Jump to content

Aposentados temem a falência


LipeGIG

Recommended Posts

Valor Econômico

Aposentados temem a falência

Catherine Vieira

 

Os cerca de sete mil aposentados da Varig, assistidos do fundo de pensão Aerus, passaram as duas últimas semanas convivendo com o temor da falência da companhia.

 

O presidente da Associação de Aposentados do Aerus (Aprus), Manoel Neves, lembrou que o leilão era uma das grandes esperanças dos inativos. "Se houvesse um comprador e algum aporte de recursos, haveria a perspectiva de retomada do pagamento das parcelas da dívida da Varig com o Aerus, acertadas no plano de recuperação", disse Neves. "A falência para nós é quase uma pá de cal", completa.

 

As parcelas deixaram de ser pagas em janeiro e em seguida o Aerus entrou em processo de intervenção pela Secretaria de Previdência Complementar (SPC) e, depois, de liquidação dos planos I e II, relativos à Varig. O interventor explicou aos aposentados que os ativos líquidos disponíveis seriam suficientes para fazer pagamentos até dezembro, mesmo assim os valores seriam correspondentes a cerca de 70% dos benefícios inicialmente, e depois de 50% dos valores.

 

Segundo Neves, da Aprus, além de um novo investidor que dê continuidade às operações da companhia, a outra alternativa está nas ações que correm na Justiça com relação principalmente à diferença tarifária. Se a Varig conseguisse receber esses recursos poderia honrar pagamentos ao Aerus, com o qual tem uma dívida total de cerca de R$ 2,3 bilhões.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade