Jump to content

Comandante da FAB investiga pane em Manaus e não descarta sabotagem


Tabbex

Recommended Posts

22/07/2007 - 17h12

 

Comandante da FAB investiga pane em Manaus e não descarta sabotagem

 

da Folha Online

 

O Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, acompanhou hoje o início das investigações sobre as causas da pane no sistema de comunicação e radares do Cindacta-4, em Manaus, na madrugada de ontem. O problema suspendeu os vôos que passam pela região Norte, além de provocar um efeito-cascata com atrasos e cancelamentos de vôos por todo o país.

 

A Aeronáutica informou que a sindicância vai considerar todas as hipóteses para a causa da pane, inclusive de sabotagem. Os técnicos da FAB (Força Aérea Brasileira) disseram estranhar que todos os mecanismos utilizados em situações emergenciais tenham falhado no Cindacta-4, causando os transtornos de ontem. Entre os mecanismos utilizados estão geradores reservas de energia e a ocorrência de um curto-circuito na manutenção do sistema.

 

Também contribui para a hipótese de eventual sabotagem do sistema o fato da pane ter ocorrido depois do acidente com o avião da TAM, na última terça-feira, o maior da história do país. Ou seja, a pane ocorreu quando a população ainda sofre com o impacto do acidente. Mesmo assim, a assessoria da FAB informa que é cedo para determinar as causas do problema e atribuir culpas, já que a sindicância foi iniciada hoje.

 

Efeito cascata

 

A pane de ontem ainda provoca atrasos hoje nos principais aeroportos do país. A situação é mais grave em Congonhas (zona sul de São Paulo), onde mais da metade dos vôos foram afetados. Dos 121 vôos programados para pousar ou decolar no terminal entre as 6h e as 16h de hoje, 32 foram cancelados e 40 sofreram atrasos de mais de uma hora. No total, cerca de 62% dos vôos atrasaram.

 

No aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos (região metropolitana), os atrasos também são altos. Dos 176 vôos previstos para o aeroporto, entre a 0h e as 16h, 74 atrasaram mais de uma hora e sete foram cancelados.

 

O último boletim dos divulgado pela Infraero mostrava que, entre a 0h e as 12h de hoje, 41,51% dos 677 vôos do país atrasaram e outros 60 foram cancelados, 18 deles em Congonhas.

 

da Folha Online

Link to comment
Share on other sites

Meus prezados:

Aeronáutica atribui erro a eletricistapx.gif

trans_oas.gifUm erro técnico foi a causa principal da pane de sábado no centro de controle de tráfego aéreo de Manaus (Cindacta-4), apurou o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). O problema impediu a chegada de vôos internacionais ao país e reeditou as piores cenas do apagão aéreo nos aeroportos domésticos.

Segundo as primeiras investigações do Decea, órgão ligado ao comando da Aeronáutica, o erro foi cometido pelo técnico de eletricidade de plantão. Ao fazer uma conexão errada, ele cortou o sistema de alimentação de energia externa e, com isso, os dois geradores de emergência também não puderam funcionar.

Controladores de vôo que estavam trabalhando no momento da pane afirmaram que os aviões que sobrevoavam a região amazônica voaram às cegas por alguns minutos. Eles contaram que, diante da falta de energia que impediu o funcionamento de qualquer equipamento, usaram os próprios celulares para pedir ajuda a controladores de outros regiões do Brasil e do Exterior.

Inicialmente, a hipótese de sabotagem levantou suspeitas sobre os controladores de vôo do Cindacta-4, mas a sugestão foi oficialmente negada pela corporação. Depois de o governo ter levantado a hipótese de sabotagem, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, seguiu ontem para Manaus, por ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para acompanhar as investigações sobre a pane. Saiu, segundo uma autoridade, convencido de que a hipótese de sabotagem era remota.

- Os controladores, ao contrário das primeiras suspeitas, agiram com profissionalismo e de forma exemplar, ajudando no retorno do sistema à normalidade - disse um oficial.

O incidente será investigado pela Aeronáutica. O prazo para apresentação do laudo é de 40 dias.

- Causa revolta uma atitude dessa. Toda vez que tiver um problema, vão acusar os controladores. Por que eles vêm acusando, sempre vêm com essa? - reagiu o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Proteção ao Vôo, Jorge Botelho.

fonte: jornal "Zero Hora" 23 jul 2007

 

 

 

px.gif

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade