Jump to content

CPI decide divulgar o conteúdo das caixas pretas


Regis

Recommended Posts

CPI decide divulgar o conteúdo das caixas pretas

 

Em reunião realizada a portas fechadas, a CPI do caos aéreo decidiu nesta terça-feira (31) que vai tornar público o conteúdo das duas caixas pretas do Airbus da TAM. Chegou-se à deliberação por consenso. A divulgação deve ocorrer amanhã.

 

Os dados das caixas pretas foram repassados à CPI nesta terça, pela Aeronáutica. Encontram-se reproduzidos num CD, recolhido ao cofre da comissão. Antes da divulgação, os deputados se reunirão com o brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe do Cenipa (Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

 

“O encontro foi marcado para as 9h desta quarta-feira (1)”, informou o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) ao blog. “Temos duas caixas pretas. Uma com as vozes e a outra com os dados do avião. Como esses dados devem estar brutos, não adianta simplesmente abrir os dados e não entendê-los. A idéia é que a Aeronáutica nos explique o que tem lá e o que cada dado daquele representa”.

 

Fruet, que participou do encontro reservado da CPI, informou o que a comissão fará depois do encontro com o brigadeiro Kersul: “Depois do encontro será feita, em conjunto, uma divulgação. Mas com uma ressalva: se no áudio, tiver algum diálogo que não tenha relação com o acidente ou alguma voz que não sirva à elucidação direta dos fatos, serão preservados.”

 

Por que optou-se pela liberação dos dados? “Estávamos diante da seguinte situação: ou não divulga ou divulga. Se for para liberar reservadamente na CPI, obviamente vai vazar. Se vazar, será um vazamento seletivo, que pode levar a distorções. Para não ficar nessa especulação, prevaleceu a idéia de divulgar tudo. O que deve ocorrer na seqüência da reunião com a Aeronáutica, provavelmente.”

 

O CD que a Aeronáutica entregou à CPI contém as seguintes informações: 1) áudio dos diálogos travados na cabine do avião nos 30 minutos que antecederam o acidente; 2) dados relativos ao funcionamento dos equipamentos do Airbus da TAM; 3) diálogos travados entre a torre de comando de Congonhas e os pilotos de diversas aeronaves que pousaram na pista principal do aeroporto entre os dias 15, 16 e 17 de julho, dia do acidente.

 

“Decidiu-se buscar o assessoramento da Aeronáutica para saber exatamente o que há no CD entregue à CPI, que nenhum deputado viu ainda, e só depois informar com segurança sobre o conteúdo”, disse Fruet. “É possível que a leitura do CD exija um software especial. A Aeronáutica ficou de trazer o equipamento necessário”.

 

Segundo Fruet, a CPI terá a precaução de esclarecer que a divulgação não significa “nenhum tipo de pré-julgamento ou de conclusão. Apenas entendeu-se que, entre divulgar e não divulgar, o melhor é optar pela transparência.” O comando da Aeronátuica é contra a divulgação do conteúdo das caixas pretas.

 

Escrito por Josias de Souza às 16h42

 

Fonte: http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/index.html

Link to comment
Share on other sites

Não foi esse cara que divulgou o manual do FS falando que era do A320??

 

Todo mundo tinha certeza que o conteúdo seria divulgado, já que armaram esse circo pra "investigar" o acidente.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade