Jump to content

Viracopos tem cemitério de aviões


747SBKP

Recommended Posts

Adriana Leite

DA AGÊNCIA ANHANGÜERA

aleite@rac.com.br

 

Solitárias, as quatro descansam em um canto escondido dentro do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Elas que viram, literalmente, a vida das alturas, hoje estão paradas em terra aguardando que seus proprietários lembrem dos tempos áureos em que cruzavam os céus. O pior é que agora as quatro ainda correm o risco de serem despejadas de seu último refúgio. A “casa” delas já ganhou até um nome nada agradável dado por funcionários do aeroporto: Cemitério de Aviões.

 

Em uma área do pátio de aeronaves de Viracopos descansam quatro aviões — três cargueiros e um de passageiro. Uma das alternativas para aumentar o espaço disponível para operações dos novos vôos das empresas comerciais é justamente retirar esses equipamentos. O mais antigo está no local, que fica ao lado do terminal de cargas, desde 2002. Os demais foram estacionados em 2004. Os proprietários têm de pagar à Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) pelo estacionamento de permanência dos equipamentos, mas há inadimplentes.

 

A Agência Anhangüera de Notícias (AAN) apurou que a estatal já solicitou às empresas aéreas proprietárias dos equipamentos a saída das aeronaves do cemitério, mas o processo tem de passar por instâncias jurídicas da Infraero e também pelo crivo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os motivos que levaram as quatro serem afastadas de suas funções ninguém sabe responder, porém elas vivem os dias paradas sem nenhuma utilidade. A estimativa é que tenham mais de 20 anos de serviços prestados à aviação.

 

No cemitério está encostado um DC 8 que pertenceria à Transporte Charter do Brasil (TCB). Outro DC 8, quando foi deixado no pátio, era utilizado pela Montini Air em uma parceria com a Absa, posteriormente esse avião foi devolvido para a empresa cargueira que o vendeu a outra companhia aérea. Há um Boeing 707 da Skymaster Airlines e um Boeing 737-300 da Vasp. A reportagem apurou que há aeronaves com avarias e uma delas estaria com problema de regularização na Anac.

 

O superintendente da Regional Sudeste da Infraero, Edgard Brandão Júnior, já informou que pretende retirar as quatro aeronaves como forma de abrir espaço para o estacionamento de aviões de passageiros e cargueiros. “Estamos conversando com a Anac e as proprietárias das aeronaves para que elas retirem os equipamentos da área”, disse. Entretanto, antes de qualquer deslocamento das quatro do cemitério, será necessário resolver as pendências financeiras das companhias inadimplentes e promover a regularização de quem tiver dívida com a Anac.

 

Enquanto esse processo estiver em curso, as quatro ainda poderão desfrutar de um lugar para descansar a fuselagem. As aeronaves são atrações para quem passa por Viracopos. O pátio é restrito à entrada apenas de pessoas autorizadas, mas é possível vê-las a distância estacionadas sempre no mesmo lugar. Elas acabam sendo confundidas com as suas parceiras que estão em plena vida útil. O cemitério já é lugar conhecido entre os funcionários e os freqüentadores do terminal campineiro. A reportagem entrou em contato com as empresas TCB e Skymaster para tratar sobre as aeronaves estacionadas no pátio em Viracopos, mas não houve retorno. A Vasp também foi procurada, mas sem sucesso.

 

O NÚMERO

 

1. 208 AERONAVES É a média de movimentação por mês em Viracopos, incluindo aviões de carga e passageiros.

 

http://www.cpopular.com.br/mostra_noticia....8DC9AFD5216700A

 

 

 

function MM_openBrWindow(theURL,winName,features) { window.open(theURL,winName,features); }

Link to comment
Share on other sites

Em GRU tem várias tbm...

 

Mas com a construcao da nova taxiway, eles ja deslocaram varios avioes para um patio na outra ponta das pistas e os avioes que ainda estao ao lado das remotas logo terao que ir para lá tambem ja que eles estao ocupando o espaco da futura taxiway (que alias, nao fica pronta nunca)...hehe...

Link to comment
Share on other sites

Mas com a construcao da nova taxiway, eles ja deslocaram varios avioes para um patio na outra ponta das pistas e os avioes que ainda estao ao lado das remotas logo terao que ir para lá tambem ja que eles estao ocupando o espaco da futura taxiway (que alias, nao fica pronta nunca)...hehe...

 

No GIG (Base Aérea) tem 2 Boeing 727-200 da Fly, e no terminal de carga tem outro B727 da Fly e um 737-200 da Vasp (todo branco).

 

abraços

Hluiz39

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade