Jump to content

Em conversa com Jobim, Lula o convida para reunião de coordenação política


Omykron

Recommended Posts

Em conversa com Jobim, Lula o convida para reunião de coordenação política

 

RENATA GIRALDI

da Folha Online, em Brasília

 

Em conversa nesta segunda-feira com o novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o convidou para participar da reunião de coordenação política no Palácio do Planalto.

 

Na ocasião, o ministro fez um relato breve sobre suas análises preliminares a respeito da crise aérea.

 

A Folha Online apurou que o acidente com o Airbus-A320 da TAM e as mudanças no setor aéreo estão na pauta da reunião de coordenação política --na qual estão presentes os ministros Guido Mantega (Fazenda), Dilma Rousseff (Casa Civil), Tarso Genro (Justiça), Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) e Franklin Martins (Comunicação Social).

 

Após o encontro, Jobim comandará uma reunião do Conac (Conselho de Aviação Civil), no Ministério da Defesa.

 

Lula e Jobim devem voltar a conversar hoje após a reunião do Conac para tratar de mudanças na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e na Infraero. A substituição do presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, é apontada como certa. Também há expectativas sobre mudanças que poderão ser implementadas na direção da Anac.

 

Para a Infraero, um dos nomes indicados é o de Rossano Maranhão, ex-presidente do Banco do Brasil. Maranhão conversou ontem à noite com Jobim, mas ele já havia se colocado à disposição do presidente Lula para comandar a Infraero.

 

Anac

 

Como os diretores da Anac não podem ser demitidos e seus mandatos terminam em 2011, a pressão do Planalto e de Jobim poderia resultar em uma renúncia coletiva. O anúncio poderá ser feito nesta semana.

 

O mais cotado para assumir a presidência da Anac no lugar de Milton Zuanazzi é o brigadeiro Jorge Godinho Barreto Nery, ex-diretor-geral do extinto DAC (Departamento de Aviação Civil). Outro nome cotado para a diretoria é o do ex-presidente da Varig e da Embraer Ozires Silva.

 

Dos cinco diretores da Anac, apenas Jorge Veloso pertence ao setor aéreo, sendo especialista em segurança de vôo. Zuanazzi --indicado pela ministra Dilma Rousseff-- é pós-graduado em sociologia. A advogada Denise Abreu trabalhou com Dirceu na Casa Civil. Leur Lomanto foi deputado federal e assessor parlamentar da Infraero e Josef Barat é economista.

 

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u316171.shtml

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade