Jump to content

Governo não recuou de novo aeroporto, diz Dilma


Regis

Recommended Posts

Governo não recuou de novo aeroporto, diz Dilma

 

PEDRO DIAS LEITE

ENVIADO ESPECIAL A CUIABÁ

 

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse ontem em Cuiabá que "o governo não recuou nem um milímetro do [novo] aeroporto" em São Paulo, um dia depois de integrantes do governo terem sinalizado que o projeto deixou de ser prioritário e não sairá do papel no curto prazo.

No dia 20, em pronunciamento após a tragédia do Airbus, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou, como medidas a serem tomadas, a "definição, em 90 dias, do local da construção de um novo aeroporto na região de São Paulo".

Ontem, Dilma disse que esse prazo está mantido, mas que "não é possível achar que você providencia um terceiro aeroporto do dia para a noite".

A ministra descartou a implementação do aeroporto até o final do mandato de Lula, em 2010. "Não é possível tornar iguais soluções diferentes. Porque a solução de Guarulhos, de Viracopos e de Jundiaí é de curto prazo, curto prazo considerando o horizonte do nosso mandato. A solução para um novo aeroporto é de mais médio prazo. Num governo você providencia as duas", afirmou.

A reforma dos aeroportos já existentes é defendida pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), amigo do novo ministro da Defesa de Lula, Nelson Jobim. Na reunião de anteontem do Conac (Conselho de Aviação Civil), Jobim deu ênfase a essa proposta.

Segundo funcionários do Palácio do Planalto, o governo decidiu colocar o novo ministro da Defesa na linha de frente para tratar do caos aéreo, até para desvincular Lula do problema que afeta milhares de brasileiros nos aeroportos.

Uma resposta de Dilma ontem, ao ser questionada sobre os problemas no sistema aéreo, deixa clara a estratégia: "Acho que essa é uma questão que o governo atribuiu ao ministro Nelson Jobim solucionar. E a liderança dele nessa área passa também para que certos problemas sejam comentados e avaliados por ele", disse a ministra, que tocou emergencialmente o pacote para Congonhas até a nomeação do colega.

Ontem, Dilma fez questão de elogiá-lo. "Tenho certeza de que o ministro Jobim está se cercando de todas as providências, de toda a estrutura que ele precisa". Ela acompanhava Lula ontem em cerimônia de lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em Cuiabá.

 

Fonte: Folha de S. Paulo-01/08/07.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade