Jump to content

Lotado, falta até escada em Viracopos


Regis

Recommended Posts

Lotado, falta até escada em Viracopos

 

Remanejamento de vôos durante fechamento de Congonhas prejudica atendimento no aeroporto

 

Entre as reclamações dos passageiros estão demora para entrega das bagagens e lentidão da instalação de escadas para desembarque

 

MAURÍCIO SIMIONATO

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS

 

Com a transferência de vôos de Congonhas para outros aeroportos, os passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (95 km de São Paulo), vêm enfrentando problemas de infra-estrutura.

Anteontem, quando cerca de mil passageiros em 16 vôos foram transferidos para o aeroporto -que normalmente recebe 2.600 passageiros por dia-, houve reclamações de demora para que as bagagens chegassem às esteiras e de lentidão na instalação de escadas para o desembarque em solo.

Viracopos tem três esteiras para as bagagens. Congonhas tem cinco. Segundo a Infraero, em Viracopos é de responsabilidade das companhias aéreas colocar as bagagens nas esteiras e providenciar escadas.

"Não tinha ninguém para fazer o serviço de desembarque. Além de a aeronave ficar uma hora na pista com os passageiros dentro à espera de uma escada, as bagagens levaram mais uma hora para chegar às esteiras", disse o engenheiro Ademir Góes Frazão, 56, que veio em um vôo de Salvador para Congonhas anteontem, mas desembarcou em Viracopos.

A estudante Nice Cristina Dias, 21, também reclamou do atraso para que uma escada fosse instalada na porta do vôo da TAM, anteontem. "O piloto até pediu desculpas aos passageiros. Ele mesmo admitiu que não havia escada", disse ela, que veio de um vôo de Porto Alegre para Congonhas, mas desembarcou em Viracopos.

A Folha procurou ontem a Gol e TAM, que têm o maior número de vôos transferidos para Viracopos nos últimos dias. Elas não responderam se pretendem ampliar suas estruturas para atender os passageiros em Viracopos.

Neste ano, Viracopos absorveu 468 vôos de Congonhas e Cumbica. No mesmo período de 2006, foram transferidos 69 vôos. Viracopos tem, em média, 26 vôos por dia. Nos dois últimos dias, o aeroporto absorveu 21 vôos de Congonhas e de Guarulhos:16 anteontem e seis ontem, até as 18h30.

 

Transporte

 

O aumento de passageiros em Viracopos também provocou uma "corrida" de taxistas de vários pontos da cidade por passageiros com destino a São Paulo. O valor inflacionou. O preço de tabela, até o centro de São Paulo, é R$ 250, mas alguns taxistas têm cobrado R$ 350.

O ponto de táxi em Viracopos tem cerca de 40 veículos. Nos últimos dias, ao menos mais 30 táxis permanecem na área à espera de corridas. A cooperativa de taxistas de Viracopos informa que os preços são tabelados e que o passageiro deve comprar a passagem no balcão da cooperativa para evitar cobranças indevidas.

 

Fonte: Folha de S. Paulo- 25/07/07

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade