país, pode ainda ter os menores custos aeroportuários e bem estruturada, o menor custo operacional, mesmo sem focar em ser LCLF. Isso daria uns 10% a 15% de vantagem de custo, além de que, com capital de giro positivo, sai uns 5% na frente das outras. 

20% é uma margem grande demais pra deixar de lado! 

 

 

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