Jump to content

Mercado aéreo cresce 13,2% no semestre


hardiwv

Recommended Posts

Mercado aéreo cresce 13,2% no semestre, mesmo com caos nos aeroportos

 

Mesmo com a crise nos aeroportos, o número de passageiros transportados dentro do país cresceu 13,2% no primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano passado. Mas no caso dos vôos internacionais realizados por empresas brasileiras, houve queda de 30,3%, na mesma base de comparação.

 

Em junho, o mercado cresceu 11,2% contra o mesmo mês do ano passado. Os dados, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foram divulgados nesta terça-feira.

 

Os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e de Benito Juárez, na Cidade do México, continuam liderando o tráfego aéreo na América Latina, segundo a Associação Latino-americana de Transporte Aéreo (Alta). Se considerados os aeroportos de Congonhas e Guarulhos juntos, São Paulo é a região latino-americana com maior número de vôos por mês.

 

BRA passa Varig

 

A Varig viu sua presença no mercado interno minguar de 4,14% em maio para 2,93% em junho. A mais antiga empresa aérea brasileira ficou inclusive atrás da BRA, que em junho garantiu 3,40% do total de passageiros transportados no país.

 

A TAM manteve a liderança de mercado transportando 1,793 milhão de passageiros no Brasil no mês passado, ou 49,11% do total, bem próximo ao registrado no mês anterior. Já a Gol perdeu participação no mercado, assim como a recém-adquirida Varig, que transportou praticamente a metade de passageiros na comparação com maio.

 

A Gol, sozinha, ficou com 39,83% do mercado --contra 40,84% em maio-- ou 42,76% se somados os passageiros da Varig. Em maio, as duas empresas juntas totalizaram 44,98% do mercado doméstico.

 

Internacional: queda de 30%

O transporte aéreo internacional feito por empresas brasileiras assumiu tendência inversa ao mercado doméstico e caiu 30,3% no primeiro semestre, em relação ao mesmo período de 2006.

 

A TAM transportou 65,9% dos passageiros internacionais que voaram por empresas brasileiras. Em seguida aparece a Gol, equivalente a 15,6% do mercado, à frente da BRA, com participação de 6,9%. Somados aos vôos da Varig, os da Gol sobem para 26,9%.

 

Em junho, a TAM atingiu 69,63% de participação entre as empresas brasileiras, transportando 904,794 mil passageiros. A Gol e a Varig combinadas ficaram com 25,10% dos passageiros de vôos internacionais no mês passado.

 

Leia mais:

 

http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot...lt4294u686.jhtm

 

Abs,

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade