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Tragédia da TAM


Mastercaptain

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Várias falhas humanas

As gravações das caixas-pretas do Airbus-A320 da TAM confirmam uma combinação explosiva, fatal: pilotos mal treinados, equipamentos falhos, condições precárias da pista, companhias gananciosas e inação do fabricante para corrigir defeitos e normas que já tinham causado acidentes anteriormente. Mais uma vez, o desastre de Congonhas tinha de ter sido evitado, e 199 vidas poderiam ter sido salvas.

 

O importante "furo" jornalístico de Fernando Rodrigues na Folha de S. Paulo, hoje, com os dados do vôo e as vozes dos pilotos, é um alerta geral de que é preciso mais cuidado, mais eficiência, mais responsabilidade para lidar com aviação. Os aviões são equipamentos fantásticos e seguros. O defeito está nas pessoas que os comandam, que os produzem, que possuem _pilotos,fabricante, donos.

 

Os dados mostram que o reverso e os "spoilers" (freios aerodinâmmicos) não funcionaram. Nada funcionou. Em vez de desacelerar e parar, o avião continuou acelerando, desgovernado, como se pilotos, manetes e computadores fossem incapazes de se entender.

 

Como não é a primeira vez que um avião com reverso pinado, ou seja, travado, se acidenta, é fundamental que a Airbus reveja o que está acontecendo com esse equipamento e impedir que aviões possam continuar voando por até dez dias mesmo com um deles inoperante. Já estão confirmados pelo menos dois acidentes, um em Taiwan e outro nas Filipinas, mas já começam a surgir informações sobre outros, um nos EUA e outro no Canadá.

 

Além disso, a TAM jamais poderia permitir que um avião lotado (aliás, com um passageiro a mais), com tanque cheio, com reverso pinado, ou seja, travado, e com um dos pilotos ainda terminando sua fase de treinamento na companhia pudesse voar numa pista curta, de apenas 1.940 metros, sem área de escape -- e num dia de chuva! Pista curta e escorregadia é sinal amarelo, ainda mais com todas as condições desfavoráveis do próprio avião.

 

Tudo indica que houve falha humana no manuseio das manetes, que estavam na posição errada, mas para falar de "falha humana" é preciso falar das falhas humanas dos fabricantes, da dona do avião, dos responsáveis pela pista. Uma seqüência de falhas humanas.

 

Sem contar com um dado fundamental que ainda não está claro: se os computadores "enlouqueceram" porque os pilotos lhe enviaram comandos incompreensíveis ou se sofreram algum tipo de pane. Compete às autoridades aeronáuticas esclarecer. Amanhã haverá reunião delas, inclusive com representantes estrangeiros, para avançar ainda mais nesse ponto crucial.

 

As causas do acidente vêm se desenhando com uma rapidez fantástica, como se todos, brigadeiros, parlamentares, policiais e jornalistas tivéssemos aprendido enormemente com o choque do Legacy com o Boeing da Gol e tenhamos muito mais capacidade de descobrir e avaliar. Nunca é demais, porém, reforçar que acidentes aeronáuticos são muito complexos. Nunca se podem descartar o surgimento de novos fatores, até formar um conjunto pronto e acabado.

 

Questão de Justiça

 

Com a saída de Waldir Pires do Ministério da Defesa, agora querem transformar o presidente da Infraero, brigadeiro J. Carlos Pereira, no vilão número um da crise aérea. Injusto. A Infraero liberou a pista por orientação da reguladora, que é a Anac. Além disso, Pereira conhece o setor e tem sido fundamental para dar satisfações que a opinião pública exige. Enquanto outros se acovardam e calam, ela assume e explica.

 

Apesar de militar, tem tido mais compromisso com a transparência do que muitos que passaram décadas falando em democracia e agora se trancam mudos em palácios.

 

 

FOLHA ONLINE

Eliane Cantanhêde

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Prezado Mastercapitain,

 

Me explica o que é isso por favor! Eu realmente não consegui entender até agora. Você, um "Master Capitain", que desde o acidente, se transformou em um verdadeiro caçador de noticias a cerca do acidente, e em grande maioria, que criticam a TAM. Informações verdadeiras ou não, eu tenho a impressão (espero estar errado) que você parece ter prazer em divulga-las. Qual é a finalidade? É uma questão pessoal? Mágoa? Revolta? Explica ai por favor, pq eu não consigo entender! Como um aviador, ao contrario de solidarizar-se com a perda das vidas de tantos colegas, repassa noticias difamatórias, muitas delas até grosseiras? Você conhecia a tripulação técnica do 3054? Você acompanhou o treinamento do Cmte Kleyber Lima? E do Cmte Stephanini? No que você se baseia, ao concordar com o mal treinamento dos pilotos? Na imprensa? No que se fala dias após o acidente? Suponhamos que o acidente do 3054 foi realmente causado por falha da tripulação. Lembra do 707 da Transbrasil em GRU? Eles tambem foram mal treinados? Qual seria o conceito de treinamento da Varig se a referencia fosse o Cmte Garcez? Da TAP após um A340 pousar na taxiway B de GRU? Difamar e generalizar como "mal treinados" por fatores isolados é repugnante!! Acidentes acontecem e não preciso elencar os fatores (principalmente quando me dirijo à um aviador). Agora, explorar o momento é que me causa indginação! A gente tanto reclama da imprensa com suas manchetes sensacionalistas, mas vejo que até gente de dentro da aviação, não perde seu momento "abultre". O lado dos jornalistas eu até entendo, já que eles vivem disso. Mas, um aviador, que em um Fórum é conhecido como Mastercapitain, experiente, de 48 anos de idade, se prender em publicar cada especulação que sai na mídia, em especial aquelas críticas à uma empresa congênere? Por favor, sem levar para o lado pessoal, me explique! Eu gostaria MUITO de entender!

 

 

HFJ

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Prezado Mastercapitain,

 

Me explica o que é isso por favor! Eu realmente não consegui entender até agora. Você, um "Master Capitain", que desde o acidente, se transformou em um verdadeiro caçador de noticias a cerca do acidente, e em grande maioria, que criticam a TAM. Informações verdadeiras ou não, eu tenho a impressão (espero estar errado) que você parece ter prazer em divulga-las. Qual é a finalidade? É uma questão pessoal? Mágoa? Revolta? Explica ai por favor, pq eu não consigo entender! Como um aviador, ao contrario de solidarizar-se com a perda das vidas de tantos colegas, repassa noticias difamatórias, muitas delas até grosseiras? Você conhecia a tripulação técnica do 3054? Você acompanhou o treinamento do Cmte Kleyber Lima? E do Cmte Stephanini? No que você se baseia, ao concordar com o mal treinamento dos pilotos? Na imprensa? No que se fala dias após o acidente? Suponhamos que o acidente do 3054 foi realmente causado por falha da tripulação. Lembra do 707 da Transbrasil em GRU? Eles tambem foram mal treinados? Qual seria o conceito de treinamento da Varig se a referencia fosse o Cmte Garcez? Da TAP após um A340 pousar na taxiway B de GRU? Difamar e generalizar como "mal treinados" por fatores isolados é repugnante!! Acidentes acontecem e não preciso elencar os fatores (principalmente quando me dirijo à um aviador). Agora, explorar o momento é que me causa indginação! A gente tanto reclama da imprensa com suas manchetes sensacionalistas, mas vejo que até gente de dentro da aviação, não perde seu momento "abultre". O lado dos jornalistas eu até entendo, já que eles vivem disso. Mas, um aviador, que em um Fórum é conhecido como Mastercapitain, experiente, de 48 anos de idade, se prender em publicar cada especulação que sai na mídia, em especial aquelas críticas à uma empresa congênere? Por favor, sem levar para o lado pessoal, me explique! Eu gostaria MUITO de entender!

HFJ

 

 

Eu também achei um absurdo esse tipo de crítica que veio da parte de um Captain, onde já se viu um aviador apontar o responsável, além de concordar que os comdtes do vôo 3054 eram mal treinados e inexperientes............

 

Por favor Captain.

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HFJ,

 

 

Parabéns pelo post, ainda mais você sendo moderador! Já fiz as mesmas indagações, mas fui criticado pelo master (severamente em PVT) e alguns cupinchas dele. Quase encerraram o tópico.

 

Existe um código de honra, ética entre os pilotos. Não se comenta um acidente, não se explora um acidente, principalmente se colegas de profissão estão envolvidos.

 

Pelo comportamento desse camarada, se um dia souber que ele vai pilotar um avião em que eu esteja dentro, eu saio na hora !!

 

Pessoal, vamos evitar ao máximo postar mensagens nesse tópico. Deixemos a arena aberta para observamos as resposta do uusário entitulado "mastercaptain" e entender um pouco mais o que se passa por trás dessa mente sádica. Provavelmente ele vai sair pela tangente, dizendo que está apenas reportando mensagens veiculadas pela imprensa e que ele tem direito à liberdade de expressão.

 

 

Sem mais, Dreamliner.

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Prezado Mastercapitain,

 

Me explica o que é isso por favor! Eu realmente não consegui entender até agora. Você, um "Master Capitain", que desde o acidente, se transformou em um verdadeiro caçador de noticias a cerca do acidente, e em grande maioria, que criticam a TAM. Informações verdadeiras ou não, eu tenho a impressão (espero estar errado) que você parece ter prazer em divulga-las. Qual é a finalidade? É uma questão pessoal? Mágoa? Revolta? Explica ai por favor, pq eu não consigo entender! Como um aviador, ao contrario de solidarizar-se com a perda das vidas de tantos colegas, repassa noticias difamatórias, muitas delas até grosseiras? Você conhecia a tripulação técnica do 3054? Você acompanhou o treinamento do Cmte Kleyber Lima? E do Cmte Stephanini? No que você se baseia, ao concordar com o mal treinamento dos pilotos? Na imprensa? No que se fala dias após o acidente? Suponhamos que o acidente do 3054 foi realmente causado por falha da tripulação. Lembra do 707 da Transbrasil em GRU? Eles tambem foram mal treinados? Qual seria o conceito de treinamento da Varig se a referencia fosse o Cmte Garcez? Da TAP após um A340 pousar na taxiway B de GRU? Difamar e generalizar como "mal treinados" por fatores isolados é repugnante!! Acidentes acontecem e não preciso elencar os fatores (principalmente quando me dirijo à um aviador). Agora, explorar o momento é que me causa indginação! A gente tanto reclama da imprensa com suas manchetes sensacionalistas, mas vejo que até gente de dentro da aviação, não perde seu momento "abultre". O lado dos jornalistas eu até entendo, já que eles vivem disso. Mas, um aviador, que em um Fórum é conhecido como Mastercapitain, experiente, de 48 anos de idade, se prender em publicar cada especulação que sai na mídia, em especial aquelas críticas à uma empresa congênere? Por favor, sem levar para o lado pessoal, me explique! Eu gostaria MUITO de entender!

HFJ

 

 

 

 

Caro HFJ,

 

Um fórum de discussões, onde tem uma sessão direto da redação, serve para serem postados artigos diretos da redação.Este artigo é assinado pela colunista da folha exclusivamente. Não tem nenhum comentário meu. Imaginei que a postagem serviria para rebater a repórter e suas conclusões. Acho que você equivocou-se. O acidente é o assunto do momento, todos postam reproduzem o que a imprensa fala, e porque eu seria diferente?

 

Se você tivesse lido todos os meus post já teria visto uma critica que fiz a imprensa e especialmente a revista Veja .

 

“Precipitadas, inconclusivas e diria até criminosas as afirmações da Veja.Precipitadas porque deveriam esperar os demais registros de dados para afirmar categoricamente que foi erro do piloto.Inconclusivas porque ainda não foram cruzados todos os dados da investigação.E criminosas porque acusam peremptoriamente o piloto antes de um posicionamento oficial das autoridades, a única habilitada (cenipa)a apontar as falhas.Se alguém cometeu algum crime até agora tenho uma certeza, este crime foi cometido pela Veja! “

 

Portanto, suas conclusões sobre a reprodução do artigo em debate não traduzem minhas opiniões. Concluo fazendo uma pergunta a você que é moderador :Devemos evitar postar artigos da imprensa nesta sessão relacionadas ao acidente da TAM?

 

 

PS- A partir de hoje não reproduzirei mais nehum artigo sobre este triste acidente, mas continuarei se for permitido a tecer alguns comentários.

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HFJ,

Parabéns pelo post, ainda mais você sendo moderador! Já fiz as mesmas indagações, mas fui criticado pelo master (severamente em PVT) e alguns cupinchas dele. Quase encerraram o tópico.

 

Existe um código de honra, ética entre os pilotos. Não se comenta um acidente, não se explora um acidente, principalmente se colegas de profissão estão envolvidos.

 

Pelo comportamento desse camarada, se um dia souber que ele vai pilotar um avião em que eu esteja dentro, eu saio na hora !!

 

Pessoal, vamos evitar ao máximo postar mensagens nesse tópico. Deixemos a arena aberta para observamos as resposta do uusário entitulado "mastercaptain" e entender um pouco mais o que se passa por trás dessa mente sádica. Provavelmente ele vai sair pela tangente, dizendo que está apenas reportando mensagens veiculadas pela imprensa e que ele tem direito à liberdade de expressão.

Sem mais, Dreamliner.

 

 

Será que alguém neste fórum ainda acredita que um ser sádico desses seja aviador?? Dúvido muito. Sua credibilidade esta cada dia menor master. Ou vc só acredita no futuro da Varig se a TAM terminar? Com o provável rebaixamento de categoria do Brasil e a proibição de empresas brasileiras voarem para o exterior logo, logo você estará pousando em CGH tb... Se vc der sorte de não ser demitido, é lógico, já que vc é novinho no grupo GOL...

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Será que alguém neste fórum ainda acredita que um ser sádico desses seja aviador?? Dúvido muito. Sua credibilidade esta cada dia menor master. Ou vc só acredita no futuro da Varig se a TAM terminar? Com o provável rebaixamento de categoria do Brasil e a proibição de empresas brasileiras voarem para o exterior logo, logo você estará pousando em CGH tb... Se vc der sorte de não ser demitido, é lógico, já que vc é novinho no grupo GOL...

Sopa de abobrinha

 

- 2 colheres (sopa) de óleo

- ½ kg. de abobrinhas em cubinhos

- 2 cubinhos de caldo de galinha dissolvidos em 1 litro de água fervente

- 2 ovos

- ½ xícara de leite

- 2 colheres(sopa) de queijo ralado

- Orégano a gosto

- 2 colheres(sopa) de cheiro verde picado

 

 

 

Aqueça o óleo e refogue a abobrinha.Junte o caldo de galinha e cozinhe por 15 minutos. À parte, bata os ovos com o leite, o queijo e o orégano. Despeje na sopa, mexendo bem, e deixe 1 minuto em fogo baixo.Acrescente o cheiro-verde.

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Na mosca!

 

Acertei a resposta do master.

 

Como esperado, o master não acha que deva ser criticado porque está postando informações veiculadas pela imprensa, mesmo as publicações marrons, como a do Gerald Thomas ou aquela lista de todos os logs de manutenção da tam publicadas desde o acidente com o 402.

 

Na minha cidade, dizemos duas coisas para isso: se eu falar o termo exato, vou tomar um gancho, então, vamos ao termo político: o master apenas está jogando para a torcida, ou no ventilador...

 

Pronto. Fica aqui o desabafo. Provavelmente vocês vão fechar o tópico, alguns vão me incomodar em PVT e posso tomar um gancho.

 

Mas vou feliz.

 

 

Dreamliner.

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