Jump to content

Redução da operação em Congonhas afeta pouco companhias


C010T3

Recommended Posts

Redução da operação em Congonhas afeta pouco companhias

 

Plantão | Publicada em 25/07/2007 às 21h50m

Reuters/Brasil Online

 

Por Denise Luna

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A redução da operação no Aeroporto de Congonhas poderá ter impacto um pouco maior para a Gol do que para a TAM, que tende a manter maior faturamento por ter um perfil de clientes executivos, avaliaram analistas.

 

Aos poucos porém, as duas companhias, que concentram 90 por cento do transporte aéreo do país, vão recuperar o seu nível de receita, já que irão transferir as conexões feitas em Congonhas para outros aeroportos e com elas seus passageiros.

 

"Um terço dos passageiros que passam por Congonhas fazem conexões, mas eles não vão desaparecer, vão para outros aeroportos", explicou o consultor da Multiplan Paulo Sampaio.

 

"Quem precisa ir a São Paulo de ponte-aérea vai pagar mais por isso, e assim as companhias vão continuar faturando como sempre", afirmou o especialista.

 

Para ele, o maior beneficiado nas mudanças será o passageiro, que "vai ficar muito mais bem servido fazendo uma conexão no Galeão (RJ), Belo Horizonte (Confins), que são aeroportos descongestionados, com condições atmosféricas muito melhor do que a de Congonhas", avaliou.

 

Na terça-feira, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), seguindo resolução do Conselho de Aviação Civil (Conac), adotou uma série de medidas para reorganizar o tráfego aéreo em São Paulo, uma semana após o acidente com o Airbus A320 da TAM que matou cerca de 200 pessoas.

 

Entre as medidas está a proibição de vôos com mais de duas horas de duração de Congonhas, eliminando a utilização do local como 'hub' (ponto para distribuição de vôos). A própria TAM afirmou que 30 por cento das suas conexões estavam concentradas em Congonhas. A Gol não soube informar qual seria o percentual da companhia.

 

Para a analista Mel Fernandes, da Brascan Corretora, a TAM deve manter os passageiros que usam a ponte-aérea Rio-São Paulo para negócios. "A TAM tem um perfil muito mais voltado para executivos do que a Gol, porque oferece milhagem e é mais pontual", avaliou .

 

Ela lembrou que a Gol trouxe para o Brasil o sistema de conexões para aumentar o tempo dos aviões no ar, barateando o custo das passagens. A redução desse esquema deverá ter implicações no primeiro momento, mas ainda não é possível uma avaliação mais precisa por falta de informações.

 

A Gol divulgou nesta quarta-feira a malha que vai ser implantada pela empresa a partir de 30 de julho. Segundo o analista Paulo Sampaio, poucas modificações foram feitas e surpreendentemente quatro vôos da ponte-aérea Rio-São Paulo foram cortados. "O que mostra que ela (Gol) estava com excesso de oferta".

 

Na Gol, o assessor de imprensa explicou que a nova malha disponibilizada no site da companhia "é uma reordenação para atender o momento inicial, e que a definitva ainda está "sendo estudada".

 

MAIS SLOTS

 

Mel Fernandes destacou que a Gol ficou com mais slots (espaço para pouso e decolagem) do que a TAM ao comprar a Varig, no início do ano, e pode usar isso a seu favor.

 

"A Gol comprou a Varig dizendo que ia usar a companhia para ganhar espaço junto aos executivos, mas até hoje não fez nada. Quem sabe ela desenvolve isso", observou a analista.

 

Ainda sem muitos dados para avaliar o impacto financeiro no balanço das duas companhias, o analista do Unibanco Fernando Abdala discorda dos colegas e prevê alguma turbulência financeira no curto prazo. "O cenário não é nada bom, não vejo como melhorar nesse momento", resumiu.

 

Desde o acidente com o avião da TAM, em 17 de julho, as ações da empresa caíram 21,4 por cento na Bovespa, enquanto as da Gol cederam 16,7 por cento.

 

Mas na avaliação da analista da corretora Brascan, justamente por estar em queda é um bom momento de comprar o papel. Para ela, este ano "está um pouco comprometido pelos problemas do setor, mas daqui a pouco volta tudo ao normal".

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade