Jump to content

Infraero confirma ampliação no aeroporto de Salvador


calmon.neto

Recommended Posts

Por. Correio da Bahia.

 

Para atender à crescente demanda, Infraero prepara novo plano diretor do terminal baiano

 

Tatiany Carvalho

 

 

O novo plano diretor do Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães será finalizado ainda esse mês, segundo o superintendente da Infraero, empresa administradora do equipamento, José Cassiano Filho. “O desenho foi aprovado, mas estão sendo analisados os investimentos”, disse Cassiano. O documento estabelece quais serão as futuras instalações do terminal, a exemplo da construção de novos fingers e acessos. Cassiano já havia confirmado, em janeiro, à reportagem do jornal Correio da Bahia, a construção de uma nova pista de pouso com aproximadamente 2,5 mil metros de comprimento, paralela à pista principal, para pouso e decolagem em operações simultâneas.

 

Na última ampliação do aeroporto de Salvador, em setembro de 2002, o investimento foi da ordem de R$232 milhões. A cogitação sobre a instalação de cinemas no complexo aeroportuário foi afastada por enquanto pelo superintendente regional da Infraero, no entanto, ele admitiu a viabilidade de o aeroporto abrigar hotéis.

 

Com uma média de 110 vôos diários, o aeroporto de Salvador vem crescendo no volume de movimentação de passageiros bem acima da meta projetada. Em 2007, a expectativa era expandir em 10% o fluxo internacional, mas o resultado do primeiro quadrimestre desse ano revela que o incremento foi de 29%, frente igual período do ano anterior. Em números de embarques e desembarques, foram 164.671 passageiros de vôos internacionais de janeiro a abril de 2007. Na média geral, incluindo os vôos domésticos, a elevação foi de 17%, no mesmo intervalo de tempo.

 

Não existem mais horários vagos, por exemplo, no intervalo das 14h às 20h, nas quintas-feiras. Mas, na avaliação de Cassiano, o equipamento ainda tem “capacidade de atender bem”. Ele diz ainda, por exemplo, que a companhia aérea TAM está inciando em agosto a oferta de um vôo direto interligando Salvador a Paris (França), com freqüência semanal. Há cerca de dois meses, a companhia aérea passou a oferecer o trecho Salvador/Buenos Aires, na Argentina. A Gol Linhas Aéreas, há aproximadamente dois meses, também incrementou sua rota com o trecho Salvador/Montevidéu (Uruguai). Diariamente, cerca de sete a dez vôos internacionais são operados no aeroporto de Salvador.

 

De acordo com a Infraero, o aeroporto da capital baiana está ligado a 12 cidades estrangeiras: Lisboa, Zurique, Buenos Aires, Santiago, Assunção, Manchester, Frankfurt, Londres, Madri, Milão, Montevidéu, Miami e apartir de agosto Paris. Além da TAM e da Gol, operam vôos internacionais no equipamento a TAP, Air Europa, Air Condor, Iberworld, My Travel, Neos, Andes, Blue Panorama, Edelweiss e Livingston.

Link to comment
Share on other sites

Cassiano já havia confirmado, em janeiro, à reportagem do jornal Correio da Bahia, a construção de uma nova pista de pouso com aproximadamente 2,5 mil metros de comprimento, paralela à pista principal, para pouso e decolagem em operações simultâneas.

 

Vai ser então do lado oposto, ou seja, sendo a nova 10R/28L?

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Vai ser então do lado oposto, ou seja, sendo a nova 10R/28L?

 

Abraço

 

Rapaz, é uma questão tão complicada essa outra pista, que eu acho que ela vai ser um grande sonho, ou um grande desastre ambiental.

Link to comment
Share on other sites

Uma possibilidade de ampliação que eu havia enxergado para o atual terminal é um outro concourse ser construído simetricamente ao existente, constituindo dois concourses em forma de “V”.

 

 

Alguém confirma se haverá um novo terminal entre as pistas paralelas, ou seja, entre a nova e a principal?

 

Rapaz, é uma questão tão complicada essa outra pista, que eu acho que ela vai ser um grande sonho, ou um grande desastre ambiental.

Mas, pelo que se pode ver no Google Earth, essa nova pista implicaria mais na demolição de pátios e demais estabelecimentos do aeroporto do que na derrubada de matas.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade