Jump to content

Zuanazzi: 'Estão culpando quem não tem culpa'


C010T3

Recommended Posts

Zuanazzi: 'Estão culpando quem não tem culpa'

 

Plantão | Publicada em 25/07/2007 às 10h16m

O Globo Online

 

BRASÍLIA - Em depoimento na CPI do Apagão Aéreo da Câmara, o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, reclamou de algumas críticas que vêm sendo feitas à atuação da agência no enfrentamento da crise no setor aéreo, sobretudo na organização da malha aeroviária. Segundo ele, a Anac aceita com humidade as críticas às ações que são de sua responsabilidade, mas reitera que a agência precisa atuar dentro da lei e só pode mexer na malha aeroviária, por exemplo, quando a infra-estrutura aeroportuária não tiver condições de comportar a malha feita pelas companhias.

 

Segundo Zuanazzi, ao contrário da grande maioria das críticas que vêm sendo feitas, a Anac tem diminuído o número de pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas, tanto que estaria enfrentando ações judiciais das companhias aéreas, que se sentem prejudicadas. Segundo ele, é a Anac que está insistindo com as empresas que a malha integrada, que é mais lucrativa, traz problemas para os usuários porque um atraso num vôo prejudica vários outros. Zuanazzi disse que a malha integrada começou a ser utilizada pelas empresas a partir de 2001, sendo intensificada em 2003 na busca de eficiência das companhias.

 

- Ninguém gosta de ouvir críticas injustas. Do ponto de vista de uma agência reguladora que é limitada por lei, e dentro dessa lei um artigo diz que ela tem que obedecer às diretrizes do Conac. Se não tivermos esse limite legal, nos tornamos uma agência imperial - afirmou.

 

Sobre a pressão econômica que estaria sendo feita pelas empresas para atuar em Congonhas, Zuanazzi insistiu que a Anac só pode atuar em caso de problemas na infra-estrutura aeroportuária ou aeronáutica, reiterando que em sua gestão reduziu o número de slots (pousos e decolagens) no aeroporto, enfrentando, inclusive, os interesses das companhias aéreas.

 

- Estão culpando quem não tem culpa. Cobrem da Anac aquilo que ela pode fazer - afirmou o presidente da Anac.

Link to comment
Share on other sites

Zuanazzi: 'Estão culpando quem não tem culpa'

 

Plantão | Publicada em 25/07/2007 às 10h16m

O Globo Online

 

... a Anac aceita com humidade as críticas às ações que são de sua responsabilidade, mas reitera que a agência precisa atuar dentro da lei e só pode mexer na malha aeroviária, por exemplo, quando a infra-estrutura aeroportuária não tiver condições de comportar a malha feita pelas companhias...-

Pô! Não é isto que está acontecendo? Por um acaso, Congonhas comporta a malha feita pelas companhias? Já não era mais do que hora a ANAC ter dado um basta a esta malha louca, onde o pax faz uma maratona para chegar ao seu destino. Ontem, ví um pax que, de Belo Horizonte iria a Salvador e, para isso, teria que vir a Congonhas e depois subir até Salvador. Ao invés de voar 595 milhas, teve de voar 1.242 ! É mole? Deixar um aeroporto regional virar hub nacional?

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade