Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

FlávioBHZ

[Fotos] O F-5 e o Fusca

Recommended Posts

Dando uma olhada no baú das memórias encontrei essas fotos, que meu pai tirou quando voltava pra casa na estrada que liga Varginha a Paraguaçú (Sul de Minas, no final da década de 70/ início da de 80, não me lembro a data exata). O que aconteceu foi que o F-5 teve uma pane em um dos motores e precisou pousar na estrada, mas quando já estava quase sobre a "cabeceira", por assim dizer, um fusca vindo em uma das estradas de terra que davam na estrada principal entrou completamente desavisado na mesma obrigando o avião a arremeter, o que ele fez já em cima do carro. No outro dia o avião foi transportado de caminhão pra casa. Aí vai o registro do evento:

 

Interior, gente simples, já pensou o tumulto que um caça parado em uma estrada de terra faz?

F-5eoFusca1.jpg

 

E o evento do dia continua.

F-5eoFusca2.jpg

 

Olha só como ficou o pobre coitado. Imagina o susto do motorista.

F-5eoFusca3.jpg

 

Um abraço.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Hehehe, realmente, imagina o susto do motorista do Fusquinha.

 

Na época acredito que não veiculavam essa história, mas se assim fosse, o cara ia achar que era o ET.

 

Muito bacana o registro! Valeu por compartilhar conosco :ohyes:

 

Abçs!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Essa história é sensacional! Acho que seria 1 sucesso se ybém estivesse postada no forum da A.Net.

Share this post


Link to post
Share on other sites

cara, sensacional essas fotos ! de parabens.

só uma pergunta o fusquinha nao era do teu pai nao ne ?

 

hehehehehhehe

 

nossa, impressionante essa historia cara.

e que bom q nada de grave aconteceu com os dois.

 

nota 10 essas fotos.

relíquias !

Share this post


Link to post
Share on other sites

bah que coisa!!! heheheheh

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal,

 

Estou conversando com um amigo meu aqui, ex-jambock, e ele me contou a história toda, até o nome to autor da proeza, que naturalmente omitirei.

 

Tudo começou no dia anterior, que eles estavam planejando uma missão fazendo um churrasco e como estavam muito distraídos eles pegaram a proa recíproca no "plotter", que é uma reguinha que a gente usa pra fazer navegação.

 

Quando eles saíram no dia seguinte, eles saíram na proa errada e na hora não acharam alvo ou nada... Rodaram pacas e acabaram ficando sem querosene.

 

Entre ejetar e pousar numa estrada de terra, eles optaram por pousar. Na realidade pousaram dois F5s, e não um. O fusca se meteu na frente, mas um dos F-5 passou tão perto, mas tão perto, que o bafo do motor fez o estrago no capô. Se vcs procurarem ali, não tem marca de baque... O cara deve ter tomado um sustão.

 

Como tiraram os bichos de lá? A FAB levou uma LPU, abasteceu, e as crianças decolaram de lá e retornaram a Santa Cruz.

 

Achei muito legal a história e resolvi partilhar.

 

Abração,

Share this post


Link to post
Share on other sites
Pessoal,

 

Estou conversando com um amigo meu aqui, ex-jambock, e ele me contou a história toda, até o nome to autor da proeza, que naturalmente omitirei.

 

Tudo começou no dia anterior, que eles estavam planejando uma missão fazendo um churrasco e como estavam muito distraídos eles pegaram a proa recíproca no "plotter", que é uma reguinha que a gente usa pra fazer navegação.

 

Quando eles saíram no dia seguinte, eles saíram na proa errada e na hora não acharam alvo ou nada... Rodaram pacas e acabaram ficando sem querosene.

 

Entre ejetar e pousar numa estrada de terra, eles optaram por pousar. Na realidade pousaram dois F5s, e não um. O fusca se meteu na frente, mas um dos F-5 passou tão perto, mas tão perto, que o bafo do motor fez o estrago no capô. Se vcs procurarem ali, não tem marca de baque... O cara deve ter tomado um sustão.

 

Como tiraram os bichos de lá? A FAB levou uma LPU, abasteceu, e as crianças decolaram de lá e retornaram a Santa Cruz.

 

Achei muito legal a história e resolvi partilhar.

 

Abração,

Sydney, obrigado pelo complemento. Antes, não sei como está agora, era comum a passagem baixa dos F-5 (sempre o líder e um ala) por aquela região em vôo de treinamento (se estiver errado me corrijam, mas acredito que o treinamento incluía evitar detecção radar). Só sei que um dia tava dormindo no sítio do meu pai e os dois resolveram me acordar com uma passagem dessas. Achei que o mundo tava "caindo" na minha cabeça, acho até que nessa brincadeira eles devem ter provocado alguns ataques cardíacos nos velhinhos da região. :lol:

 

Um abraço.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom,

 

A versão que eu conheço dessa história (ela está em um dos primeiros números da Revista Força Aérea, lá pelos idos de 1995, 1996, numa entrevista com o comandante do 1o GAvCa na época):

Os dois F-5 saíram em missão e, na volta, fechou tudo na terminal Rio. Santa Cruz, Afonsos, Galeão, tudo fechado, e eles ficando sem combustível. Em dado momento um dos pilotos achou um buraco na camada e os dois desceram por ali. Justamente onde estava localizada essa estradinha, e só deu tempo mesmo para eles se jogarem nela. O primeiro avião pousou, e o segundo veio atrás. Quando o segundo veio, o Fusca apareceu na estrada, e só deu tempo do piloto dar um totó no manche para reduzir o impacto e conseguir pousar um pouco na frente. Pelo que consta o motorista do Fusca ainda tomou um esporro por não ter parado quando viu o primeiro avião na estrada.

Não estou com a revista aqui no momento, e a minha memória pode estar me traindo. Se alguém puder conferir, eu agradeço.

 

 

Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fantástica estória!!

 

Putz, Belina 1, chevete...bons tempos!

Share this post


Link to post
Share on other sites
Bom,

 

A versão que eu conheço dessa história (ela está em um dos primeiros números da Revista Força Aérea, lá pelos idos de 1995, 1996, numa entrevista com o comandante do 1o GAvCa na época):

Os dois F-5 saíram em missão e, na volta, fechou tudo na terminal Rio. Santa Cruz, Afonsos, Galeão, tudo fechado, e eles ficando sem combustível. Em dado momento um dos pilotos achou um buraco na camada e os dois desceram por ali. Justamente onde estava localizada essa estradinha, e só deu tempo mesmo para eles se jogarem nela. O primeiro avião pousou, e o segundo veio atrás. Quando o segundo veio, o Fusca apareceu na estrada, e só deu tempo do piloto dar um totó no manche para reduzir o impacto e conseguir pousar um pouco na frente. Pelo que consta o motorista do Fusca ainda tomou um esporro por não ter parado quando viu o primeiro avião na estrada.

Não estou com a revista aqui no momento, e a minha memória pode estar me traindo. Se alguém puder conferir, eu agradeço.

Abraços

 

Fala Operti,

 

Lorota de aviador... O caçador que plotou a proa errada foi chutado para Fortaleza para dar instrução, onde esse meu amigo voou com ele. Quem me contou foi Jambock e voou F-5 pra caracoles e essa história era passada de como não se deve plotar uma navegação: no mei de um churrasco...

 

Ah! E o F-5 não tocou no fusca.. Aquilo foi só o efeito do jet-blast. Procura marca de pneu ou algo assim... Não tem nada.

 

Sempre tem três versões... De um lado, do outro e a verdadeira...

 

Grande abraço Operti!

Share this post


Link to post
Share on other sites
Bom,A versão que eu conheço dessa história (ela está em um dos primeiros números da Revista Força Aérea, lá pelos idos de 1995, 1996, numa entrevista com o comandante do 1o GAvCa na época):os dois F-5 saíram em missão e, na volta, fechou tudo na terminal Rio. Santa Cruz, Afonsos, Galeão, tudo fechado, e eles ficando sem combustível. Em dado momento um dos pilotos achou um buraco na camada e os dois desceram por ali. Justamente onde estava localizada essa estradinha, e só deu tempo mesmo para eles se jogarem nela. O primeiro avião pousou, e o segundo veio atrás. Quando o segundo veio, o Fusca apareceu na estrada, e só deu tempo do piloto dar um totó no manche para reduzir o impacto e conseguir pousar um pouco na frente. Pelo que consta o motorista do Fusca ainda tomou um esporro por não ter parado quando viu o primeiro avião na estrada. Não estou com a revista aqui no momento, e a minha memória pode estar me traindo. Se alguém puder conferir, eu agradeço.Abraços
Possitivo.... O que vc fala é verdade, sou novo por aqui e tenho esta revista.... O piloto que fez o pouso chegou a ser comandante do 1/14 em Canoas.....
Possitivo.... O que vc fala é verdade, sou novo por aqui e tenho esta revista.... O piloto que fez o pouso chegou a ser comandante do 1/14 em Canoas.....

Share this post


Link to post
Share on other sites

O que A REVISTA fala... ou seja... a história a ser contada publicamente.... ou você acha mesmo que a revista ia contar que eles tinham saído de um churrasco e se perderam?

 

........

 

aliás... ontem a tarde (1 de Setembro) decolou de GRU (BASP) um A-4 da Marinha... alguém sabe o que estava fazendo por aqui? provavelmente churrasco né? heheheh

Share this post


Link to post
Share on other sites

huaeheauhea.. q cena.. bom, tenho professores ex-jambock's na faculdade, e outros de canoas (não lembro qual esquadrão opera lá.. ) contam que foi um problema no sistema de navegação inercial.. hehehe.. maneira essa versão do xurras.. heeahu.. no mínimo mais curiosa. hehe

Share this post


Link to post
Share on other sites

:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: Muito boa!!!!!

Abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites
huaeheauhea.. q cena.. bom, tenho professores ex-jambock's na faculdade, e outros de canoas (não lembro qual esquadrão opera lá.. ) ...

Prezado Israel:

O esquadrão baseado em Canoas é o 1º/14º GAv - Esquadrão "Pampa", campeão do TAC 2006! Agora, com F-5M.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara.. impressionante!

Essa é aquela história que, se me contassem, eu só acreditaria se visse foto!!

Ainda bem que vc postou-nas... hehehehe Valeu por compartilhar!

 

Abraço

:thumbsup:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Putz, nota 1000 pro tópico!! Bela história, e belíssimas fotos!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, uma das melhores estórias que já li!

E melhor, com fotos!

Parabéns pelos registros do teu pai e obrigadasso por compartilhar!

Abrassssssssssssss,

FABrício

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fala galera, já que vocês ressucitaram o tópico aqui vai mais uma que eu só descobri bem depois de postar. Está muito ruim mas retrata a "pista de pouso" e o "pátio". Essa Veraneio me lembrou um filme do Jesse Valadão em que ele é um policial daqueles "bem bonzinhos". Bem ao seu estilo. :lol:

F-5CR.jpg

 

Um abraço.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Flavio,

Excelente tópico, muito boa a historia.

Que venham mais . Acredito que está nova seção será um sucesso .

Share this post


Link to post
Share on other sites
Flavio,

Excelente tópico, muito boa a historia.

Que venham mais . Acredito que está nova seção será um sucesso .

 

 

Flavio,

 

Excelente registro do fato.

E eu, como outros, só li agora por conta desta nova secção, o que comprova o acerto de te-la criado.

 

Antonio

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mt boa esta....nestes tempos ateh as estradas eram boas...p segurar estes F-5's....parabens!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Flavio,

 

Excelente registro. Eu diria, historico !!!

 

Eu ouvi a noticia pelo rádio, no dia do acontecimento. Estavamos de férias em Divinopolis, onde meus avos moravam e retornavamos do sitio para a casa deles. Vendo as fotos, voltei no tempo !!!!

 

Parabens !!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

×
×
  • Create New...