Jump to content

Pista do Aeroporto Regional da Zona da Mata


Carlos Augusto

Recommended Posts

Fonte: TRIBUNA DE MINAS, 01/08/2007

 

Foi confirmada para hoje de manhã a realização do teste de rugosidade na extensão da pista do Aeroporto Regional da Zona da Mata, solicitado na semana passada, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O procedimento é a última pendência para a finalização do processo de homologação do sítio aeroportuário e será realizado por técnicos da Infraero.

 

O equipamento, conhecido como Mu-meter, é responsável pela medição do coeficiente de atrito do pneu de borracha à pista. No teste, simuladores de rodas recebem película de um milímetro de água e verificam a aderência da roda ao asfalto. Toda extensão de 2.515 metros de pista será avaliada, com testes a cada 100 metros. O resultado será tabulado e encaminhado à Anac, que fará a verificação dos parâmetros.

 

Segundo o assessor de aeroportos da Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop), Júlio César Diniz Oliveira, o procedimento é comumente realizado em aeroportos em funcionamento. "É feito geralmente a cada dois anos, ou seis meses, dependendo do volume de vôos, para verificar se a pista está perdendo rugosidade. Em novos, não costumam ser realizados, mas o acidente recente em Congonhas pode ter motivado essa solicitação da Anac." O assessor também informou não acreditar que o coeficiente seja menor que o necessário, já que a pista é nova. "Mas se ficar (menor), faremos o frisamento." Conforme a Anac, é preciso que o coeficiente de atrito seja igual ou superior a 0,50 para ser aprovado.

 

A máquina que fará a medição saiu na tarde de ontem do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro. No entanto, até o início da noite ainda não havia chegado ao Regional, conforme informado a princípio, nem ao Aeroporto da Serrinha (outro possível destino, segundo o superintendente regional da Infraero). Técnicos do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) acompanharão o teste.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade