Jump to content

Extração de dados das caixas-pretas do avião da TAM foi concluída


C010T3

Recommended Posts

Extração de dados das caixas-pretas do avião da TAM foi concluída

 

Publicada em 24/07/2007 às 12h27m

José Meirelles Passos - Correspondente do Globo; O Globo Online

 

BRASÍLIA, SÃO PAULO e WASHINGTON - O coronel Fernando Camargo, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), informou nesta terça-feira, em Washington, que o trabalho de extração de dados das caixas-pretas do Airbus da TAM já foi concluído nos laboratórios da agência federal americana NTSB (sigla em inglês para Conselho Nacional de Segurança dos Transportes). Ele espera voltar na sexta-feira para o Brasil com todo o material, que será então analisado pelo Cenipa.

 

- Houve aproveitamento total, 100% do conteúdo das duas caixas-pretas já foram extraídos - afirmou.

 

Segundo ele, será feita nesta terça-feira a transcrição do gravador de áudio, chamado CVR, contendo sons captados na cabine dos pilotos, que faz parte de uma das caixas-pretas. Como a investigação é internacional, os peritos ouvem os diálogos dos pilotos e transcrevem para o inglês.

 

Já na coleta de dados do FDR, como é chamado o gravador de dados de vôo, contido na outra caixa-preta, foram encontrados 580 parâmetros de vôo - capacidade da caixa. Destes, foram escolhidos 60 principais, que seriam a chave para encontrar as causas do acidente.

 

- Caso seja necessário, avançaremos - explicou o coronel.

Deputados da CPI voltam atrás

 

Os deputados Marco Maia (PT-RS) e Efraim Filho (DEM-PB) durante entrevista em Washington sobre o exame das caixas-pretas do Airbus da TAM - José Meirelles Passos - O Globo Os deputados Efraim Filho (DEM-PB) e Marco Maia (PT-RS), que viajaram a Washington para acompanhar os exames das duas caixas-pretas representando a CPI do Apagão, fazem nesta terça-feira uma visita guiada ao laboratório da NTSB. Na segunda-feira, os deputados chegaram a dizer que uma análise preliminar das caixas pretas indicava que o piloto da TAM não tentara arremeter e sim frear o avião; e que a pista molhada, escorregadia e inacabada do aeroporto de Congonhas, contribuíra para a pior tragédia da aviação brasileira. O próprio Efraim voltou atrás nas informações, admitindo, em entrevista coletiva em Washington, que ele, na verdade, se baseara num levantamento preliminar feito por investigadores da Aeronáutica no Brasil.

 

- Falei com base em informações colhidas no local do acidente. Parece que os pilotos não tiveram condições de arremeter - corrigiu o parlamentar.

 

O desencontro de informações fez o brigadeiro Kersul Filho, chefe do Cenipa, ligar para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para negar que a análise das caixas-pretas tenha indicado que a aeronave tentou frear e não arremeter ao pousar em Congonhas.

 

Segundo Kersul Filho, a análise feita até a noite de segunda-feira não permitia esse tipo de especulação. De acordo com técnicos que trabalham na extração de dados daquele equipamento em Washington, as informações transmitidas para o Brasil pelo deputado Efraim não passam de hipóteses.

 

Dados específicos a respeito ainda não foram colhidos no exame das caixas-pretas. Tanto Efraim quanto o seu colega Marco Maia, sequer tinham tido acesso ao prédio da agência federal americana NTSB (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes). Marco Maia também não confirmou posteriormentes as informações que divulgara com Efraim.

Link to comment
Share on other sites

Deputados da CPI voltam atrás

 

Falei com base em informações colhidas no local do acidente. Parece que os pilotos não tiveram condições de arremeter

 

Avatar10.jpg

Diz aqui pro papi... o Dal tem cara de palhaço? Hein, orra!?

 

Parece que os dois estão perdidos;

Parece que os dois deviam ficar de boca fechada;

Parece que os dois são perfeitos idiotas;

Parece que os dois estão querendo tirar alguém do sério;

Parece que os dois estão conseguindo!

Link to comment
Share on other sites

eles voltaram atras assim como supostamente aquele piloto da TAM, porque tudo indicava problemas na pista...

uma coisa que não existe, incabivel, entendeuuu????? não tem... portanto retrate-se!!! a pista esta perfeita! a culpa não é da pista!!!

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade