Jump to content

BRA e Ocean Air pedem ao Cade restrições à compra da Varig pela Gol


PP-FAB

Recommended Posts

BRA e Ocean Air pedem ao Cade restrições à compra da Varig pela Gol

 

LORENNA RODRIGUES

da Folha Online, em Brasília

 

A BRA e a OceanAir pediram ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que imponha restrições à operação de compra da Varig pela Gol, em análise no órgão.

 

As empresas querem que o conselho, caso aprove a operação, exija que todos os slots (horários e espaço nos aeroportos para pousos e decolagens) e hotrans (horários de vôo) da Varig sejam devolvidos à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para que seja feita nova licitação. O pedido será analisado pelo conselheiro Luis Fernando Rigato, relator do processo.

 

As empresas entraram ainda com pedido de medida cautelar para que o Cade devolva imediatamente à Anac rotas da Varig que não estão em uso. As rotas foram congeladas pelo juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, responsável pela recuperação da empresa. O juiz congelou freqüências da Varig que estavam fora do plano de operação apresentado pela empresa à Anac, em dezembro.

 

A Folha Online apurou que o Cade não deverá conceder a medida cautelar. O entendimento do órgão é que, como a Gol já assinou um termo que prevê a reversão total da operação até o julgamento pelo Cade, não há necessidade de tomar medidas liminares.

 

Além disso, há um conflito de competência sobre quem pode decidir sobre as rotas congeladas, o juiz ou o próprio Cade.

Link to comment
Share on other sites

Se as empresas continuam operando de forma independente, não vejo por quê acabar com os slots de uma. Como disse o fim da reportagem, o Cade deve declinar sobre a reclamação da turma de Folegatti e Efromovich.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade