Cmte. Lira Posted July 21, 2007 Share Posted July 21, 2007 Cena comum no aeroclube: a aeronave passa a poucos metros dos carros que circulam na Avenida Torquato Tapajós Júlio Pedrosa Da equipe de A CRITICA A 7ª Gerência Regional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com sede em Manaus, está recomendando, por meio de relatório de inspeção aeroportuária feito no Aeroclube de Flores, a realização de estudos de viabilidade que permitam a transferência do aeródromo para outro local da cidade. O tráfego aéreo intenso no local vem preocupando as autoridades aeroportuárias, que realizam inspeções rotineiras nos aeródromos dos estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia. De acordo com o coronel Euder Jorge Ferreira da Silva, gerente da 7ª Gerência Regional da Anac, o Aeroclube de Flores registra uma média de 20 vôos por dia, algo em torno de 700 tráfegos por mês, um índice relativamente alto, tendo em vista a possibilidade de os vôos que pousam e decolam do aeroclube interferirem no tráfego do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. "Anda não podemos dizer que o aeroclube funciona em condições críticas, mas o fato é que o movimento de vôos naquela área aumentou muito", afirma. O coronel ressalta que no Aeroclube de Flores existe uma estrutura formada por escola de formação de pilotos, comissários, empresas de táxi aéreo e de manutenção de aeronaves. "É preciso, antes de mais nada, definir para onde toda essa estrutura seria transferida e sob a responsabilidade de quem para se viabilizar a mudança", explica o coronel. Ele considera remota a possibilidade de transferência do aeroclube para o complexo aeroportuário Eduardo Gomes, segundo ele sem condições de espaço para abrigar a movimentação das aeronaves de pequeno porte. fonte: www.acritica.com.br Link to comment Share on other sites More sharing options...
Natan - RBR/SBRB Posted July 21, 2007 Share Posted July 21, 2007 Agora a pouco passou reportagem no Amazônia TV sobre os perigos da proximidade de aeroportos com a zona urbana de Manaus, como o Eduardo Gomes, Aeroclube de Flores e a Ponta Pelada. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fred Posted July 21, 2007 Share Posted July 21, 2007 Tambem assisti a reportagem e achei um absurdo certas coisas que foram ditas, mas em relacao ao aeroclube acho que há uma certa razao. Por que nao protegeram as areas proximas ao aeroclube da expansao das áreas habitacionais?? Proximo à cabeceira 29 pipocam condominios de alto padrao, e inclusive este ano um Seneca da Amazonaves bateu numa casa em construção. Se for pra mudar de lugar que coloquem toda uma infraestrutura adequada e melhorada. Agora eu sempre quis fazer essa foto nesse local aí igual a da matéria, mas é MUITO perigoso, por ser em cima de um viaduto o qual nao possui calcada nem passagem p/ pedestres. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jack Daniels Posted July 21, 2007 Share Posted July 21, 2007 Mesma coisa no Aeroclube de Santa Catarina (SSKT), em São José. Na final da pista 21 deixaram construir prédios de pelo menos uns 8 andares, quase colado na pista, e somente alguns metros fora do eixo de aproximação. Estou vendo o dia que vai entrar um avião lá dentro, bem estilo World Trade Center. Culpa de quem? Da especulação imobiliária irresponsável e da falta de fiscalização da Secretaria de Urbanização da Prefeitura do município. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rodrigo Nogueira Mota Posted July 21, 2007 Share Posted July 21, 2007 E olha que SWFN não tem balizamento noturno, tem pista com menos de 1000 metros, não tem procedimento IFR e nem AFIS ou Torre. imagina se tivesse isso tudo... É, Flores chegou depois dos viadutos, assim como o SBBI chegou depois que os prédios estavam ali, e como Congonhas que na versão dos moradores foi construido por ETs e teletransportado de Tatooine até o centro de SP. Mas não. o Aeroporto chegou primeiro e a multidão veio depois... Ea Brasil Agora, Manaus vai ter um novo Aeroporto, daqui a pouco vira febre nacional. toda cidade vai querer ter um Aeroporto novo. parece Maringá/PR que tem tudo novo e velho. Aeroporto novo e Aeroporto velho. Rodoviária nova e rodoviária velha... Link to comment Share on other sites More sharing options...
-Marcelo- Posted July 21, 2007 Share Posted July 21, 2007 No inicio deste ano houve uma conversa de que iam mudar o Aeroclube em Joao Pessoa de lugar. Transferindo da area onde ele esta atualmente (uma das areas mais caras da cidade) para um lugar bem menos povoado. O lugar que ele ocupa daria lugar a um grande shopping center. Mas desde entao nao se falou mais nesse assunto. Nao sei se com esse acidente isso vai voltar a tona. Antes de ir pra esse lugar onde esta atualmente, bem antigamente, o aeroclube ocupava uma area que hoje é mais povoada ainda, no lugar construiram um Centro Cultural. Mudaram de lugar e agora ja vao mudar de novo. É sempre assim, o pessoal vem morar onde ja sabem que tem aeroclube (ou aeroporto) perto e depois exigem que mudem-no de lugar (a lei de quem chegou primeiro nao funciona muito bem nesses casos, infelizmente) Abracao Marcelo Leone Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fred Posted July 21, 2007 Share Posted July 21, 2007 Os viadutos sao obras de 1994/1995, o aeroclube veio antes. Acho que a uinica coisa que é mais ou menos da mesma epoca é a Rodoviaria e o predio da Skymaster que era da White Martins. Pra quem conhece a área, sabe que na frente do SWFN tem um motel bem movimentado...sei de varios aeromodelos que caíram lá....ehehhe Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cmte. Lira Posted July 23, 2007 Author Share Posted July 23, 2007 É, Flores chegou depois dos viadutos, negativo, os viadutos que chegaram após Flores Link to comment Share on other sites More sharing options...
Thiago Posted July 26, 2007 Share Posted July 26, 2007 Aqui em Pirassununga, o Prefeito ( tremendo baba-ovo do comando da AFA) é completamente contrário à presença do aeroclube na área atual. Vira e mexe , pirassununga, como toda cidade infestada de fuxiqueiros, fofoqueiros, e outros bundeiros , surgem boatos de transferência do aeroclube. Uma vez quiseram passar fios bem na cabeceira da pista. Fizemos pressão, e os fios foram retirados. Quiseram construir predios na final do aeroclube. Fizemos pressão, e limitaram a construção em 6m (contando mastro de antena de TV). Então, as entidades tem de ficar de olho. Quem ocupa o lugar, tem de protestar, e contar com o apoio do COMAR. No nosso caso, o pessoal da GER, e do IV COMAR é a favor dos aeródromos. Até porque, em Pirassununga, deeeesde a época dos T-6s, até hoje em dia, várias aeronaves de instrução da AFA, já pousaram em emergência no aeroclube, justamente sobrevoando a vertical da cidade no momento. A tempos atrás, tivemos nosso tráfego mudado de setor, para não haver conflito com o tráfego da AFA. Em vez de voarmos no setor E, passamos a fazer a perna do vento pelo setor W....alguns cidadãos pirofos ligaram no APP YS perguntando porque isso aconteceu, porque agora tem aviao sobrevoando a casa, etc. Outra vez atendi um telefonema de um figurão que ligou no aeroclube pedindo para nao passarmos mais na vertical do clube pirassununga ( antro de uma sociedade hipócrita local). Mandei à m.....erda sem muitas milongas. Diante de tudo isso, reforço: As entidades que ocupam um campo, ou aeroporto ameaçado, tem de se unir. Demonstra força e aí mostra personalidade e união. Aqui a gente fica de olho. Falaram Erda no radio, no outro dia vou lá e contradigo. Só assim mesmo. Abraço. Link to comment Share on other sites More sharing options...
IceAir Posted July 26, 2007 Share Posted July 26, 2007 Ridículo, deviam ter pensado nisso antes de autorizarem a urbanização em volta dos aeroclubes/aeroportos... Aqui já se foi 200mts da 14, e tem mais 3 prédios em construção em volta do aeródromo, esses 3 prédios são um exemplo perfeito, FINAL: Esse prédio azul é o mais próximo do eixo da aproximação da única cabeceira do aeroclube que opera IFR, tem pouco mais de 20 andares, aqui com a operação constante de planadores não é raro ver algum passando ao lado e bem próximo do prédio. Inclusive anos atrás teve uma quase colisão de um F100 da TAM ao arremeter IFR. Link to comment Share on other sites More sharing options...
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