Jump to content

Vasp terá mais uma chance

Lobo do Mar

Recommended Posts

A revista Consultor Jurídico de ontem informa que a Vasp está dispensada de apresentar Certidão Negativa de Débitos Tributários para ter direito à recuperação judicial. A decisão, por votação unânime, é da Câmara Especial de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo. A turma julgadora entendeu que a exigência é abusiva enquanto não for cumprida a previsão de lei específica sobre o parcelamento de crédito tributário para devedores em recuperação judicial.

Segundo a fonte citada, o caso envolveu recurso apresentado pela Procuradoria da Fazenda Nacional contra decisão do juiz Alexandre Lazzarini, da 1ª Vara de Falências, que deferiu a recuperação judicial da empresa aérea, mesmo sem a Vasp comprovar que não tinha débitos com o fisco. A União argumentou que a empresa é uma das maiores devedoras do fisco federal, com 224 inscrições na Dívida Ativa da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

São cerca de R$ 2,356 bilhões que a Vasp deixou de recolher aos cofres federais, sem contar os débitos com a Receita Federal. A empresa teve suas operações suspensas no início de 2005, por intervenção judicial, depois de reduzir suas rotas e cancelar vários vôos. Na época, a empresa afirmava que seu patrimônio de R$ 6,5 bilhões seria suficiente para cobrir o passivo calculado em R$ 5 bilhões. A companhia tem cerca de 380 funcionários que trabalham principalmente na área técnica, prestando serviços de manutenção a outras empresas.

A Secretaria do Tesouro Nacional entende que a proposta de reestruturação financeira da Vasp vai acarretar “significativas diminuições” nas garantias e privilégios dos créditos fiscais a favor da União. A Procuradoria da Fazenda Nacional ingressou com recurso no Tribunal de Justiça se rebelando contra a concessão do benefício à empresa. A decisão do juiz de primeiro grau se fundamentou no princípio da preservação da empresa.

A Vasp conseguiu aprovar seu plano de recuperação judicial que prevê o pagamento de débitos com a maioria de seus credores no prazo de 10 anos, com cinco de carência. A Lei Federal nº 10.522/02 – que autoriza o pagamento dos créditos tributários – permite o parcelamento máximo em 60 meses (cinco anos). Para a turma julgadora o TJ paulista, ao estabelecer que lei específica vai regulamentar o parcelamento de créditos tributários da empresa devedora em recuperação judicial, o legislador entendeu que a questão deve ser tratada levando-se em conta os princípios da nova lei de falências. Ou seja, conceder prazo maior capaz de permitir a preservação da empresa.

“Por isso, enquanto o Congresso Nacional não editar a lei específica sobre o parcelamento dos créditos tributários da empresa em recuperação judicial, a exigência da apresentação da certidão negativa dos débitos tributários ou a certidão positiva com efeitos de negativa afronta o artigo 47, da ova lei de Recuperações e Falências”, afirmou o relator, Pereira Calças.

O relator entende que o foco do plano de recuperação é manter a fonte produtora de riquezas, o emprego dos trabalhadores e resguardar os interesses dos credores privados. “O objetivo maior é que a empresa seja preservada, sua função social seja atendida, e a atividade econômica continue a ser exercida”, completa o desembargador.

Mais uma chance

Vasp não precisa da CND para ter direito à recuperação

por Fernando Porfírio

A Vasp está dispensada de apresentar Certidão Negativa de Débitos Tributários para ter direito à recuperação judicial. A decisão, por votação unânime, é da Câmara Especial de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo. A turma julgadora entendeu que a exigência é abusiva enquanto não for cumprida a previsão de lei específica sobre o parcelamento de crédito tributário para devedores em recuperação judicial.

O caso envolveu recurso apresentado pela Procuradoria da Fazenda Nacional contra decisão do juiz Alexandre Lazzarini, da 1ª Vara de Falências, que deferiu a recuperação judicial da empresa aérea, mesmo sem a Vasp comprovar que não tinha débitos com o fisco. A União argumentou que a empresa é uma das maiores devedoras do fisco federal, com 224 inscrições na Dívida Ativa da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

A Vasp deixou de recolher aos cofres federais cerca de R$ 2,356 bilhões, sem contar os débitos com a Receita Federal. Mesmo assim, a empresa aprovou seu plano de recuperação na assembléia-geral de credores. A reunião envolveu titulares de créditos trabalhistas, de créditos com garantia real e credores quirografários. Apesar de ter aprovado o plano para levantar a companhia, a Vasp ainda não conseguiu entrar em operação.

A Vasp teve suas operações suspensas no início de 2005, por intervenção judicial, depois de reduzir suas rotas e cancelar vários vôos. Na época, a empresa afirmava que seu patrimônio de R$ 6,5 bilhões seria suficiente para cobrir o passivo calculado em R$ 5 bilhões. A companhia tem cerca de 380 funcionários que trabalham principalmente na área técnica, prestando serviços de manutenção a outras empresas.

A Secretaria do Tesouro Nacional entende que a proposta de reestruturação financeira da Vasp vai acarretar “significativas diminuições” nas garantias e privilégios dos créditos fiscais a favor da União. A Procuradoria da Fazenda Nacional ingressou com recurso no Tribunal de Justiça se rebelando contra a concessão do benefício à empresa. A decisão do juiz de primeiro grau se fundamentou no princípio da preservação da empresa.

A União alega que esse princípio não é absoluto e reclamou o efeito suspensivo e a reforma da decisão que concedeu o plano de recuperação judicial da Vasp. A Procuradoria da Fazenda nacional queria que o Tribunal de Justiça condicionasse o ingresso da empresa no regime de recuperação à apresentação de certidões fiscais. De acordo com o artigo 57, da nova lei de Falências, a regularidade da empresa devedora com o fisco é condição necessária para a concessão da recuperação judicial.

Em sua decisão, o juiz Alexandre Lazzarini encampou parecer do promotor de Justiça Alberto Camiña Moreira. No entendimento do promotor, a exigência daquele artigo da nova lei de falências e recuperações judiciais seria sanção política, que fere o princípio da proporcionalidade. Sustentou, ainda, que a jurisprudência dos tribunais brasileiros despreza exigências fiscais de empresas em crise econômica. Isto, no entanto, não representa proibição de cobrança dos tributos por outras vias judiciais.

A União alega que da mesma forma que o artigo 47 da lei nº 11.101/05 aceitou o princípio da preservação da empresa, o artigo 57 da mesma lei destacou a regularidade fiscal da empresa para ter direito á recuperação judicial. Lança mão ainda do artigo 191-A do Código Tributário nacional (CTN) que exige, para a concessão do benefício, a apresentação de prova de quitação dos tributos. Portanto, argumenta a Fazenda nacional, não poderia o magistrado de primeiro grau, baseado em lei ordinária, dispensar o que é exigido por lei complementar (CTN).

A Vasp conseguiu aprovar seu plano de recuperação judicial que prevê o pagamento de débitos com a maioria de seus credores no prazo de 10 anos, com cinco de carência. A Lei Federal nº 10.522/02 – que autoriza o pagamento dos créditos tributários – permite o parcelamento máximo em 60 meses (cinco anos). Para a turma julgadora o TJ paulista, ao estabelecer que lei específica vai regulamentar o parcelamento de créditos tributários da empresa devedora em recuperação judicial, o legislador entendeu que a questão deve ser tratada levando-se em conta os princípios da nova lei de falências. Ou seja, conceder prazo maior capaz de permitir a preservação da empresa.

“Por isso, enquanto o Congresso Nacional não editar a lei específica sobre o parcelamento dos créditos tributários da empresa em recuperação judicial, a exigência da apresentação da certidão negativa dos débitos tributários ou a certidão positiva com efeitos de negativa afronta o artigo 47, da ova lei de Recuperações e Falências”, afirmou o relator, Pereira Calças.

O relator entende que o foco do plano de recuperação é manter a fonte produtora de riquezas, o emprego dos trabalhadores e resguardar os interesses dos credores privados. “O objetivo maior é que a empresa seja preservada, sua função social seja atendida, e a atividade econômica continue a ser exercida”, completa o desembargador.

Revista Consultor Jurídico, 16 de julho de 2007

http://conjur.estadao.com.br/static/text/57602,1

o povo mete o pau no canhedo...

tá q ele é o kra mais vagabundo do cenário da aviação nacional..

mas ele tirou a Vasp da #####...tá q ele pos ela numa ##### denovo...mas foi ele q tirou ela da #####!!!

A Vasp terá mais uma chance com o governo.

Mas será que terá uma chance com o mercado ? Com os passageiros ? Fica minha dúvida.

Na minha opinião, o poder da marca se foi.

Felipe

Guest SkyMember

No Norte/Nordeste hà quem se lembre e tenha melhores recordações da VASP do que a, ainda viva, VARIG. Mesmo parada a VASP ainda é uma marca forte.

Marca já foi o forte do nosso mercado aéreo.

Atualmente só temos empresas emergentes (beneficiadas pelo aumento espetacular na demanda de passageiros) e que não oferecem serviços de boa qualidade.

Diante desse cenário a VASP não tem muito a perder se voltar a oferecer o raio de serviço que oferecia por último, parecido com os atuais da TAM, Gol e BRA.

Tomare que ela volte, sempre gostei da Vasp =]...alguem sabe a historia da tba, ela volta?

ótima noticia! :thumbsup:

Será que eles voltam com os breguinhas?

Eu axo dificil, se ela voltar eu axo que ela volta com os 737-300, se eu nao me engano sao 4 ao total!!!

Abraços

mas ele tirou a Vasp da #####...tá q ele pos ela numa ##### denovo...mas foi ele q tirou ela da #####!!!

Que post mais desinformado!!!!

Quando a VASP foi privatizada, em 1990, você tinha 1 ano de idade, portanto, evite dizer que a companhia estava na m.erda, você com certeza absoluta não conheceu o que era a Vasp antes da era Canhedo.

O Wagner Canhedo foi a coisa mais nefasta e danosa que poderia existir para a aviação civil brasileira e especialmente para a Vasp.

Abs,

A Vasp terá mais uma chance com o governo.

Mas será que terá uma chance com o mercado ? Com os passageiros ? Fica minha dúvida.

Felipe

se depender de uma turma que conheço e se ela voltar praticando os valores que praticava antes... verdadeiramente low cost Low Fare... com certeza tem muita chance...

a marca tem reconhecimento sim... conheço muita gente que voaria com muita tranquilidade com a Vasp.

Pow Rodrigo... se vc ta ficando velho imagino eu... rsrsrsrs

abraço

a marca tem reconhecimento sim... conheço muita gente que voaria com muita tranquilidade com a Vasp.

Minha família inteira por exemplo. até minha irmã que gosta de silêncio disse que sente falta dos B737-200.

Cara. tô ficando velho porque hoje em dia eu falo que voei de Cruzeiro do Sul, que pagava PTA e os caras perguntam se eu tenho 40 anos...

Jesus. eu preciso ir na zona mesmo :)

Não sei de onde tirou essa idéia, a única coisa ruim que existia na VASP estatal era o cabide de empregos, mas como na era Canhedo isso continuou, aliás, o que mais tinha era filho de... irmão do..., sobrinho da..., ou seja, o que mudou, mudou pra pior e muito, inclusive em relações aos salários que foram reduzidos pela metade.

Quanto aos breguinhas, Sonho! O que seria gasto para colocá-los em condições novamente os tornam completamente inviáveis.

A única coisa que vale na Vasp hoje é o prédio de CGH, por sua localização e a estrutura toda, inclusive com seus dois hangares.

Mas se for pra continuar na mão do batatinha, melhor ficar como está.

ta doidão?

tirou a vasp da cova?

ELE É QUE COLOCOU ELA LÁ!

alguém lembra do arresto de -300 por não pagamento de leasing? dos MD-11?

pergunta para algum ex-funcionário se eles chegaram a ver o FGTS, ou quando parou o valor irrisório que seria pago?

No Norte/Nordeste hà quem se lembre e tenha melhores recordações da VASP do que a, ainda viva, VARIG. Mesmo parada a VASP ainda é uma marca forte.

não só no N/NE herson...

ta doidão?

tirou a vasp da cova?

ELE É QUE COLOCOU ELA LÁ!

alguém lembra do arresto de -300 por não pagamento de leasing? dos MD-11?

pergunta para algum ex-funcionário se eles chegaram a ver o FGTS, ou quando parou o valor irrisório que seria pago?

não só no N/NE herson...

Já na época do Canhedo viajei para Osaka, no vôo para Seul, com escala em Los Angeles, no MD-11. Tarifa competitiva, vôo no horário, serviço bom, nada a reclamar, tando na ida como na volta.

tô imaginando o dia em que a gente voltar a ver a VASP voando. imagine o primeiro dia...

"A infraero informa. VASP vôo 4234 procedente de Porto Alegre..."

Cara. neste dia vai ter muita gente que vai chorar de alegria. e com o tempo, quem sabe, o logotipo muda, o desenho em si tá bom. mas quem sabe um logotipo dourado com fundo prateado? is ser legal...

Já na época do Canhedo viajei para Osaka, no vôo para Seul, com escala em Los Angeles, no MD-11. Tarifa competitiva, vôo no horário, serviço bom, nada a reclamar, tando na ida como na volta.

e desde quando tarifa competitiva significa um dono sério administrando de forma séria?

canhedão meu amigo, nunca deve ter pago algo direito na vida... só trambique

Não acredito!!! :) Esta é a melhor notícia que soube este ano!!! S2 :wub_anim:

Que a VASP volte!!! Corações apaixonados por ela agradecem... S2 :wub_anim:

Obs.: Qdo existia, eu soh voava VASP... :wub_anim:

abs!

ER

E sejamos mais otimistas. Se a VASP for radical pode ser uma dor de cabeça para a GOL. afinal a VASP tem nome, tem tradição, tem história, tem pioneirismo. Tem tudo para, nas mãos de uma administração competente ser no mínimo uma empresa do porte da OCEAN-AIR, senão maior...

Torço pela VASP. aliás, muita gente torce. :)

E sejamos otimistas. vai que nessa a Trans-Brasil volta? e tem a Cruzeiro do Sul, a Panair do Brasil e a Aerovias Real, fora a TABA e a Paraense, a Helisul, a Rio Sul, Nordeste e por aí vai.

Vai que a história começa a resurgir das cinzas e aí teremos os bons tempos de volta. claro que não será igual como antes. mas e daí. ver os aeroportos mais coloridos vai ser lega. imaginem um B737-800 nas cores da Trans-Brasil e da VASP? L-I-N-D-O-S!!!

Boa notícia, mas temos que ser realistas. É complicado para acontecer o retorno da saudosa VASP.

Se até o retorno da velha VARIG é complicado, imagine da VASP.

No mais, tomare que eu esteje errado e que ela volte rápido.

tô imaginando o dia em que a gente voltar a ver a VASP voando. imagine o primeiro dia...

"A infraero informa. VASP vôo 4234 procedente de Porto Alegre..."

Cara. neste dia vai ter muita gente que vai chorar de alegria. e com o tempo, quem sabe, o logotipo muda, o desenho em si tá bom. mas quem sabe um logotipo dourado com fundo prateado? is ser legal...

:thumbsup:

Mesmo sendo um variguiano antes de tudo, a volta da VASP me deixaria muito feliz também. Até pelo bem da variedade nos nossos céus (e, quem sabe, nos nossos bolsos também! :rolleyes: ) e pela história da empresa. Só espero que, se voltar não siga os passos das Pan Am Mk II/III/IV.

Boa sorte à VASP.

Quanto às cores, o logotipo poderia sim receber novas, mas acho que a pintura deveria permanecer predominentemente azul.

No início creio que a VASP vai ser algo entre a WEB-JET e uma mini GOL. mas tudo bem. já é um começo. quem sabe não dá uma chance aos ERJs? o ERJ-190 seria uma boa...

Pena que não teremos mais os Airbus voando, talvez 1 A300. mas vai que no futuro ela não opera o A330? B777? e não custa nada sonhar, um B787?

Eu creio que por mais "m" que o canhedo tenha feito a marca em si continua forte. tanto que basta falar na volta da VASP e muita gente já se anima. afinal, mesmo com seus problemas ela era boa, tinha horários bons, e nos tempos áureos brigava junto com a VARIG...

Ouvi falar que os B737-200 voltariam a ativa sim. mas somente como cargueiros...

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade