Jump to content

Airbus entrega o último A300

FlávioBHZ

Recommended Posts

Boa tarde a todos. Quatro dias após um marco para a Boeing, o dia de hoje também se torna um marco para a Airbus, que pela primeira vez deixa de fabricar um de seus modelos. Com a entrega do último A300 para a Fedex, a linha de montagem do A300/310 está oficialmete fechada e esse excelente avião dá seu passo definitivo para fazer parte da história dos WB's. Avião este que deixou muitas saudades por essas bandas de cá. Sem dúvida o fim de uma era, de um tempo em que Airbus tinha manche.

Airbus delivers last A300

By David Kaminski-Morrow

Airbus has today (12 July) delivered to US freight carrier FedEx, the last A300 model from the airframer’s production line, completing a programme which has covered orders for 561 aircraft.

Last year the company said it would close its A300 and A310 production lines once the final aircraft, an A300-600F, was delivered. This will mark the first time that Airbus has discontinued one of its models.

“Time has proven to us that the A300s and A310s were excellent choices for our fleet,” says FedEx senior vice-president of air operations Jim Parker. “They have given us a great return on investment and proven to be reliable, all of which increases our ability to serve our customers.”

The A300 was the airframer’s first product. It first flew in October 1972 and entered service with Air France in May 1974. From the A300 the manufacturer subsequently developed the A310, which first flew in 1982 and began service with Lufthansa and Swissair a year later.

Airbus received orders for 260 A310s, all but five of which were delivered. The company still has this outstanding order for five A310s, from Iraqi Airways, on its books.

Over half of the current operational fleet of some 630 A300s and A310s, says Airbus, is expected still to be in service beyond 2025.

Fonte: Flight Global

Só para matar a saudade:

http://www.airliners.net/open.file?id=0488445&size=L

http://www.airliners.net/open.file?id=0489452&size=L

http://www.airliners.net/open.file?id=0323756&size=L

http://www.airliners.net/open.file?id=0323472&size=L

http://www.airliners.net/open.file?id=1174326&size=L

Um abraço.

Caros membros do fórum

Sem dúvida, o Airbus A300 foi um marco na aviação, sendo o primeiro wide-body de dois motores do mundo, conceito que depois foi utilizado por outros grandes sucessos como o 767, o 777, o 787 e o A330. Também inovou ao ser montado com partes vindas de diversos países e ao ser um dos primeiros aviões a poder ser operado por apenas dois tripulantes (FFCC - Forward Facing Crew Concept).

Sua longevidade demonstra a grande qualidade e acerto no projeto dos produtos da Airbus. Sua fuselagem de 222 polegadas, com configuração 2+4+2 (permitindo até 3+3+3) em cima e dois pallets LD4 lado-a-lado embaixo, é fantástica.

Agora toda linha Airbus é Fly-By-Wire e sidestick. O A300, que ultimamente vendia apenas a versão cargueira, será substituído pelo A330F, aeronave que já conta com várias encomendas e em breve poderá ser visto pelas bandas de cá...

Saudações

Caravelle

Sem sombra de dúvida o A300 até hoje é o melhor Airbus produzido! Já ouvi de diversos pilotos que tiveram a oportunidade e o prazer de voá-lo que o A300 pode ser, sim, chamado de Avião, com "a" maiúsculo. Ressalto que ouvi isso de profissionais que além do A300 voaram 737, 747, 767, DC-10, MD-11, A340.

Todos, sem exceção, são unânimes ao afirmar que o A300 foi o melhor avião que pilotaram em suas carreiras.

Abs,

Sem sombra de dúvida o A300 até hoje é o melhor Airbus produzido! Já ouvi de diversos pilotos que tiveram a oportunidade e o prazer de voá-lo que o A300 pode ser, sim, chamado de Avião, com "a" maiúsculo. Ressalto que ouvi isso de profissionais que além do A300 voaram 737, 747, 767, DC-10, MD-11, A340.

Todos, sem exceção, são unânimes ao afirmar que o A300 foi o melhor avião que pilotaram em suas carreiras.

Abs,

Sem dúvida, não me lembro de um piloto da Vasp que dissesse o contrário. Aliás, era um tal de gente tentando passar na frente do outro na fila... muita gente inclusive optou pelo A300 ao invés do MD-11.

Um abraço.

Também inovou ao ser montado com partes vindas de diversos países e ao ser um dos primeiros aviões a poder ser operado por apenas dois tripulantes (FFCC - Forward Facing Crew Concept).
Mas isso vem desde as primeiras versões ou só a partir do AB6? Snme, os AB3 ainda têm F/E, né?
Sem dúvida o fim de uma era, de um tempo em que Airbus tinha manche.
E de um tempo em que Airbus era bonito.

Mas isso vem desde as primeiras versões ou só a partir do AB6? Snme, os AB3 ainda têm F/E, né?

Os B2/B4-200 tinham F/E, que foi eliminado com o surgimento do B4-600 a partir de 1984. Isso graças à inclusão de EFIS, com aviônicos digitais baseados nos que haviam sido desenvolvidos para o A310 e sistemas simplificados em relação ao irmão mais velho.

Um abraço.

Os Airbus da VASP ainda operavam com o FE se não me engano até a desativação deles, porém o mesmo já não tinha mais muita função a bordo...

Contam que os A300 da Vasp só tinham o F/E por pedido da Vasp. Na realidade, os A300 da Vasp eram completamente diferentes de todos os outros A300, eles não tinham o tanque central de combustível, tinham F/E (o que fazia com que o workload dos copilotos ficasse muito reduzido - se o cmte não desse operação os copilas só iriam voar de papagaio de aerovia, sentados num dos melhores assentos do avião, o 0D). Só que esses eram outros tempos e os copilas voavam muito, ou achavam que voavam se o cmte do vôo fosse um sujeito conhecido pela alcunha de "manche mágico".

Abs,

Realmente um belo avião! É o fim de um avião histórico avião para a Airbus, afinal foi o primeiro deles.

Posso dizer que fui um dos primeiros pax a viajar no A300 da Vasp, no ano de 1983(acho). Na primeira semana qdo a Vasp recebeu o avião eu viajei nele fazendo a rota GIG-REC. Quem se lembra daquela propaganda na TV com aquele "gordo" com a maquete do A300 da Vasp na mão?

Epaminondas!!!! O A300 da VASP inclusive tem autopilot diferente, semelhante aos do A310/A300-600. O F/E continuava com o painel "completo" dele, nada de carga reduzida, a questão é que o F/E da VASP em certas operações ficava com a face para frente ou seja cadeira no mesmo sentido dos pilotos.

A propósito no site da Airbus (www.airbus.com) tem um video lindo demais!

E foi-se a era de "Airbus de Manche"

A Fedex, fechou a linha do MD11, do A300...qual sera a proxima?? :macumba:

ABRÇS

A Lufthansa Cargo que fechou a do MD-11 não foi? :macumba:

Triste :(

Esse Avião tem lugar marcado na minha vida em lugar de honra. quantos vôos e quantas emoções. Alegrias, tristesas, emoções e glórias. Um Avião lindo, na minha opinião o Airbus mais bonito que já existiu...

Mas assim como os grandes aviões como o DC-3, o Electra, o B737-200 e o MD-11 o A300 com certesa tem lugar reservado na mente e no coração de todos que voaram nele. inclusive eu.

Masss. Pelo menos no meu Flight Simulator 2004 o A300 da VASP voa e vai continuar voando, a fazendo o VP4234-4235 direto :)

GOD BLESS YOU A300!!! :joinha:

Realmente um belo avião! É o fim de um avião histórico avião para a Airbus, afinal foi o primeiro deles.

Posso dizer que fui um dos primeiros pax a viajar no A300 da Vasp, no ano de 1983(acho). Na primeira semana qdo a Vasp recebeu o avião eu viajei nele fazendo a rota GIG-REC. Quem se lembra daquela propaganda na TV com aquele "gordo" com a maquete do A300 da Vasp na mão?

Eu lembro hehehe!

Mas a VASP começou com A300 bem antes, em Nov/82. Minha primeira vez com um deles foi em jan/83 mas antes disso voei no da Cruzeiro em 82 mesmo, vôo CZ 931 (CGH-GIG). Na Vasp fiz muitos vôos VP 190 (CGH-GIG-REC-FOR-THE-SLZ) e VP 191 (SLZ-THE-FOR-REC-GIG-CGH), sempre pontualíssimos e o serviço então, impecável. Ainda tenho aquelas taças de vidro com o logo da empresa, além dos pratinhos de pvc guardados a 7 chaves, pena que perdi o cartão de securidad... Snme as poltronas dianteiras eram mais espaçosas (algo como business), eu e minha mãe voamos nestes assentos uma vez.

Abraços

É com grande pesar que leio esta notícia... O Airbus VASP A300B2 PP-SNM foi o primeiro avião que eu voei na vida e o que me introduziu à paixão pela aviação...

Pra pura nostalgia, um vídeo do A300B2 VASP PP-SNN chegando aqui em SBRF... pelo horário, provavelmente voltando de FOR, cumprindo o vôo VP4265... :wub_anim:

VASP A300B2 PP-SNN

Espero que gostem!!!

Video by: "somewhere".

abs

ER

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade