Jump to content

CPI do apagão aprova acesso a caixas-pretas


C010T3

Recommended Posts

26/07/2007 - 10h19 - Atualizado em 26/07/2007 - 10h39

CPI do apagão aprova acesso a caixas-pretas

 

Comissão quer acesso a degravações de Airbus da TAM que caiu em São Paulo.

Foi aprovada também obtenção de conversas entre controladores.

LEANDRO COLON Do G1, em Brasília

 

A CPI do apagão aéreo da Câmara aprovou nesta quinta-feira (26) o requerimento que solicita à Aeronáutica acesso ao conteúdo das duas caixas-pretas do Airbus 320 da TAM, que caiu no último dia 17 em São Paulo matando cerca de 200 pessoas.

 

A comissão quer obter as degravações da caixa-preta com dados técnicos do vôo e a outra com o áudio e as transcrições de voz de dentro do avião.

 

Os deputados aprovaram ainda o pedido para acesso ao conteúdo das conversas entre os controladores de vôo de Brasília e São Paulo no dia do acidente e também às informações do Instituto de Pesquisas Técnológicas (IPT) de São Paulo sobre as análises nas pistas do aeroporto de Congonhas.

 

O presidente em exercício da CPI, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), avisou que a comissão não aceitará qualquer tipo de resistência por parte da Aeronáutica para entregar as informações sobre as caixas-pretas. "Não existe essa hipótese. É obrigatório. A CPI tem poder judicial. Vamos receber isso, nem que seja na marra", afirmou.

Técnicos da Aeronáutica analisam o conteúdo das caixas-pretas nos EUA. Segundo o relator da CPI, Marco Maia (PT-RS), que esteve nos EUA no início da semana, a expectativa é que as degravações cheguem ao Brasil nos próximos dias.

 

Depoimentos

 

A CPI ouvirá nesta quinta o chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), brigadeiro Jorge Kersus Filho.

 

Os depoimentos do presidente da Companhia Aérea Pantanal, Marcos Sampaio Ferreira, e do superintendente de Empreendimento de Engenharia da Infraero, Armando Schneider Filho, marcados para esta quinta, foram adiados para semana que vem.

 

Na quarta, depuseram o presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, e o vice-presidente técnico da TAM, Ruy Amparo.

 

Zuanazzi voltou a defender a Anac das acusações de responsabilidade pela crise áerea do país. "Essa culpa não é da Anac. Estão culpando quem não tem culpa. Recebo todas as críticas com humildade, mas aquelas que não são justas, me sinto no direito de não aceitá-las."

 

Amparo disse que ainda não pode afirmar se o piloto do Airbus que caiu em São Paulo tentou arremeter na pista no aeroporto de Congonhas antes da queda.

Link to comment
Share on other sites

Triste, muito triste.

Aí eles pegam os dados, e com seu embasamento técnico de alto nível, concluem a investigação antes do CENIPA e saem prendendo todo mundo. É o que eles mais gostam. Mostrar autoridade.

 

Ahhh se eu tivesse uma metralhadora nessas horas.

Link to comment
Share on other sites

Triste tá sendo assistir aos 'deputécnicos' encurralando o chefe do CENIPA com as perguntas absurdas...

 

Um deles fez uma pergunta altamente técnica a respeito do Airbus e disse que a fonte de informações que ele tinha eram as notícias veiculadas na imprensa! :suicide_anim:

Link to comment
Share on other sites

Tinha que liberar mesmo, mas liberar os binários e não a transcrição pronta pra esse povo deixar de ser besta de querer dar pitaco no que não entende.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Meus prezados:

FAB oferece viagem a Miami à CPI do Apagão Aéreo

quarta-feira, 15 de agosto de 2007 - 08:04 -Câmera 2

A viagem seria feita em um avião da Aeronáutica para que deputados possam conhecer um grande aeroporto. <script>Componentes.montarControleTexto("ctrl_texto") BRASÍLIA - A Aeronáutica ofereceu à CPI do Apagão Aéreo da Câmara uma viagem de Manaus a Miami para que os deputados possam conhecer um dos aeroportos mais movimentados do mundo. A viagem seria feita em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e a Aeronáutica se propôs ainda a interceder junto ao governo americano para conseguir autorização para que os parlamentares tivessem acesso a informações sobre o funcionamento do aeroporto de Miami.

A viagem seria feita a partir de Manaus porque os deputados estão programando uma visita ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) 4, com sede na capital amazonense. A diligência ao Cindacta 4 foi aprovada depois que uma pane no sistema, causado por queda da energia, provocou uma série de transtornos e obrigou vários vôos vindos do exterior a voltar ao local de origem.

Link to comment
Share on other sites

"A CPI tem poder judicial. Vamos receber isso, nem que seja na marra", afirmou.
Prezados,

 

É bom prestarmos atenção no tipo de besteira que esses políticos falam, pois de acordo com o artigo 58, parágrafo 3º da Constituição - embora seja dotada de amplos poderes de investigação - uma CPI não profere sentença, não julga nem tem poder punitivo. Ela não pode fazer as vezes de Poder Judiciário, sob pena de contrariar o clássico princípio da separação de Poderes. :ranting_1:

 

Tais comissões não têm a atribuição de investigar crimes ou preparar processo criminal, nem podem determinar coercitivamente a busca e apreensão de objetos, a menos que o façam por intermédio da autoridade judiciária. -_-

 

Viva a República das Bananas!!! :jnana:

 

Abraços! :thumbsup:

Link to comment
Share on other sites

Triste tá sendo assistir aos 'deputécnicos' encurralando o chefe do CENIPA com as perguntas absurdas...

 

Um deles fez uma pergunta altamente técnica a respeito do Airbus e disse que a fonte de informações que ele tinha eram as notícias veiculadas na imprensa! :suicide_anim:

 

Exatamente....teve aquela noticia q a imprença lançou, sobre os reatores de 2a linha made in Israel. Um dos deputados teve a coragem de perguntar o Presidente da TAM sobre isso?

 

eu não votei (e me arrependo por ter votado) esses "representantes" para ficar brincando de tribunal e policia.

 

 

agora se eu fosse o Brig. Kersul e Bri. Saito, nem deixaria colocar a mão mais nesses dados até q a investigação do CENIPA fosse concluida. Poder eles podem pensar q eles tem, a FAB tb tem poder e tem q mostrar no momento firmeza e uma presença de MILITAR MESMO! A FAB não é um acampamento de verão, se acontecer qualquer mierda neste pais como guerra é uma das responsaveis para nos defender.

 

Vai fazer isso nos EUA ou com qualquer outro exercito pelo mundo?

 

eu falaria igual o Leonidas nos 300 "Come and get it!"

Link to comment
Share on other sites

Guest Gnomo 727

Sabe o que isso parece??

Curiosidade mórbida.. Eles querem ouvir / ver como é um acidente... Quem aqui nunca quis ver uma caixa preta? Quem aqui não ficou louco para ver o video do 402? (reconstituição)... Esse bando de macaco só tá querendo ver algo que eles tem curiosidade e tão usando o seu poder para isso..

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade